Skip to content

Tomilho e Alecrim ao molhos - TP81 [Serra de Aire] Traditional Geocache

This cache has been archived.

touperdido: A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje.

Henry Ford

More
Hidden : 1/12/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


" Indiscutivelmente, um reino de pedra, serras tom de cinza e desnudadas, imponente barreira a separar claramente o litoral do interior, "um pequeno paraíso para geógrafos e geólogos (...) um recanto da terra portuguesa que prende a atenção de quem sabe apreciar as belezas naturais", como dizia Silva Teles. Pela sua fisionomia particular o maçico calcário distingue-se claramente de uma Estremadura, distinta e policromática. As serras de Aire e Candeeiros são o mais importante repositório existente em Portugal das formações calcárias [ a erosão cársica originou formações geológicas características caso das grutas e algares, dolinas, uvalas e polje.
A secura, acentuada pela susência de cursos de água superficiais, constitui a característica marcante da paisagem a que falhas, escarpas e afloramentos rochosos conferem um traço vigoroso e agreste. O coberto vegetal adaptado à escassez de água [manchas de carvalho, sobro e azinho, matos de composição variada com o carrasco, medronho, alecrim, roselha, ......"

Texto retirado do livro: a, b, c, das áreas protegidas em Portugal


O objectivo desta cache é dar o conhecer duas, das muitas ervas aromáticas presentes do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Optei por não colocar nenhuma fotografia para que sejam os geocachers a explorar as diferenças entre estas e outras ervas aromáticas. Para obterem o odor das ervas basta passarem a mão por cima. À esquerda da cache está tomilho e à direita alecrim.
Esta cache está inserida no Percurso Pedestre do Castelejo, o pilarete com a marcação do percurso chama os visitantes para a bem visível estratificação da rocha.

Alecrim

O alecrim é uma planta densa, lenhosa, perene e sempre-verde, oriunda do Mediterrâneo mas há muito cultivada em zonas temperadas por toda a Europa e América. É cultivado na Inglaterra desde a época romana e é suficientemente robusta para suportar o clima de todas as regiões, menos o das zonas setentrionais.

Tomilho

O tomilho é um arbusto pequeno e robusto com folhas pequenas e aromáticas, oriundo da bacia do Mediterrâneo. Cresce livremente nas quentes e áridas encostas das colinas da sua região natal, onde tem muitíssimo mais sabor do que atingirá nas regiões mais frescas. O tomilho silvestre tem tendência a ser lenhoso e disperso. As variedades cultivadas possuem caules mais tenros e são arbustiformes; existem centenas de variedades de tomilho, cada uma delas com um aroma ligeiramente diferente e também têm tendência a fazer um cruzamento entre espécies.

Textos retirados de:  "Ervas aromáticas e especiarias - Jill Norman"

Additional Hints (No hints available.)