Trilho “do Luso à Tapada do Buçaco” Event Cache

Misticspell: Obrigado a todos pela vossa presença.

Até à próxima caminhada.

Misticspell

Hidden : Sunday, April 21, 2013

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Se és geocacher ou muggle, gostas do contacto com a natureza enquanto convives com outros como tu então este evento é para ti. O objetivo é formar um grupo para percorrer o trilho "do Luso à Tapada do Buçaco".

Trilho “do Luso à Tapada do Buçaco”
Dia 21 de Abril de 2013 (Domingo)

Programa:

08h45: Ponto de encontro final N40º23.115 W008º22.710 (estacionamento próximo das Ternas de Água do Luso).
09h00: Início da caminhada.
12h30: Fim do percurso.

Ficha Técnica:
Partida e Chegada: Ternas de Água do Luso – Mealhada
Âmbito: Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico.
Tipo de Percurso: De pequena rota, circular.
Distância a Percorrer: 7,9km (em circuito)
Duração do Percurso: Cerca de 3h30
Nível de dificuldade: Médio, requerendo alguma prática.
Época Aconselhada: Todo o ano.

O Trilho “do Luso à Tapada do Buçaco”, é um percurso circular (não está marcado); inicia-se e termina nas Termas de Água do Luso, junto à fonte. Decorre quase na totalidade dentro da lindíssima Tapada do Buçaco, por entre uma vegetação luxuriante, salpicada de monumentos Carmelitas.
Desde há muito que esta zona apresenta uma floresta paradisíaca (já referenciada pelos monges beneditinos no século VI), mas foi a partir de 1628, com a chegada dos Carmelitas Descalços, que se iniciou a construção do convento, capelas, ermidas e a plantação da mata com árvores dos 4 cantos do mundo. É um trilho de referência, curto, cuja única dificuldade é a subida inicial, muito facilitada pela beleza envolvente. Depois de se chegar à Cruz Alta o percurso é sempre a descer, passando pelo Palácio e pelo Convento dos Carmelitas.
A realização correta do percurso requer que o mesmo seja percorrido de acordo com a descrição abaixo.

Descrição do percurso:

A partir da estátua da Av. Emídio Navarro, segue-se a R. Eng. Ernesto Navarro para sudoeste. Corta-se caminho na primeira rua estreita à esquerda, que termina em escadas e volta à rua inicial. Toma-se a esquerda, depois segue-se a estrada para a direita, até à Porta do Luso. Entra-se na Tapada do Buçaco e segue-se o caminho de pé posto, em frente, a subir. Chegando a uma calçada de pedra vai-se para a esquerda, a subir. Na curva seguinte sai-se em frente por um caminho de terra que passa do lado esquerdo de uma casa; nas bifurcações seguintes toma-se a direita, na direcção da Porta das Lapas. Depois desta Porta continua-se para cima, pelo mesmo caminho. No cruzamento segue-se em frente e depois, junto ao lago, rodeia-se pelo lado direito e continua-se em frente pelo Vale dos Fetos. Chegados ao lago da Fonte Fria, sobe-se a escadaria até ao final, tomando-se depois a direita, novamente direita no cruzamento e na bifurcação seguinte a esquerda, até ao Passo de Cedron. Continua-se em frente, vira-se à esquerda nas portas de pedra, até ao Passo de Anás. Para a direita, sempre em frente, chega-se ao Passo de Caifás e depois segue-se por escadaria de pedra, a subir, até à Porta de Coimbra.

Segue-se por uma calçada de pedra estreita à direita, a subir, e depois novamente à direita, até à Capela de Santo Antão.

Volta-se para trás até à calçada que partia junto às Portas de Coimbra, mas agora segue-se em frente, sempre pela calçada de pedra. Passa-se sucessivamente pelos Passos do Pretório, da Cruz às Costas e da Primeira Queda. A seguir a esta última segue-se à direita, a subir, pela calçada de Pedra, passa-se por outros Passos, até chegar à Ermida do Calvário. Desta Ermida toma-se umas escadas estreitas à esquerda até à Ermida do Santo Sepulcro. Não perder as vistas panorâmicas destas Ermidas. Daqui continua-se sempre a subir, até chegar à Cruz Alta.

