Presentes no Monte virgem - TP26 [Odivelas] Traditional Cache
touperdido: O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.
Mario Quintana
More
Presentes no Monte virgem - TP26 [Odivelas]
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Breve Introdução
Esta cache é a segunda versão de uma cache que foi arquivada devido à difícil captação. Esta cache pretende ser de sensibilização para diversos factores que normalmente as pessoas tendem a ignorar, nomeadamente o aquecimento global (que já é visível nas mudanças de temperatura actuais), o buraco do ozono, o crescimento insustentável (nomeadamente na Serra da Estrela), o abate desmedido de árvores e outros que serão referidos em próximas caches. O assunto que pretendo expôr poderá, porém ser complicado e até cómico de se falar, mas a realidade é que não pode ser ignorado, pois é algo que todos produzimos. A dificuldade em começar a explicar o porquê de falar nisto é a mesma dificuldade que vê a autora do livro de onde retirei esta informação, que explica que o ideal é chamarmos as coisas pelos nomes e encarar este assunto com toda a frontalidade e seriedamente que merece.
O geocaching é uma actividade que está intimamente ligada com a natureza e existem locais em que apesar de estarem isolados da "civilização", conseguimos encontrar lixo no chão e outros "presentes". Não existe nada pior que estragar uma paisagem tão maravilhosa com lixo no chão. Quando vou escalar a Sintra, em locais mais escondidos acabo sempre por encontrar papelinhos no chão acompanhados por "presentes"... O meu objectivo com esta cache é sensibilizar os geocachers e a população em geral para a necessidade de se sinalizar os "presentes" não só pelo aspecto visual e pelo olfacto mas também no sentido de preservar as redes de água potável livres de um virus chamado "Giardia" que, segundo o Centro Federal de Prevenção e Controlo de Virus de Atlanta, nenhuma água de superfície oferece a garantia de estar livre deste virus.
A melhor forma para que o virus não se propague depende de si e da próxima vez que tiver um MI (movimento intestinal), o mais aconselhado é escavar um buraco num lugar com sombra de vegetação (para haver uma decomposição mais rápida) ou inclusivé numa formação rochosa, para isso existem umas pás muito resistentes e compactas (U-dig-it). Caso não possa escavar, o ideal seria sinalizar o local com um montinho de pedras. Só para se perceber a importância deste assunto, tenho um amigo alpinista que já me tinha falado que quando foi ao Mackinley no Alaska, sempre que é pedido um "permit" (é o que assegura a entrada num Parque Natural ou para subir determinado cume) é dado um container, chamado de "poop" que basicamente é tubo simples de pvc que contém os "presentes" e que é entregue no final da estadia e colocado em contentores próprios. Queria deixar um agradecimento ao Luis Avelar, um grande defensor do ambiente e das montanhas e um grande amigo também, por se ter prontificado a emprestar-me o livro (como cagar en el Monte) de onde retirei a informação.
Localização
Para chegarem á cache vindos de Lisboa ou de Loures estacionem no wp dado ou se tiverem um jeep poderão ir até muito perto da cache.
Cache
O local onde está a cache tem uma vista bonita, no entanto em parte do caminho é provável que encontrem lixo e alguns electrodomésticos abandonados. Para chegarem à cache não é necessário saltar portas ou vedações. Apesar da cache estar disponível durante 24 horas, é preferível fazerem-na de dia, pois o local não tem iluminação e é escondido.
Additional Hints
(Decrypt)
An onfr qr hz neohfgb