Skip to content

Igreja de São Mamede Infesta Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 9/13/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A Cache é em homenagem a São Mamede Infesta e ao seu Monumento principal. Levem caneta e papel , e já agora aproveitem numa boa tarde de sol e levem um lanche :)

Translation

Igreja de São Mamede Infesta

A Cache é em homenagem a São Mamede Infesta e ao seu Monumento
principal. Levem caneta e papel , e já agora aproveitem numa boa tarde de sol e levem um lanche :)

A actual igreja de S. Mamede de Infesta foi iniciada em 27 de Agosto de 1864, tendo sido concluída em 7 de Setembro de 1866. Foi graças a um grande benemérito, natural desta freguesia, Rodrigo Pereira Felício , Conde de S. Mamede, que doou 12 contos de reis para a sua construção.


HISTORIAL DA IGREJA MATRIZ DE S. MAMEDE DE INFESTA
(extraído do trabalho monográfico sobre de S. Mamede de Infesta publicada pela Junta de Freguesia)


Segundo se sabe, a mais antiga seria uma capela em Moalde, conforme texto de doação de D. Unisco Mendes ao Mosteiro da Vacariça - ' da mesma sorte vos damos em Manualde, duas partes da igreja de S. Mamede '- Livro Preto da Sé de Coimbra.
A continuidade desta igreja é-nos dada por várias citações ao longo dos anos: - Venda, em 1 1 3 1, por D. Chamoa Pais e seu marido, ao Bispo do Porto, parte da igreja de S. Mamede.


- Ordenações Afonsinas ( 1258 ) - Igreja de S. Mamede.


- Em 1320, esta igreja figura com o nome de S. Mamede de Thresoires


- Em 1556, a descrição da sua localização no lugar da Igreja.


- Em 1662, na visitação efectuada em 23 de Abril, consta o seguinte: ' que faça de novo a porta principal que cae e reboque a Igreja e fação o Caminho e passadouro da Laranjeira com sua escada de pedra bem comprido '


- Na visitação de 1686, foi dito: 'os fregueses farão o acrescentamento em termo de dois anos pois me constou que por razão de serem muitos, não cabem na Igreja '.


Em virtude da pequena dimensão desta igreja, foi mandado construir uma nova no Monte de Nª. Sª. da Conceição, pelos Balios de Leça, sendo consagrada em 22 de Janeiro de 1735 e o adro em 15 de Fevereiro de 1737, passando a chamar-se Igreja Nova.
A antiga igreja foi ficando em ruínas, e pensa-se que a Capela de S. Cristovão, na Quinta do Dourado poderá estar associada (pelo menos no mesmo local ) à velha igreja. À Igreja Nova sucedeu a actual igreja Paroquial de S. Mamede de Infesta, construída no mesmo local da anterior.
O orago e padroeiro da freguesia é S. Mamede Mártir e tem celebração a 17 de Agosto.


A actual igreja de S. Mamede de Infesta foi iniciada em 27 de Agosto de 1864, tendo sido concluída em 7 de Setembro de 1866. Foi graças a um grande benemérito, natural desta freguesia, Rodrigo Pereira Felício , Conde de S. Mamede, que doou 12 contos de reis para a sua construção.





EPISÓDIO DA INAUGURAÇÃO DA IGREJA MATRIZ


Há, no entanto, um episódio peculiar com a doação e a inauguração desta igreja. Rodrigo Pereira Felício aquando da doação dos 12 contos de reis teria dito que queria uma igreja com duas torres, como a do Senhor de Matosinhos. No entanto, o arquitecto Pedro de Oliveira construiu a igreja à imagem da Igreja da Trindade, portanto, com uma torre só. Aquando da inauguração, estando tudo preparado, Bispo, povo, autoridades, esperando apenas pelo Conde de S. Mamede, Rodrigo Pereira Felício, que chegava do Brasil. Quando a carruagem do Conde chegou ao cruzeiro (actual cruzamento da rua Godinho de Faria com a Av. do Conde) e viu a sua igreja só com uma torre, deu meia volta e retornou ao Brasil, sem mais palavras.


'Esta igreja é exteriormente de aspecto simples mas agradável. Ao entrar uma onda de luz nos envolve. Tem seis altares, fora o da capela-mor, dois na frente do arco cruzeiro e os outros quatro ao lado, dois a cada parte, ficando no meio os púlpitos. São quatro destes de obra de talha, caprichosamente trabalhada. Toda a talha destes altares, assim como a da cimalhas da arco cruzeiro e portas, a tribuna da capela mor que é do mesmo gosto de escultura , pertencia à igreja do extinto convento de Monchique. Os outros altares foram feitos, um de novo, outro dos restos de um altar da antiga igreja. A sua escultura, em extremo simples, destoa inteiramente da dos outros altares. Na capela-mor a tribuna , adaptada para outros lugares de mais amplas proporções, como se recente da deslocarão. Venera-se nesta altar o padroeiro e taumaturgo Sto. Antónío. Aos lados vêem-se dois quadros em relevo, representando um S. João Evangelísta e outro, a Coroação da Virgem. Nos outros altares estão as imagens da Sra. do Rosário, S. Fructuoso, Sra. das Dores e Senhor Morto, Bom Jesus dos Navegantes e Sra. da Soledade. No segundo altar do lado do Evangelho está o Sacramento.
O corpo da igreja tem quatro frestas. Além destes recebe luz por uma clarabóia na capela mor e por três janelas no coro. Este é firmado sobre um largo arco abatido e outros dois mais pequenos e além destes sobre outros dois que se cruzam entre os primeiros e a porta. Este cruzamento de arcos desfeia a entrada da igreja, porém tomou-o necessário a construção da torre que se ergueu sobre a entrada. É de forma simples mas bem lançada '.- in Comércio do Porto – 11/9/1866


Additional Hints (Decrypt)

Fr rh sbffr pevnaçn ren orz znvf sápvy purtne nyv n onvkb. zntargvp

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)