Segue-se pela estrada até à Porta da Cruz Alta, continua-se dentro de muros por estrada de terra a descer e sai-se no primeiro caminho, estreito, para a esquerda. Sempre em frente, à esquerda no entroncamento, sempre a descer, até às escadas que dão acesso ao jardim do Palácio.

Passa-se para o outro lado do hotel, pelo jardim, onde está o antigo Convento dos Carmelitas.

Sai-se do convento em frente, pela estrada empedrada a descer, até a estrada fazer uma curva larga de 180º à esquerda. Nessa curva sai-se por umas escadas à esquerda, depois de um caminho, seguindo-se pelo bonito Vale dos Fetos, até ao lago da Fonte Fria. Circunda-se o lago pela esquerda e no final vai-se para o último caminho à esquerda, só depois da saída para a segunda parte do Vale dos Fetos. No entroncamento com a estrada empedrada segue-se à esquerda. Na bifurcação da estrada segue-se em frente, por um caminho de terra e pedra, a descer; na bifurcação seguinte segue-se pela direita, até à Porta dos Degraus. Sai-se da Tapada e vai-se em frente pelas escadas até ao final, no Luso.

Mapa do percurso:

(Fonte: “Caminha com Inatel, preparada por Itinerante”)

Curiosidades:
Desde que se começou a organizar caminhadas, já lá vão 19, uma por mês. A primeira foi no dia 18 de Setembro de 2011, o PR7 “Nas escarpas da Mizarela”. Algumas foram publicadas também como evento Geocaching.
No total já foram percorridos cerca de 248kms, numa média de 89horas e já participaram 567 aventureiros, muitas vezes sobre um calor intenso, outras vezes com frio de bater o dente, ou mesmo debaixo de uma chuva bem molhada. Quem diria…

Notas:
» Devem levar água (!não deve nunca faltar água!), e comida, alimentos práticos e energéticos (ex. barras energéticas, marmelada).
» Material necessário: - Roupa e calçado adequado a caminhar no campo/natureza e à meteorologia do dia.

Sabia que:

A caminhada ao ar livre, com obstáculos naturais, beneficia o organismo, proporcionando de maneira suave e natural ótimos resultados:
- A respiração tende a normalizar-se e o pulmão é “chamado” a exercer sua real capacidade.
- Os músculos do organismo, de maneira harmoniosa, natural e sincronizada, têm a oportunidade de movimentarem-se, o que os revigora e fortalece.
- A circulação sanguínea torna-se mais eficiente, levando uma oxigenação interna maior.
- Muitas toxinas são eliminadas através do suor.
- O sistema nervoso é muito beneficiado.
- O cérebro, oxigenado, torna-se muito mais ativo.
- Fortalece-se o coração.
- Contribui para a cura da obesidade.
- Destrói a celulite e evita a flacidez.
- Rejuvenesce a pele.
- Garante a flexibilidade.
- Reduz problemas cardíacos.
- Combate a hipertensão.
- Controla o stress.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Aumenta a disposição e a capacidade de resolver problemas.
- Favorece a auto-estima.
- Diminui cerca de 20% o risco de cancro.
Existem muitos mais benefícios em andar a pé. A caminhada mantém os ossos sadios e fortes. O repouso constante descalcifica e enfraquece os ossos, por isso, caminhar previne a osteoporose e garante a normalidade das articulações. As cartilagens das articulações permanecem espessas e resistentes, protegendo as extremidades dos ossos dos atritos e do peso.
Caminhar regula os níveis de colesterol no corpo actuando na diminuição de gorduras “ruins” no organismo acumulando-se nas paredes dos vasos sanguíneos causando derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.