Skip to content

Santuário de Nossa Senhora do Rosário Multi-cache

This cache has been archived.

Parrachila: Fim da cache

More
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Santuário de Nossa Senhora do Rosário

 

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário encontra-se a 2km da povoação de S. Pedro do Corval, a 500 metros a sul da estrada que liga esta povoação à vila de Monsaraz, conta a lenda que começada a construção no monte do Corval que deu o nome à freguesia, todo o trabalho de cada dia feito pelos pedreiros, aparecia no dia seguinte todo destruído e as respectivas ferramentas eram encontradas no lugar onde hoje está construído o Santuáro.

Repetiu-se esta cena dias seguidos, resolvendo-se então construi-la no lugar onde hoje está e segundo Crença Popular, S. Pedro desejava. 

         Encontra-se neste Santuário a imagem de Nossa Senhora do Rosário pela qual o povo de S. Pedro do Corval tem grande devoção e para o Santuário se dirige, sempre que precisa de implorar a protecção da virgem.

Fazia-se no mesmo Santuário, todos os anos uma grande festa denominada: “A festa dos Amieiros” há cerca de 500 anos. Tem esta festa a sua lenda que diz “Certo marinheiro da Amieira, freguesia do concelho de Portel do distrito Évora sendo vítima de um naufrágio, no tempo das descobertas marítimas e vendo-se perdido, invocou Nossa Senhora, prometendo oferecer-lhe um terço se salvasse.

Apareceu a Virgem, cujo rosto ele fixou maravilhosamente”. Uma vez a salvo quis pagar a promessa que fizera, mas todas as imagens que via da virgem, nenhuma era a da Senhora que ele tinha visto no mar. Depois de muito procurar, encontrou na Ermida de S. Pedro a imagem da Virgem, que lhe aparecera, podendo assim pagar a sua promessa.

O Rei reinante sabendo do caso, concedeu uma tensa anual para que se fizesse todos os ano  uma festa a nossa “Senhora do Rosário”, a qual ficou denominada “A Festa Dos Amieiros”.

Esta tensa terminou quando foi implantada a República.

 

 

Corval

 

A Freguesia de Corval é uma das cinco Freguesias que compõem o concelho de Reguengos de Monsaraz, é composta por três aglomerados populacionais nomeadamente: S. Pedro do Corval (sede de Freguesia), Santo António do Baldio e Carrapatelo. Sendo uma freguesia rural a agricultura é a segunda activiade ecónimica mais importante da Freguesia, sendo no entanto a mais importante a olaria.

Gastronomia:açorda de alho, migas, sopa de tomate e ensopado de borrego.

Artesanato: Olaria, cerâmica de decoração pintada à mão e tecelagem.

 

Fonte:http://www.freguesias.pt/portal/index.php?cod=071102


 

A cache

 

A cache é uma multi com 2 pontos.

Junto à porta de entrada para o Santuário de Nossa Senhora do Rosário estão 4 números gravados no chão:

- o primeiro número corresponde à letra A;

- o segundo número corresponde à letra B;

- o terceiro número corresponde à letra C;

- o quarto número corresponde à letra D.

 

As coordenadas finais são: N 38º 26.(A+6)(D+3)(B-3)

                                        W 007º 28.(C+4)(D+5)(B-5)

 

Não façam a cache à noite. O Santuário de Nossa Senhora do Rosário é um local público, mas fica situada num monte e nele vivem pessoas.

O container inicial contém  logbook, stashnote, 1 lápis e um TB. Deixe o container exactamente como o encontrou, no mesmo local e bem escondido.

Até mais e obrigado pela visita.

 

 

Additional Hints (No hints available.)