Skip to content

Igrejas do Barreiro - Tour Multi-cache

This cache has been archived.

Biolouko: Obrigado pelas visitas!

More
Hidden : 1/16/2012
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Igrejas do Barreiro - Tour

A CACHE NÃO ESTÁ NAS COORDENADAS PUBLICADAS.

O objectivo desta multi-cache é dar a conhecer as Igrejas que existem no concelho onde sempre vivi, desde as mais antigas até às mais recentes. Em cada uma é necessário recolher alguma informação para chegar às coordenadas finais.

O percurso total é de cerca de 20 km, se se optar por o da figura. É uma cache que é preferível fazer de carro uma vez que algumas ficam bastante longe, mas também é possível fazê-la de bicicleta se tiverem a energia necessária.

Igreja da Penalva

Igreja de construção recente que serve a comunidade da Penalva.

A - Qual a soma de todos os algarismos da data presente na placa por cima da porta?


Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Igreja dos séculos XVIII a XX. No séc. XVIII. Em 1755 é destruída pelo Terramoto. Foi reconstruída e totalmente restaurada no séc. XX, reabrindo ao culto de Nossa Senhora dos Remédios. Igreja de arquitectura em estilo Vernacular Pombalino com paredes de alvenaria. A decoração do seu interior é simples com estuques relevados. No exterior, frontaria com platibanda e cunhais de pináculos com pendentes em relevo. Destaque para o alpendre em colunata arquitravada, pertencente à construção original do templo.

B - Qual a soma de todos os algarismos da data presente na placa por cima da porta?


Igreja de Nossa Senhora da Graça

Igreja dos sécs. XVI a XX. Foi erigida pelos moradores do lugar de Palhais pertencia à Ordem Militar de Santiago. Com estilo Manuelino, possui uma única nave rectangular, paredes de alvenaria e revestimento de azulejos enxaquetados verdes e brancos do séc. XVI. No séc. XVI sofreu obras de ampliação sendo construídos o baptistério e a sacristia. Ostenta um Portal Manuelino que foi classificado como Monumento Nacional em 1922. Foi encerrada ao culto em 1910 reabrindo após restauro em 1959.

C - Quantos sinos tem a torre da igreja?


Igreja de Santo António da Charneca

Tendo por orago a Imagem de Santo António, foi iniciada a construção da igreja em 1951 por subscrição pública, tendo ficado concluída em 1964. O projecto foi da autoria de José e António Martins Cartaxo. Na frontaria do templo orientado a Poente e adossada ao flanco direito, destaca-se a torre do campanário em plano troncocónico. É rematada por coruchéu de cobertura telhada, onde se abrem seis vãos que iluminam a escada interior de acesso ao topo. Destacando-se do corpo do edifício, na sua ala esquerda sobressai o baptistério, em planta circular abobadada, cujo arranque exterior da cúpula é ornado por bordadura de telhas vermelhas. Toda a fachada é rasgada por fenestração de vários lumes, fechados por vitrais. Interiormente a nave é ampla, coberta por silhar de azulejos, imitando padrões antigos. A cobertura é forrada por madeira de pinho escurecida. Lateralmente abrem-se três janelões, de dimensão idêntica aos do altar-mor, que originalmente transmitiam luz natural à igreja. O altar-mor em forma de abside é todo penetrado por janelões que conferem luminosidade à igreja.

D - Por quantos azulejos é composta a imagem por cima da porta da igreja?


Igreja de Santa Margarida

Igreja de estilo moderno remodelada e ampliada na década passada.

E - Quantos painéis de madeira constituem TODAS as portas principais da igreja (incluindo os painéis laterais das portas principais)?


Igreja de Santa Maria

A construção desta Igreja destinava-se a responder a um fenómeno que se revelou nos anos 60: o crescimento urbano do Barreiro para Sul e Nascente (dando origem às freguesias da Verderena e do Alto do Seixalinho nas décadas seguintes) e a não existência de uma igreja nesta zona. A Igreja é da autoria do arquitecto barreirense Joaquim Cabeça Padrão e insere-se numa nova tipologia de igrejas integradas no chamado Movimento de Renovação da Arte Religiosa (movimento crítico no seio da Igreja). São edifícios de estruturas muito ousadas que utilizam materiais vulgares como o betão acabando por lhe conferir um ar nobre. Procuravam ainda actualizar os métodos da catequese. A Igreja de Santa Maria impõe-se pelas suas dimensões, podendo abrigar cerca de mil pessoas sentada, e pela sobriedade e despojamento ornamental. Compõe-se de 3 pisos: cave com sala de projecções; piso térreo onde se desenvolve o templo e piso superior reservado a serviços da Fábrica da Igreja. A planta do piso térreo compõe-se de: pórtico, nartex, nave principal, transepto, altar-mor, baptistérios, sacristia, capela lateral, capela funerária e outras dependências. O corpo principal que se eleva a 16 m de altura é antecedido de pórtico esculpido. Interiormente, na ala esquerda do nartex está colocado o baptistério. A pia baptismal em mármore negro, em plano inferior, sugere a tradição das piscinas romanas. Do lado oposto encontra-se a capela de Nª Srª de Fátima. No cruzamento da nave central com o transepto fica o altar-mor, eixo de toda a composição. A parede fundeira, em cantaria aparelhada geometrizada, é iluminada por luz rasante proveniente das janelas laterais.

