Skip to content

Capitólio Multi-cache

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]
As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – [b]normally a few weeks[/b] – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b]
[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Abraço e obrigado,

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer para Portugal.

More
Hidden : 9/1/2008
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Capitólio

[e os teatros que fizeram do Parque Mayer a "capital da revista"]

Imagem - Parque Mayer - Entrada

Obra do Arq.º Luís Cristino da Silva, e inaugurada em 1931, este Teatro é considerado por muitos como a primeira obra modernista da arquitectura portuguesa.
De planta rectangular, desenvolvendo-se longitudinalmente, apresenta volumetria paralelepipédica, com cobertura em telhado a duas águas. A ligação do edifício ao exterior era efectuada por grandes portas envidraçadas, que abriam em bandas horizontais. Partindo do edifício central, verificam-se dois corpos adossados de menores dimensões, mas igualmente paralelepipédicos, que servem de suporte a um terraço, ao qual se tinha acesso por meio de tapetes rolantes, novidade absoluta na época. As fachadas eram definidas por um jogo austero de linhas verticais e horizontais, caracterizando-se o seu alçado principal pela presença de uma pala horizontal saliente e de um pano envidraçado. Quanto aos alçados laterais, eles pautam-se pela existência de cinco níveis, com entradas de luz horizontais.
Em 1933, o mesmo arquitecto procede a alterações, tendo-se procedido ao entaipamento das referidas portas de vidro.


Texto retirado de “IPPAR”


Parque Mayer

O Parque Mayer foi inaugurado em 15/06/1922, substituindo e incorporando a função lúdica da Feira de Agosto (criada em 1908, na Rotunda), uma das últimas «feiras típicas» da capital, com petiscos, comércio e diversões.
Inicialmente apresentou-se em instalações precárias de madeira («barracas»), mas situava-se numa zona mais central e frequentada.
Nos primeiros anos o recinto designou-se por Avenida Parque, mas o nome antigo acabaria por impor-se correntemente.
Com o tempo transformar-se-ia num moderno e popular recinto de diversões ao ar livre, pretendendo emular o que se fazia em Paris (Luna-Park, Magic-City), Madrid (Retiro), Barcelona (Grande Parque), Sevilha, etc.
Mais tarde esta componente seria ampliada e aperfeiçoada pela Feira Popular de Lisboa (1943).
Entre as diversões que passaram no Parque Mayer destacam-se as «barracas de tiros», os bailes (de fim-de-semana, ou do Carnaval), os circos Royal, El Dorado e Luftman, as «barracas» do «Pôrto em Lisboa» (miniatura animada da Ribeira) ou de «fenómenos» como a «mulher transparente» e a «mulher-sereia» e as pulgas amestradas, o labirinto e a roleta diabólica, a laranjinha, as «variedades», o jogo do quino, o jogo clandestino (para os mais aventureiros), os carrosséis e os fantoches, o Pavilhão Infantil, os «carrinhos de choque», a patinagem, os combates de boxe, a luta greco-romana e a luta livre.



Teatros

Uma quinzena após a abertura ao público do Parque Mayer, foi inaugurado o Teatro Maria Vitória, com a revista «Lua nova».
Consumido por um incêndio em 10/5/1986, seria reconstruído, tendo reaberto com uma nova revista a 2/02/1990.


Imagem - Maria Vitória


Seguiu-se-lhe o Teatro Variedades, estreado com a revista «Pó de arroz», em 08/07/1926. Este fora idealizado por Galhardo já em 1922 e começou a ser construído em 1924, com risco de Urbano de Castro, sob o antigo lago dos Jardins Mayer.

Imagem - Variedades

Pouco depois, foi a vez do Capitólio, inaugurado em 31/07/1931, da autoria do arquitecto Luís Cristino da Silva, o mesmo que desenharia o pórtico de entrada.
Este recinto modernista, sucessor da Esplanada Egípcia e inicialmente utilizado como salão de música e «variedades», exibiu cinema e teatro, à maneira dos coevos «cine-teatros».
Foi classificado como «imóvel de interesse público» pelo decreto-lei n.º 8/83 (de 24/01/1983).

Imagem Capitólio

Em 1937 surgiu o Teatro Recreio, com a revista «Faça sol».
Esta casa de espectáculos, criada por Giuseppe Bastos e vizinha do restaurante Gato Preto, foi extinta em 1940, para dar lugar a um rinque de boxe.

O Teatro ABC foi o último recinto a ser franqueado, em 1955, com a revista «Haja saúde».
No seu terreno precedera-o uma série de restaurantes-bares e/ou casas de espectáculo: Alhambra, Galo de Ouro, Baía e Casablanca. Encerrou em 1995.

Imagem ABC


Retirado e adaptado - revista História, Lisboa, História – Publicações e Conteúdos Multimédia, ano XXV, III série, n.º 54, Março de 2003, p. 44-50


Cache
O container contém simplesmente o LogBook e um lápis e é idêntico ao dos outros cinemas.

Bons Filmes.


Relativamente aos edificios:

A - Maria Vitória - Quantas portas dão acesso à entrada principal?
B - Variedades - Quantos dos candeeiros redondos ainda estão intactos?
C - Capitólio - Quantos degraus têm as escadas de acesso principal?
D - ABC - Quantas riscas tem o letreiro "ABC"?

Additional Hints (Decrypt)

N+O+P+Q = 27 Qrvkrz n pnpur an cynpn zrgáyvpn!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)