A freguesia de A-dos-Cunhados foi criada em 1581, por decisão de D. Jorge de Almeida, arcebispo de Lisboa (com o aval do Bispo de Targa) depois de, em 1572 ter autorizado a celebração de missas na capela (mais tarde igreja) que tinha sido começada dois anos antes “por decisão dos moradores dos cunhados e sobreiro curvo”.
O nome “A-dos-Cunhados” provem dos seus primeiros habitantes. Seriam estes três cunhados, que habitariam numa grande quinta, depois dividida. Mas segundo o discurso do Bispo já referido eram dois os cunhados e não três (“A Quinta dos Dos Cunhados”).
Se em 1527 se contavam apenas “vinte e sete vizinhos” na freguesia (que na época era formada por “Aldeia dos Cunhados, ditas do Sobreiro Curvo, Paradas e Póvoa, dita da Maceira e dita da Pai e Correia com casais”), em 2001 ja habitam mais de 6936 pessoas (e a freguesia era agora formada por A-dos-Cunhados, Boavista, Bombardeira, Brejenjas, Casais do Rego, Casais da Serpegeira, Casais Vale da Borra, Casal da Barreirinha, Casal da Carrasquinha, Casal da Popa, Casal da Portela, Casal de Serpa, Casal da Varzinha, Casal das Paradas, Casal de Além, Casal do Seixo, Casal dos Feros, Casal Figueira Velha, Casal Ventoso, Louribetão, Palhagueiras, Pinheiro Manso, Póvoa de Além, Póvoa de Penafirme, Praia da Vigia, Quinta da Piedade, Santa Cruz – Pisão, Sobreiro Curvo, Vale Janelas, Valongo).
A ocupação desta zona, que segundo sabemos aconteceu desde o chamado paleolítico Antigo, está infimamente ligada à fertilidade dos solos, principalmente os que envolvem as margens do rio Alcabrichel. Este lugar tornou-se vila em 21 de Junho de 1995. A 1997 a Maceira é elevada a Freguesia, deixando, portanto, de pertencer à freguesia de A-dos-Cunhados.
População: 6936 habitantes
Localização: 12km de Torres Vedras
Área Total: 44,2 km2
Densidade populacional: 156, 7 hab/km2
Principais actividades económicas: horticultura; agricultura; produção animal; caça e silvicultura.
Locais de interesse turístico: Igreja de Nossa Senhora da Luz; Convento Velho de Penafirme; Convento Novo de Penafirme; Praia do Seixo; Cruzeiro; Moinhos e Azenhas.
Esta cache encontra-se perto de uma nascente, a qual era utilizada muitas vezes pelos habitantes de A-dos-Cunhados.
ATENÇÃO
Esta cache pertence a um Projecto denominado, “Esmiuçar o Concelho de Torres Vedras”, que pretende dar a conhecer todo o concelho Torres Vedras, percorrendo todas as suas Freguesias.
O Projecto é constituído por 20 caches tradicionais, estando 1 em cada freguesia do concelho, terminando numa cache mistério, com vista para a cidade.
Para poderes descobrir a última cache mistério, terás de guardar os números que irás encontrar em cada uma das caches.