Skip to content

L❤️ve L❤️ve...Calçada Portuguesa EarthCache

Hidden : 6/25/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


L❤️ve L❤️ve...Calçada Portuguesa

Rochas sedimentares

Rochas sedimentares são todas aquelas que se formam a partir de mudanças que ocorrem noutras rochas. Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar: todos estes elementos vão, aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, em processos que decorrem ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos. Esse processo é chamado de intemperismo.

Os fragmentos das rochas são transportados pelo vento ou pela água da chuva até aos rios, que, por sua vez, os levam para o fundo de um lago ou oceano. Aqui os fragmentos vão-se depositando em camadas. Os fragmentos, também chamados de sedimentos, vão-se acumulando ao longo do tempo e as camadas de cima exercem pressão sobre as camadas de baixo, compactando-as. Essa pressão acaba por agrupar e cimentar os fragmentos e endurece a massa formada. Assim surgem as rochas sedimentares, num processo que leva milhares de anos.

As camadas de sedimentos vão cobrindo também restos de plantas e animais, que acabam por ser compactados entre as mesmas, o que leva a que seja bastante comum encontrar restos ou marcas de animais e/ou plantas em rochas sedimentares. É a estas marcas que se dá o nome de fósseis.

Uma das mais comuns ocorrências de rochas sedimentares em Portugal é o calcário, cuja formação está relacionada com processos de precipitação química e/ou bioquímica em meio aquático e sob condições de pressão e temperatura idênticas, ou pouco diferentes, das que atualmente ocorrem em alguns pontos da superfície da Terra. Neles é comum a ocorrência de fósseis e de estruturas sedimentares diversas, refletindo as condições ambientais que presidiram à sua formação e que podem constituir atributos estéticos importantes.


Os calcários são rochas formadas a partir do mineral calcite, cuja composição química é o carbonato de cálcio, incluindo, por vezes, também carbonato de magnésio.
Das diversas formas de calcários existentes as mais importantes são: os calcários comuns, os calcários recifais, os calcários oolíticos, a cré, os travertinos, os calcários lumachélicos e as estalactites, estalagmites e colunas.


A coloração do calcário vai de branco a preto, podendo ser cinzento claro ou cinzento-escuro. Muitos calcários apresentam cores avermelhadas, amareladas, azuis ou ainda verdes dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam.

O calcário tem uma grande diversidade de aplicações, limitadas pelas próprias características da pedra, que passam pela produção de cal e de cimento usado na construção, utilização na indústria metalúrgica e na produção de vidro, na correção do pH de solos agrícolas e ainda como pedra ornamental.
Uma das aplicações mais conhecidas do calcário em Portugal é a Calçada Portuguesa, que pode ser definida como 'um pavimento empedrado, cujos componentes são de pedra natural, com base em calcários, assentes e dispostos no solo de forma mais ou menos homogénea'. Este tipo de pavimento alia as características de durabilidade e de grande beleza estética às da vantagem económica.
Considerada uma arte, a Calçada Portuguesa é uma expressão cultural que é reconhecida e apreciada internacionalmente, e utiliza essencialmente calcário de cor branca e preta para o desenho de diversos motivos (tanto geométricos como figurativos ou alusivos a atividades ou especificidades regionais ou locais).
FONTE e FONTE


A calçada Portuguesa

A calçada portuguesa ou mosaico português (ou ainda pedra portuguesa no Brasil) é o nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios, de espaços públicos, e espaços privados, de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em países lusófonos.

A calçada portuguesa resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, geralmente em calcário branco e negro, que podem ser usadas para formar padrões decorativos ou mosaicos pelo contraste entre as pedras de distintas cores. As cores mais tradicionais são o preto e o branco, embora sejam populares também o castanho e o vermelho, azul cinza e amarelo. Em certas regiões brasileiras, porém, é possível encontrar pedras em azul e verde. Em Portugal, os trabalhadores especializados na colocação deste tipo de calçada são denominados mestres calceteiros.

O facto de a rocha mais comum para estabelecer o contraste seja de cor negra, faz com que se confunda a rocha mais utilizada, o calcário negro, com basalto. De facto, existe calcário de várias cores. O basalto apenas é utilizado nas ilhas, onde é abundante, sendo aí os desenhos executados em calcário branco. Quando é basalto, distingue-se pelo maior mate e pela sua maior irregularidade no corte, pois este é muito mais rijo. Simplesmente não é possível executar com o martelo, os detalhes técnicos dos motivos elaborados presentes na calçada lisboeta.

A calçada à portuguesa, tal como o nome indica, é originária de Portugal, tendo surgido tal como a conhecemos em meados do século XIX. Esta é amplamente utilizada no calcetamento das áreas pedonais, em parques, praças, pátios, etc. No Brasil, este foi um dos mais populares materiais utilizados pelo paisagismo do século XIX, devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica. A sua aplicação pode ser apreciada em projetos como o do Largo de São Sebastião, construído em Manaus no ano de 1901 e que inspirou o famoso calçadão da Praia de Copacabana (uma obra de Roberto Burle Marx) ou nos espaços da antiga Avenida Central, ambos no Rio de Janeiro[

Como raclamar esta E.C


Dirija-se as coordenadas e aprecia o desenho ali existente.


Que tipo de pedra compõe o desenho no chão?


Nos blocos brancos vê alguns cristais de calcite?


Quais as cores de calcárias apresentadas no desenho do chão?


Dos tipos de calcários presentes qual é o que apresenta maior quantidade de impurezas e qual a percentagem de calcite que constitui?


Nas coordenadas publicadas podemos observar também uma estátua, que material é composta a base onde esta a estátua?


Na estátua numa das laterais existe umas inscrições, inclui no teu registo uma foto tua da placa a apontar esse “pormenor”


Podem tirar fotos mas nunca revelar o as resposta ai representadas.


Se acha que tem as respostas corretas, enviem um mail a fim de as validar, NÃO ACEITO LOG`S EM NOMES DE GRUPOS NÃO REGISTADOS NO GEOCACHING.COM, SERÃO APAGADOS.

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)