Skip to content

Regueira de Pontes - Leiria Multi-cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 10/2/2008
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


REGUEIRA DE PONTES



Regueira de Pontes, é uma freguesia do Concelho e Distrito de Leiria, distando a sua sede apenas 7 km da Cidade de Leiria.

Resumo Histórico

Foi criada a 12 de Janeiro de 1714 por D. Álvaro de Abranches e Noronha, Bispo de Leiria, desmembrando-se da Freguesia de Santiago da Arrabalde. No entanto, a primeira referencia a Regueira de Pontes, data de 1376 numa carta Régia de D. Fernando, atribuindo privilégios aos lavradores de Regueira de Pontes.

Enquadramento Geográfico



A freguesia de Regueira de Pontes ocupa uma área de cerca de 11,5 Km2 no Centro do Concelho de Leiria confrontando a Norte com a Freguesia de Ortigosa, a Leste com Milagres, a Sul com a Freguesia Marrazes e a Oeste com a Freguesia de Amor. Fica enquadrada de forma aproximada pelos paralelos 39° 46’ e 39° 48’ Norte e pelos meridianos 8° 47’ e 8° 50’ Oeste.

Os Lugares

A Freguesia de Regueira de Pontes é composta por 6 lugares:

· Regueira de Pontes – sede de freguesia

· Chãs – o lugar mais populoso

· Ponte da Pedra

· Amieira

· Casais

· Matoeira





13 Pontes

Em 2006 Regueira de Pontes, juntamente com as outras 12 freguesias do país com nome “Ponte”, uniram-se em Ponte do Rol para o seu primeiro encontro de freguesias. A ideia de associar estas freguesias partiu da Freguesia de Ponte do Rol, concelho de Torres Vedras, Distrito de Lisboa, e foi imediatamente acarinhada pelas restantes. Foi realizado um segundo encontro em Pontével, Cartaxo, Distrito de Lisboa, sendo o seguinte marcado para a Freguesia de Ponte da Barca. A ideia é dar a conhecer a cultura, património, gastronomia e destas freguesias. Muitas são as representantes únicas dos seus distritos de todo o país. Fica o registo das 13 Freguesias que têm o nome “Ponte”:

Aldeia da Ponte, concelho de Sabugal, distrito da Guarda,
Gambia – Pontes – Alto do Guerra, concelho e distrito de Setúbal,
Ponte, concelho da Guimarães, distrito de Braga,
Ponte, concelho da Vila Verde, distrito de Braga,
Ponte da Barca, concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo,
Ponte de Lima, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo,
Ponte de Sôr, concelho de Ponte de Sôr, distrito de Portalegre,
Ponte do Rol, concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa,
Ponte de Vagos, concelho de Vagos, distrito de Aveiro,
Pontével, concelho do Cartaxo, distrito de Santarém,
Regueira de Pontes, concelho e distrito de Leiria,
Vila da Ponte, concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real,
Vila da Ponte, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu.
· A Cache

· Para aceder à Cache terá que visitar grande parte da Freguesia de Regueira de Pontes. O percurso pode ser feito de carro uma vez que irá percorrer cerca de 6,5 km. Parte do percurso é feito em terra batida mas acessível a veículos normais, excepto um pequeno troço que deverá ser feito a pé ou de veículo 4x4. O ideal mesmo é de bicicleta.

· Terá que passar por pontos (WP) georreferenciados, onde existem instruções de orientação e de recolha de dados.

· Este percurso pode ser feito à noite, no entanto, é aconselhável ser feito de dia.

· Então vamos lá a isto:

· WP01 – Chãs, Filarmónica - 39° 47.317’N 8° 48.916'W (Está no lugar mais populoso da freguesia onde se encontra a sua associação mais antiga. Anote o ano de Fundação da Filarmónica de Chãs)

· WP02 – Entroncamento da Amieira - 39° 47.336’N 8° 48.790'W (Vire á esquerda para a Amieira, percorra 100 metros olhe para a esquerda e vê a Nova Sede-Auditório da Filarmónica)

· WP03 – Amieira - 39° 47.723’N 8° 48.738'W (Anote a data que está na capelinha)

· WP04 – Feira dos 26 - 39° 47.951’N 8° 48.903'W (Vire à direita pela subida alcatroada. Está no local onde se realizava a extinta Feira dos 26)

· WP05 - Alto da Feira dos 26 - 39° 48.066’N 8° 48.705'W (Aqui acaba o alcatrão, nesta bifurcação escolha o caminho da direita)

· WP06 – Parar o carro que não seja 4x4 – 39° 48.280’N 8° 48.361'W (O caminho costuma ter areia, pelo que é sensato parquear aqui. Não vai andar mais de 500 metros, ida e volta)

· WP07 – Parar o carro 4x4 - 39° 48.352’N 8° 48.239'W (Á esquerda do caminho ande 50 metros)

· WP08 – Monumento - 39° 48.373’N 8° 48.252'W (Monumento – Recolha a data que está na inscrição)

· WP09 – Volte ao WP04 - 39° 47.951’N 8° 48.903'W (WP09=WP04)

· WP10 – Pedregoso - 39° 48.090’N 8° 49.208'W (Escolha o caminho da direita)

· WP11 – Parque de Merendas - 39° 48.220’N 8° 49.194'W – (Está junto ao Parque de Merendas da Matoeira, aqui pode relaxar, assar uma febra ou cozer pão, depois escolha o caminho da esquerda para o WP12)

· WP12 – Largo da Matoeira - 39° 48.242’N 8° 49.402'W – (Aqui é o Largo da Matoeira, onde se realizam as Tasquinhas da Freguesia. O Rui Patrício, guarda-redes do Sporting Club de Portugal, é daqui e não dos Marrazes. Se quiser, pergunte a um local e ele indica-lhe a casa. A seguir contorne o largo pela direita)

· WP13 – Igreja de Regueira de Pontes - 39° 47.996’N 8° 49.896'W – (Último ponto antes das coordenadas finais. Está na sede da Freguesia. Na Igreja aponte a data que está em numeração romana na placa da fachada, do lado esquerdo da porta principal. Estacione o carro neste largo.



Ponto onde está o taparuére - 39° 47.ABC’N 8° 49.DEF'W, sendo:

A – 3º dígito do ano da Fundação da Filarmónica de Chãs (o das dezenas).

B – No ano em que faleceu o aviador, some os dois primeiros dígitos e subtraia a soma dos dois últimos dígitos. (Ex: 1932 – (1+9) - (3+2) =10-5=5).

C – Segundo dígito do ano (o das centenas) em que a imagem de Nª Sra. De Fátima esteve na Amieira.

D – Segundo dígito (o das centenas) da data que se encontra em numeração romana, na igreja de Regueira de Pontes, depois de transformada em numeração árabe (actual)

E – Segundo dígito do ano em que faleceu o aviador (o das centenas)

F - Segundo dígito do ano da fundação da Filarmónica de Chãs (o das centenas)

Nota: É necessária o habitual cuidado e descrição ao encontrar a cache, uma vez que a cache se encontra em local bastante visível. Contar com um erro de 5 metros.

Additional Hints (Decrypt)

Áthn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)