Skip to content

Palácio da Quinta das Águias - SOS LISBOA Traditional Geocache

This cache has been archived.

Team Ribeiro: Game over!
Obrigado a todos os que aceitaram o desafio de encontrar esta cache.

More
Hidden : 11/14/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Iniciado em 1731 pelo secretário de Estado de D. João V, Diogo de Mendonça Corte Real, sofreu algumas alterações em 1841. O complexo inclui o palácio, com capela e quinta.

O seu nome deve-se a duas estátuas de pedra que ladeiam o portão. Jardim com cascata guarnecida de azulejos polícromos e composições cerâmicas nos bancos e alegretes.


Quinta das Águias, R. da Junqueira, nº 138 / Cç. da Boa Hora, nº 3 - 5 e 29; Imóvel de Interesse Público, Dec. nº 2/96, DR 56 de 6 Março 1996. Época de Construção: Séc. XVIII-XIX. Autoria: Engº Carlos Mardel / Arqº Fortunato Lodi.

o A Quinta é também conhecida por "Quinta de Diogo de Mendonça", "Quinta do Visconde da Junqueira", " Quinta dos Côrte-Real" ou "Quinta do Professor Lopo de Carvalho". Merecem referência os milhares de azulejos e o retábulo de Quillard que se encontram no interior da capela do palácio.

AQUI COLOCA O NOME DA FOTO

AQUI COLOCA O NOME DA FOTO

Palácio das Águias, com a sua quinta e jardins, constitui um comprido e estreito rectângulo afunilado a Norte. desenvolvendo-se através de um conjunto de volumes de três pisos que se articulam entre si com cobertura de duas águas, realçado nos cantos por torreões salientes de secção quadrada cujas coberturas, de telha vidrada com beirais salientes, em tronco de pirâmide com mansardas são sobrepostas por pirâmides de maior abertura (...) O acesso ao jardim faz-se através de uma escadaria de lanços divergentes paralelos ao plano de parede que terminam num extenso terraço limitado por balaustrada. INTERIOR: há a destacar o átrio - com pavimento de mármore e tecto de estuque, apresenta no muro de fundo uma porta de ferro forjado (Vasco Regaleira, Fábrica Granja, séc. 20) e emolduramento de cantaria; a escadaria - com um 1º lanço que se desdobra em 2 no patamar médio, o qual possui tecto de estuque abaulado, com clarabóia e lanternim, e ostenta revestimento azulejar nos muros (séc. 20); a Sala de Entrada - com tecto de estuque, levemente relevado, e uma porta de serralharia artística (Vasco Regaleira) e emolduramento de cantaria ; a Sala de Jantar e Sala de Estar - ambas com tectos de estuque; Capela - de pequenas dimensões, com galeria superior limitada por balustrada de madeira e milhares de azulejos setecentistas - do tipo rótulos e pendurados, com figuras episódicas e pilastras nas bordaduras laterais. A sanca apresenta pintura ornamental policromada (grinaldas e cartelas com versículos dos salmos). O denominado jardim grande, fronteiro ao alçado S., apresenta traçado setecentista com muretes de azulejos (cenas de caça), bustos de mármore e espécies vegetais notáveis. Utilização Inicial: Residencial / Agrícola: quinta com exploração agrícola. Utilização Actual: Abandono. Propriedade privada.

Additional Hints (No hints available.)