Skip to content

D. Fernando Mystery Cache

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
Hidden : 7/21/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

D. Fernando

nos jardins do exterior do Castelo de Bragança


Recomenda-se passeio pelo refrescante jardim circundante ao Castelo e visita ao Interior do Castelo.
Boa visita e Boas Cachadas!



D. Fernando, Duque de Bragança

Fernando I foi o 2º Duque de Bragança, filho segundo do 1º duque D. Afonso I. Nasceu em 1403 e morreu em Vila Viçosa em 1478. Sucedeu no ducado por morte de seu pai, em 1464. Aquando das partilhas do enorme património de seu avô, D. Nuno Álvares Pereira, pelos netos, coube-lhe o condado de Arraiolos. Viria posteriormente a receber os títulos de conde de Barcelos, conde de Neiva, fronteiro-mor do Reino, tendo ainda sido feito por Afonso V Marquês de Vila Viçosa (1455). Tomou parte na expedição de Tânger, sendo mais tarde governador de Ceuta por duas vezes. Acompanhou D. Afonso V em expedições ao norte de África, e com tanto galhardia, que o soberano lhe fez a graça de elevar Bragança à categoria de cidade. Por esse motivo, a cidade de Bragança erigiu-lhe uma estátua. Sendo apenas Duque duma vila, em oposição aos restantes Duques, que o eram de cidades, solicitou também por essa razão ao Rei a elevação de Bragança a cidade, o que o Rei consentiu. Foi Regente do reino em 1471, quando o rei partiu para a conquista de Arzila.

informação retirada de wikipedia.pt


Castelo de Bragança

Arquitetura militar, medieval. Castelo gótico com barbacã, e cerca da vila, no interior da qual se desenvolvem os primeiros, construídos em alvenaria de xisto, com elementos estruturais da torre de menagem e vãos em cantaria de granito, parcialmente reconstruídos no séc. 20, segundo vestígios e elementos existentes. O castelo tem planta trapezoidal, composta por quatro alas desenvolvidas à volta de pátio central, uma delas já desaparecida, com torres nos ângulos e com a torre de menagem na face exterior da ala virada à vila, envolvido por barbacã com possantes cubelos semicirculares, formando quase tambores. A barbacã possui largo adarve protegido por parapeito ameado, com ameias de corpo largo, acedido por escadas estruturadas na espessura dos muros e é rasgada por troneiras, algumas cruzetadas, formando amplos nichos para o interior, onde os cubelos são cobertos por abobadilhas de tijolo. Do castelo, destaca-se a torre de menagem, larga e alta, por conciliar zona residencial, rematada em parapeito ameado, com ameias de corpo largo, integrando troneiras cruzetadas e balcão com mata-cães para bater a porta de entrada. Esta situa-se em plano elevado, em arco apontado biselado, abrindo-se nesta e nas outras fachadas seteiras e vãos apontados biselados, sendo dois do último piso maiores e mainelados. No interior, possui espaço retangular à volta da qual se desenvolvem as escadas de cantaria de ligação às salas, com tetos de madeira, e vãos em arcos apontados biselados, possuindo abaixo do piso da entrada cisterna quadrangular e sala em L., coberta por abóbada. Do castelo e respetivo paço do alcaide, subsistem dois cubelos, um quadrangular e outro já ultra-semicircular, interligados por muralha com janela em arco; uma torre quadrangular, com seteiras, janelas retilíneas e várias portas, que eram acedidas diretamente pela demolida ala E. do paço, a qual tinha arcada, desenhada por Duarte de Armas e cujo arranque ainda é visível; e um postigo. A cerca da vila tem planta circular irregular, adaptada à morfologia do terreno, composta por muralhas reforçadas por 15 torres ou cubelos, de diferentes formas e normalmente mais altas que as muralhas, de paramentos aprumados, rematados em parapeito ameado, com ameias prismáticas de remate piramidal, de corpo largo. Interiormente a muralha é circundada por adarve largo acedido por escadas estruturadas na espessura da muralha. Possui duas portas, em arco de volta perfeita, entre cubelos prismáticos, interligadas pela via estruturante da urbe, sendo a porta principal flanqueada por dois cubelos prismáticos e reforçada por barbacã, ambos representados nos desenhos de Duarte de Armas. A cerca integra ainda a SO. uma couraça para proteger uma fonte de abastecimento de água, o poço do rei, e, quase a O., uma alta torre com faces exteriores de secção semicircular ao centro.

informação retirada de monumentos.pt


A cache

A Cache está localizada no jardim da estátua do D. Fernando. As coordenadas servem apenas de orientação para chegarem ao local. Uma vez aí coloquem-se em frente à estátua do D. Fernando e a cache estará no azimute 230º SW a 8 metros da vossa posição.
Recomenda-se que levem ajuda de alguém... :)

NOTA: Pede-se a todos que respeitem o espaço e ajudem a preservar o Património.

Boas cachadas!
getholdof


Additional Hints (Decrypt)

[PT] Rz seragr nb Q. Sreanaqb, nmvzhgr 230º FJ n 8 zrgebf Yrin nythéz cnen nwhqne! [EN] Va sebag bs Q. Sreanaqb, nmvzhgu 230º FJ ng 8 zrgref nurnq Gnxr fbzrbar gb uryc!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)