F - Quantos painéis rectangulares (só os grandes) constituem as portas?


Igreja Matriz de Santa Cruz

A Igreja de Santa Cruz ergue-se desde tempos remotos na Praça a que emprestou o seu nome - Praça de Santa Cruz. É conhecida a sua existência desde 1492, como uma das ermidas anexas à Matriz de S. Lourenço de Alhos Vedros, do qual o concelho do Barreiro fazia parte. Ao longo de séculos foi incorporando influências, cuja mais marcante é o seu portal renascentista, rasgado na fachada poente. A nave apresenta uma planta longitudinal rematada por dois torreões. Interiormente o espaço encontra-se diferenciado em Capela-mor, sacristia e nave. Na capela-mor dois painéis, de azulejos representam o Baptismo de Cristo no Rio Jordão e a pregação de São João Baptista. Nave única separada da capela-mor por arco do cruzeiro. As paredes laterais da nave apresentam silhar com azulejos setecentistas do tipo albarradas floridas. A nave de abóbada em asa de cesto é coberta por tela pintada guarnecida com ornatos e desenhos, com efeito de perspectiva e sombras (trompe l’oeil), atribuída a Pierre Bordes (século XIX). Em 2001 a igreja sofreu uma campanha de obras que em parte a descaracterizou.

G - Qual a soma dos algarismos do ano inscrito por baixo do relógio?


Capela da Misericórdia

Igreja de planta longitudinal, com dois corpos distintos: capela e sacristia. Localiza-se na Praça de Santa Cruz em frente à Igreja Matriz. Terá tido origem a partir de uma Albergaria ali existente em 1492, mas a fundação do actual templo só vem a ser sancionada por D. Sebastião em 1569. No alçado principal, de influências maneiristas, destaca-se o portal com cornija que apresenta a seguinte legenda: ISABEL.PIZ DAZABVIA.FEZ ESTE PORTAL rematado por uma concha, sobrepujada por querubins. No interior destaca-se o púlpito colocado provavelmente no século XVIII, ornamentado na face central por uma cabeça de anjo em relevo e na base por elementos vegetalistas. A encimar o vão da porta que dá acesso ao púlpito, a representação do Espírito Santo. A nave apresenta frisos horizontais de azulejos em azul e branco da mesma época do púlpito com representações de albarradas e frisos marmoreados em roxo de época mais tardia. Na capela-mor painéis de azulejos historiados, com elementos relativos à vida de S. João Baptista. Do lado esquerdo do altar a representação do Nascimento de João Baptista e uma cena relacionada com a sua infância. No lado direito, a representação da Visitação e, no painel lateral de menores dimensões, João Baptista, já em idade adulta durante a sua pregação no deserto. Na cruz que ostenta, a inscrição «ECCE AGNUS DEI» [Este é o cordeiro de Deus]. O altar-mor apresenta um conjunto azulejar do século XX com a representação da Assumpção da Virgem. Foi classificada como Monumento de Interesse Municipal em 26/03/2003.

H - Qual número de letras do nome que está na arcada da capela (português moderno)?


Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A actual igreja é o resultado da ampliação de uma pequena ermida dedicada a S. Roque, provavelmente nos séculos XV/XVI. Em data indeterminada a Confraria de S. Roque terá cedido a ermida à Irmandade de S. Pedro, constituída por marítimos e pescadores da Vila do Barreiro, a qual se encontra ali desde 1629. A partir de 1736 tem início a romaria à Senhora do Rosário, imagem venerada na velha ermida, transformando-se a partir dessa época num dos principais Círios da Margem Sul, à semelhança dos Círios da Atalaia (Montijo) e da Senhora do Cabo (Cabo Espichel). A Igreja começa a ganhar a actual designação. No final do séc. XVIII, a devoção à Senhora do Rosário atingira tal fama, que a velha ermida de S. Roque era já pequena para acolher todos os romeiros, em busca dos seus milagres. D. Maria I emitiu então um alvará régio autorizando os membros da Confraria dos Escravos de Nª Sª do Rosário, então instalada na igreja, para ampliarem a pequena ermida. Actualmente é uma igreja de corpo rectangular, com uma fachada de linhas severas, onde sobressaem dois torreões, um dos quais (Norte) ostenta um carrilhão. No seu interior, destaca-se o altar-mor em talha dourada, com uma imagem de roca da Senhora do Rosário. A sacristia está revestida com um silhar de azulejos do período final do Barroco. Referência ainda para o Lavatório em pedra lióz, ricamente lavrada, também deste período. A igreja possui um notável conjunto de Ex-votos marítimos, testemunhos da arte e religiosidade popular que caracterizou o Barreiro neste período. Localiza-se no Largo Bento de Jesus Caraça.

I - Quantos relógios existem na torre da igreja?


N 38º (A+C+(2*I)+2).(B*E)+(D*E)+(A+2*(C+I))-(F*H)

W 009º 0((2*C)-I).(G*H)-((2*A)+B+H+I)


Pode verificar a solução deste puzzle no Geochecker.com.


Conteúdo inicial:
- Log book
- Pagelas
- Caneta JMJ 2008
- Cruz
- Dinossauro rosa
- Soldado
- Cão
- Gato



Tirem fotos e partilhem a vossa tour!


Additional Hints (Decrypt)

N+O+P+Q+R+S+T+U+V=153 Cevzrven crqen

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)