Skip to content

Panteão Nacional EarthCache

Hidden : 10/25/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Lisboa que é considerada a “Cidade Branca”, deve a sua grande luminosidade, a factores como os fenómenos de reflexão da proximidade do mar e ao lioz branco aplicado na construção dos principais monumentos históricos.

O lioz é um tipo raro de calcário que ocorre em Portugal, na região de Lisboa e nos seus arredores (norte e noroeste), nomeadamente em Sintra. O lioz é um calcário compacto formado há cerca de 97 milhões de anos durante o período Cretáceo da era Mesozóica. Esta rocha apresenta grande abundância de fósseis, dos quais se destacam lamelibrânquios construtores de bancos de recifes designados de rudistas. Os rudistas são um grupo extinto de bivalves que existiu desde o Jurássico Superior até ao final do Cretácio da Era Mesozóica, altura em que ocorreu a extinção K-T, uma extinção em massa que teve um enorme impacto na biodiversidade da Terra e vitimou boa parte dos seres vivos da época, incluindo os dinossauros e outros répteis gigantes.

Um calcário de origem marinha, como é o lioz, forma-se pela precipitação de minúsculos grânulos de carbonato de cálcio (micrite), a partir de águas quentes sobressaturadas. O ambiente de deposição pode encontrar-se mais ou menos próximo da linha de costa, sem que seja afectado por sedimentos provenientes do continente.
No que diz respeito à componente fóssil observada no calcário lioz, ela reflecte os organismos que viviam em cada um dos ambientes de formação das litologias a eles associadas.


O Panteão Nacional, situado na zona histórica de Santa Clara, acolhe os túmulos de grandes vultos da história portuguesa. Fundado na 2ª metade do século XVI, o edifício foi totalmente reconstruído em finais de Seiscentos pelo arquitecto João Antunes; embora nunca chegasse a abrir ao culto, conserva, sob a cúpula moderna, o espaço majestoso da nave, animada pela decoração de mármores coloridos, característica da arquitectura barroca portuguesa. Elemento referencial no perfil da cidade e oferecendo pontos de vista privilegiados sobre a zona histórica da cidade e sobre o rio Tejo, está classificado como Monumento Nacional.


Para "registar o found" nesta cache deve visitar o local, nas coordenadas indicadas.
Depois deve responder às seguintes questões e enviar as respostas por mensagem, utilizando o botão "Message this owner" presente no cimo desta página.
1. Qual o nome dado ao tipo de rocha usada para a construção deste monumento?
2. Qual a sua idade (em milhões de anos)?
3. Nos blocos por baixo dessa janela é possível observar fosseis a olho nu?
4. (Opcional) Tire uma foto de com algo que o identifique como geocacher no local!
Em seguida poderá fazer o seu “found it” on-line!

Additional Hints (No hints available.)