Skip to content

Convento de Nossa Senhora da Orada Traditional Geocache

This cache has been archived.

Parrachila: O container desapareceu. Fim da cache

More
Hidden : 5/19/2015
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


História do Convento

Situado perto da Aldeia do Telheiro [e de Monsaraz], no coração da planície Alentejana, a Igreja da Orada de Monsaraz tem o seu nome ligado à especial devoção de D. Nuno Álvares Pereira quando ali rezou entre algumas das refregas com os Castelhanos.

A fundação do Convento da Orada é de 1670 e ficou a dever-se aos Agostinhos Descalços que albergou até aos princípios do séc. XIX.

A sua construção começou em 1700, pelo prior João Calvário, tendo na altura ficado inacabado até ser finalmente inaugurado em 1741.

O Ingresso exterior ao perímetro do convento faz-se pelo Arco de Nª Sª da Guia que delimitava a cerca.

Com fachada sóbria, desenha-se de uma forma retangular, dividida por pilastras de xisto. A entrada principal que dá acesso à igreja e lateralmente ao convento, rasga-se um nártex ladeado por duas janelas. Ao nível superior três janelões, sendo o conjunto encimado por frontão curvo.

É uma imponente construção de planta quadrada com claustro central.

A talha que reveste o interior da igreja, terminada em 1755, conserva parte da sua concepção original de ornatos e festões vegetalistas, arquitecturas e tabelas.

Na época em que a “Fundação Convento da Orada“ foi instituída, o Convento da Orada não passava de uma ruína. Por isso, entre 1988 e 1993, a actividade da Fundação centrou-se quase exclusivamente no restauro e na reabilitação do próprio espaço. Com total obediência às técnicas tradicionais e ao traçado do edifício, as obras de recuperação do Convento da Orada constituíram uma verdadeira escola de recuperação do património, que proporcionou a centena de alunos de licenciatura e Mestrado de Arquitectura, uma impera aprendizagem teórica e práticas das técnicas construtivas tradicionais. A revitalização do Convento da Orada, incluiu também, a recuperação de toda a sua envolvência.

in CORREIA, João Rosado, “Monsaraz e o seu Termo”, Fundação Convento da Orada, Lisboa, 1994.

 

 

A cache

O container encontra-se escondido próximo do Convento e é composto por um  logbook, stashnote e um  lápis.

Seja discreto enquanto faz o log e deixe o container exactamente no mesmo local e bem tapado.

Obrigado pela visita e esperamos que gostem.

Additional Hints (No hints available.)