Trilho Algarvia - Pico da Vara Event Cache

schindler.team: Obrigado a todos os que participaram!

Até ao próximo evento! :)

Hidden : Sunday, May 26, 2013

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Trilho Algarvia - Pico da Vara

Ponto de encontro: coordenadas publicadas.

Estacionamento: início do trilho

Hora de reunião no ponto de encontro: 09h00
Tolerância: 30 min

Hora de início do trilho: 09h45

Material: calçado e roupa de caminhada, lanche, água e boa disposição.
Tempo previsto: 4h30 a 5h00

Com a organização deste evento pretende-se fazer o que todos nós mais gostamos, Geocaching, caminhar na Natureza e conviver. Tragam TB's se quiseres trocar.

Acerca do trilho

Este trilho começa na Algarvia e termina no Pico da Vara (ponto mais alto da Ilha de São Miguel: 1.103m). Após alcançar o cume pode-se descer pelo mesmo caminho ou optar pelo percurso PR-8-SMI que termina na Lomba da Fazenda, sendo a duração do percurso de aproximadamente 5h, independentemente da opção escolhida. Estes trilhos eram utilizados pelos antigos para aceder ao mato onde faziam produção de carvão e maneio de gado.

O percurso inicia-se num caminho que se localiza dentro de uma mata de criptomérias. Em dias de muita humidade é aconselhável seguir à direita junto às criptomérias pois o piso pode tornar-se muito escorregadio na zona central do caminho. Depois de cerca de 1 km sempre a subir, a mata de criptomérias termina dando lugar a uma paisagem de vegetação rasteira, maioritariamente constituída por gramíneas que dão o nome ao planalto: Graminhais. Continuando o percurso chega-se a uma bifurcação onde se deve voltar à esquerda para o Pico da Vara. A partir deste ponto começa-se a observar a costa Sul de São Miguel. Após cerca de 500m encontrará uma marca que indica o local onde caiu um avião Francês em 1949. A partir desse ponto ficam a faltar 1 500m para chegar ao Pico da Vara. Já perto do seu destino encontrará um primeiro desvio à esquerda que indica Santo António, mas não siga por esse caminho pois ele não apresenta condições de segurança. Mais è frente encontrará então um segundo desvio também à esquerda que desce para a Lomba da Fazenda. Visite primeiro o Pico da Vara, onde se encontra um marco geodésico, e depois prossiga então a sua descida para o destino que lhe for mais conveniente.

Este percurso passa numa Zona de protecção especial onde se pode, com alguma sorte, observar o priolo, Phyrrula murina, (ave em risco de extinção). É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.