Pt#10 Rumo ao Pico da Vara Traditional Cache

MasterCacheSM: Espero que tenham gostado dos trilhos.
Cache arquivada

Hidden : 1/11/2014

Rumo ao Pico da Vara

Povoação – Pico da Vara

Dificuldade: Difícil
Extensão: 15,2 km
Tempo: 5h00m

O percurso tem o seu começo na Povoação e termina no Pico da Vara, ponto mais alto da ilha de São Miguel, com 1103 m de altitude.

Inicia-se por um caminho de terra batida, que sobe até à Ribeira do Purgar. Ao chegar à ribeira atravessa-se para a outra margem, prosseguindo depois pelo trilho até chegar à estrada regional. Aqui dever-se-á voltar à esquerda, seguindo depois em direção à Lomba de Nossa Senhora dos Remédios. Após atravessar a Lomba, o trilho continua por um caminho de terra batida ladeado por Plátanos (Platanus x acerifolia var. hispanica) até ao Monte Simplício. Segue-se uma zona de pastagens, prosseguindo por um atalho ladeado por árvores de grande porte. No fim desta zona, o trilho entra num mato, rico em espécies endémicas e nativas, que nos conduz até ao Planalto dos Graminhais.
Ao chegar ao planalto, ficam a faltar apenas 3,5 km para o Pico da Vara. Esta parte do trilho atravessa uma zona húmida que requer a utilização de calçado apropriado. Continuando o trilho, chegará ao topo onde se encontra um marco geodésico.

No que se refere à sua geomorfologia o Pico da Vara apresenta um relevo de caráter montanhoso, recortado por profundas ravinas onde correm ribeiras de regime torrencial e de caudal permanente.

Neste trilho é possível encontrar uma grande variedade de plantas endémicas como o Azevinho (Ilex perado), o Louro (Laurus azorica), o Cedro do Mato (Juniperus brevifolia) e a Uva da Serra (Vaccinium cylindraceum). Ao nível da fauna destaca-se a presença do Priolo (Pyrrhula murina), ave endémica da ilha de São Miguel, outrora comum, e atualmente encontra-se distribuído apenas nos concelhos do Nordeste e Povoação.

Cache

Levar material de escrita.

Deixe a cache como a encontrou.