Skip to content

os Tremoços Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá salamandra queimada,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 12/27/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O poço dos tremoços e propriedade de varias pessoas da terra onde elas preparam os tremoços para as vendas quando eles la estiverem não comer.Os tremoços são demolhado nesse poço durante alguns dias ante e depois de cozer



OS TREMOÇOS ...

Os tremoços são as sementes da planta fabácea, dicotiledônea, conhecida como tremoceiro e pertencente ao gênero Lupinus. Suas sementes de cor amarela são altamente tóxicas se consumidas sem qualquer tipo de preparação e provocam taquicardia, hipotensão, mucosas secas, retenção urinária e em alguns casos, náuseas, vômitos, dores abdominais e depressão respiratória, uma vez que possuem um elevado teor de alcalóides como a anagirina, a esparteína, a lupanina, a luteona e a wighteona. Pode provocar ainda a lupinose, que pode ser até fatal dependendo da quantidade ingerida.
Tudo isso, porém, desaparece colocando-os de molho por vários dias para retirar a lupanina que lhes confere um sabor amargo e trocando-se periodicamente a água durante vários dias e posteriormente fervendo-os, transformando-os num saboroso acompanhamento de uma cervejinha bem gelada. São ricos em fibras e devido a suas características proteicas foi um dos pilares alimentícios de todos os povos do Mediterrâneo. Já Hipócrates, o pai da Medicina, recomendava o seu consumo, há quase 2500 anos, para evitar problemas digestivos e prevenir doenças hepáticas.
Também Plínio, o Velho, provavelmente o naturalista mais importante da Antiguidade, defendia que não havia alimento mais saudável e fácil de digerir que o tremoço. Mais tarde, Frederico, o Grande, rei da Prússia, conhecedor das suas propriedades, mandou plantar na Alemanha numerosas terras com tremoceiros. É rico em proteínas, cálcio, fósforo, ferro e em gorduras insaturadas (ômega 3 e 6), possuindo ainda vitaminas do complexo B e E. Excelentes para os ossos, contribuem para um eficaz funcionamento do trânsito intestinal. Alguns estudos feitos na União Européia comprovam, inclusive, a sua ação no controle da taxa de açúcar no sangue e na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo.
Possuem ainda propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes, estimulando a renovação das células, o que favorece a regeneração da pele. Esta terá sido a razão por que as suas sementes, moídas e misturadas com água, eram usadas na cicatrização das feridas provocadas pelas batalhas sangrentas da Antiguidade.
Conta a lenda que quando a Sagrada Família se dirigia para o Egipto, para fugir à perseguição do rei Herodes, que queria matar Jesus, passou por um tremoçal cujos tremoços, ao serem pisados, teriam feito muito barulho e deixado pegadas, denunciando a fuga. Nessa altura, Nossa Senhora tê-los-ia amaldiçoado, dizendo que nunca matariam a fome a ninguém.

PREPARO DOS TREMOÇOS

Ingredientes
. 1/2 kg de tremoços, crus
. 1 litro de água
. 1/2 copo de sal
. 1/2 copo de vinagre de vinho branco

Preparo
Coloque os tremoços numa vasilha e cubra-os com água, deixando-os de molho durante 15 dias e trocando a água todos os dias para retirar-lhes o amargor. Depois desse tempo, cozinhe-os em panela de pressão por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe-os descansar por mais 15 minutos antes de abrir a panela. Em seguida, escorra-os e coloque-os em vidro grande, esterilizado. Faça uma calda com meio copo de sal, 1/2 copo de vinagre e água, em quantidade suficiente para cobrir completamente os tremoços. Espere esfriar e conserve na geladeira.

Aos domingos a partir das 11 horas ate ao 12:30 poderao comprar tremoços junto da igreja.

Additional Hints (No hints available.)