Skip to content

Astronomia: As Luas de Júpiter Event Cache

This cache has been archived.

SUp3rFM: Parabéns e obrigado pela realização do evento.

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : Saturday, September 11, 2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Júpiter é o maior planeta do sistema solar, tem um diâmetro cerca de 11 vezes superior ao da Terra e é composto maioritariamente de hidrogénio. Trata-se dum planeta gasoso, sendo frequentes as tempestades na sua atmosfera, com ventos que podem ser superiores a 500 km/hora.

A melhor altura para observar Júpiter é quando a Terra se encontra entre este e o Sol. No dia 11 de Setembro será possível observá-lo a partir dos seu nascer, por volta das 22 horas.
Júpiter tem mais de 60 satélites identificados, sendo os 4 maiores facilmente observáveis com telescópios amadores. Essas 4 luas foram descobertas por Galileu e chamam-se Io, Europa, Ganymedes e Callisto.

As luas de Júpiter estão entre os maiores satélites do Sistema Solar. Ganymedes destaca-se pelo tamanho, tendo um diâmetro maior que o do planeta Mercúrio. Io, é conhecido por ser um dos poucos corpos solares que possui actividade vulcânica.


Várias sondas já visitaram Júpiter, todas elas de origem norte-americana. A Pioneer 10 cruzou com Júpiter em Dezembro de 1973, seguida da Pioneer 11, um ano depois. Seguiram-se-lhes a Voyager 1 (Março de 1979) e a Voyager 2 (Julho do mesmo ano). Uma futura exploração desejada é a do satélite Europa, pela possibilidade de por lá existir um oceano líquido.


O objectivo do evento é acompanharmos os astrónomos presentes próximos da Lagoa de Albufeira, na noite de 11 de Setembro e com eles tentarmos observar Júpiter e suas Luas. Será também possível observar outros objectos celestes tais como estrelas duplas e nebulosas.


Para além do saudável convívio entre duas comunidades, haverá também a possibilidade de surgir alguma surpresa nos arredores!




A participação não requer nenhum equipamento especial, estarão lá os astrónomos com tudo o que é preciso para a observação.

Para chegar ao local (quer de Norte, quer de Sul) - A2, saída para Seixal/Fogueteiro, em direcção a Sesimbra pela N378.
Adiante sair para a N377 em direcção à Lagoa de Albufeira.
O evento terá início às 19.00 horas

Additional Hints (No hints available.)