Skip to content

A Ponte Mystery Cache

This cache has been archived.

soufly22: Chegou ao fim....

More
Hidden : 5/13/2012
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



-A Cache não se encontra nas coordenadas publicadas-

gh

Em carta de lei firmada por Dona Maria II e referenciada por Costa Cabral, aprova-se o contrato realizado entre o Governo e José Pinto Coelho de Ataíde e Castro, para a construção da ponte que liga os concelhos de Celorico e Mondim de Basto. A lei tem a data de 12 de Setembro de 1842 e foi publicada no diário do Governo número B de 16 de Setembro.

O concessionário obrigava-se a demolir os restos da antiga ponte e submeter o novo projecto à Inspecção Geral das Obras Públicas. A obra não devia de exceder A palmos de comprimento e C palmos de largura, e deveria de ser construída em cinco anos. O governo concedia ao empreiteiro o direito de portagem durante trinta anos.

No decorrer desse prazo, nenhuma outra ponte poderia atravessar o rio Tâmega, entre os sítios de Cerva e da Chapa, garantindo-se ao explorador o direito a indemnização caso tal cláusula deixasse de ser respeitada. O concessionário ficava, ainda, com poderes de administração sobre todas as barcas existentes, ou futuras, entre Cerva e Chapa, podendo suprimir as já existentes, tanto nos concelhos de Mondim, como de Celorico.

as

O histórico e sagrado Tâmega, marca física e espiritualmente quantos nasceram em Basto, desdobra-se em praias fluviais espectaculares, percursos de canoagem e desportos náuticos e ricos e incontáveis pesqueiros a seduzir os apaixonados das bogas, dos escalos, das trutas e das enguias.

A tabela dos direitos de utilização da ponte era o seguinte: 10 reis para passageiros a pé, ou a cavalo, cavalgadura maior, com carga, 20 reis, sem carga 15 reis; carro carregado 180 reis, descarregado 120 reis; liteira 60 reis, cabeça de gado vacum 15 reis; gado caprino, suíno, ou lanígeros 10 reis; sege ou carrinho de duas rodas 120 reis, carruagem de quatro rodas 140 reis, diligências D reis.

Parece que o empreendedor não usou da faculdade de poder abolir as barcas de passagem, pois tanto em Atei como no Vau elas mantiveram-se durante muitos anos, ainda que sob a sua jurisdição.

Os deveres de portagem, vieram a ser abolidos nos finais do século XIX.

Tudo leva a querer que esta ponte desaparecerá com a construção da barragem Codessoso-Fridão.

A Cache

Para resolver esta cache têm que descobrir os valores em falta no texto

Nº41 A.B Wº007 C.D

Nº41 (A-576).(514+B)

Wº007 (27+C). (129+D)

Contém logbook, stashbook. Levem com que escrever. Por favor coloquem da mesma forma com a encontraram, e sempre que possivel façam C.I.T.O.

Sejam DISCRETOS, uma vez que o local é muito frequentado.

Atenção às fotos para não denunciar o local final da cache

"ESTA CACHE DEU-NOS GOZO, MAS TAMBÉM ALGUM TRABALHO A CRIAR. AO LOGAR BRINDEM-NOS COM ALGO MAIS QUE UM SIMPLES: TFTC"
OBRIGADO

  free counters

Additional Hints (No hints available.)