Skip to content

Proa Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá ultra 4,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 3/7/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Canto do Jamor que todos sabem que existe mas vão passar a ver com um pouco mais de magia.

Sobre o owner:

Esta foi a minha primeira cache, na altura colocada a 2, agora somente a meu cargo. Foi aqui escondida por ser local frequentemente visitado por nós pelos excelente percusos de corrida que se podem efectuar, ou simplesmente para aproveitar este belo espaço verde. A zona é muito rica em caches, e aqui fica mais um "cantinho" por qual vale a pena "passar". É zona de passagem, seja a que velocidade desejarem ,e feita a qualquer hora desde madrugada até pela noite dentro (8h às 23h mas pode estar aberto até outras horas).

Fica a dica que uma volta pelo "cais" e uma pela "embarcação" fazem 1,5km o que ajuda muito nos treinos de distancia contada sem equipamento. No entanto vale também a pena dar outras voltas que caminhos não faltam.

Fazemos ainda a sugestão de quem ainda não o fez, ao visitar a proa, verificar se não há tesouros a bordo. O acesso à nossa embarcação faz-se pela popa, e uma vez lá recomenda-se explorar esta zona, mesmo que com o temporal de Janeiro (2014) tenham sido serrados vários mastros pela raiz, não deixa de ser um excelente local para quem passa pelo Jamor conhecer.

A Proa:

Este local visto de cima (ou no local com um pouco de imaginação), assemelha-se a uma zona de uma embarcação, e fica-lhe dirigida tal homenagem.
Um pouco mais sobre a proa. Na realidade há muito tipos, pois conferem uma função.

1- Proa com bulbo
O bulbo da proa consiste numa saliência na proa do barco que deve estar submerso na água. A função principal é romper a tensão da água e diminuir a resistência, aumentado a velocidade do barco. Está provado que o bulbo nos grandes navios aumenta consideravelmente o rendimento da hélice, bem como a velocidade do navio. Contudo, pouco interfere na capacidade do casco em enfrentar mares agitados.

2- Multicascos com proas wave-piercing
"Wave-piercing" significa furar a onda e, tal como o nome indica, este tipo de casco faz com que a proa mergulhe nas vagas, tal e qual como as proas invertidas. Os barcos que utilizam esse conceito geralmente são catamarãs, cujos cascos laterais são mais esguios.

3- Proa lançada em V
É a típica proa das lanchas de lazer, usada também em alguns navios. O seu formato, em V, ajuda a amortecer o impacto das ondas. Com o barco parado, o bico lançado diminui a resistência à água. Caso o mar esteja agitado, esta característica também evita que o casco mergulhe nas ondas.

4- Proa lançada para veleiros
Típico dos barcos a vela mais antigos – quase já não se usa. A grande inclinação na proa garante bom desempenho em alto mar, mas diminui o comprimento da linha de água e limita o espaço na cabine de proa.

5- Proa lançada em V com flare
A proa lançada em V com flare é mais usada em lanchas de pesca em alto mar. Aqui, o casco é bem acentuado. Porém, na parte superior assume uma curva lateral invertida, com uma saliência curva virada para fora, de forma a direccionar a água de volta para o mar. Isto permite que o barco se mantenha seco.

6- Proa recta ou pouco lançada
Formato da proa das lanchas mais antigas. Inspiradas nos veleiros da classe IMS, estas proas deixam o casco mais rápido, mas levam o barco a mergulhar em alta velocidade, pois não têm muito volume.

7- Proa invertida
É desenhada para furar a onda, em vez de ultrapassá-la. Apesar de deixar a tripulação molhada, a sua navegação é mais tranquila. É usada em alguns barcos militares e em alguns barcos de cruzeiro. Uma vez que a parte da frente é elevada constantemente, um casco com esta proa exige que a área habitável do cockpit esteja o mais próximo possível da popa


Proa do Navio Escola Sagres:
foto da proa mais famosa de Portugal. O Navio Escola Sagres

A cache:

Esta cache era para ficar estacionada mesmo na proa, mas havia interferências de proximidade com outras caches e portanto ESTÁ NO PONTÃO ali ao lado. Como já referido, a proa e o pontão são imaginários, e vem trazer um toque mágico e quiçá fará ver esta zona com outros olhos. É uma cache simples, mas com alguns muggles que passam no cais e na proa a toda a hora, mas convém ter especial atenção a quem vem da "terra" e entra no pontão vindo da rua.

Additional Hints (Decrypt)

Uá crqenf qronvkb qb cbagãb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)