Skip to content

Rossio de Viseu Multi-cache

This cache has been archived.

Easycure: Dado que é quase impossível manter esta cache com a qualidade que desejávamos, ou seja, com um contentor final adequado a uma multi e não uma cache mini ou nano, decidimos arquivar esta que foi a nossa verdadeira primeira cache!

Obrigado a todos que a visitaram!

Kurisutina e Easycure.

More
Hidden : 12/16/2011
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Rossio de Viseu

“O centro da maioria das cidades é o Rossio, oficialmente a Praça da República”. Em Viseu, esta foi e é o “Salão de Visitas da Cidade”.

As primeiras notícias deste centro cívico, social e também económico, datam do século XVI. É certo que sofreu as transformações inerentes ao passar dos tempos, mas desde sempre se constituiu como um atractivo local de passeio e convívio das gentes de Viseu, sobretudo ao longo dos séculos XVIII e XIX, instituído que foi o passeio público. Hoje em dia continua a ser o coração da cidade, o local por excelência onde se sente o pulsar da sociedade viseense. Porém, o Rossio não é apenas este espaço central, no qual ainda hoje se descansa e passeia à sombra das tílias. Ele forma um todo com as construções envolventes.

O objectivo desta cache é possibilitar a todos a visita a um dos mais emblemáticos pontos da cidade de Viseu. Ao visitar os pontos assinalados irá recolher dados que serão depois utilizados para a determinação da coordenada final. Aqui fica um pequeno mapa a partir da coordenada inicial no ponto 1.

Mapa

1- Jardim das Mães

2- Painel de Azulejos

3- Banco de Portugal

4- Paços do Concelho

5- Glorieta Tomás Ribeiro

Ponto 1- Jardim das Mães

A norte do Rossio, ergue-se um gracioso jardim de exaltação a todas as Mães, um simpático espaço ajardinado dominado ao centro por uma escultura (1940) do estatuário José de Oliveira Ferreira. Surge como um grupo escultórico em bronze, constituído por uma figura feminina sentada sobre as pernas e uma criança que dorme no seu regaço, com um livro aberto entre os braços caídos, sugerindo ter adormecido enquanto fazia os trabalhos escolares, representando uma cena familiar, algo intimista, que evoca o sentimento de ternura… uma criança que dorme no colo de sua mãe…

Aqui devem contar o número de letras da 1ª linha inscrita na estátua – AB

Ponto 2 – Painel de Azulejos

Painel de Azulejos

Constitui-se como um apelativo painel em tintas azuladas, do azulejo fabricado em Gaia em 1931, fazendo o enquadramento da Praça do Rossio e criando uma ambiência festiva e convidativa ao lazer. O Mestre Joaquim Lopes (1886 – 1956) soube captar neste friso azulejar a vivência própria da cidade e das suas gentes num tempo em que se vivia gostosamente.

Aqui devem contar o número de torres de castelo no painel - C

Ponto 3 – Edifício do Banco de Portugal

Banco de Portugal

Na parte leste, destaca-se o edifício do Banco de Portugal. Situado na Praça da República, em frente ao Jardim Tomás Ribeiro e à Câmara Municipal. O Banco de Portugal, em 22 de Julho de 1920, opta por adquirir, em hasta pública, cinco talhões de terreno com a área total de 866 m2 junto à Praça da República no centro da cidade. Em Fevereiro do ano seguinte foi aprovado o projecto do imóvel da autoria do arquitecto João de Moura Coutinho. Os trabalhos prolongaram-se até finais de 1930, altura em que a Agência passou a funcionar no novo edifício onde ainda hoje se encontra.

Edifício revivalista, projectado de raiz para funções financeiras, apresenta uma planta quadrangular, desenvolvida em torno de pátio central, de massa simples, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas e em cúpula, sobre os ângulos curvos.

Aqui devem contar o número de colunas na fachada frontal – D

Ponto 4 – Paços do Concelho

CMV

A poente, o edifício dos Paços do Concelho (Câmara Municipal de Viseu), construção da Segunda metade do século XIX, na qual se instalaram os serviços municipais após anos de nomadismo. Edifício sóbrio e majestoso de ampla fachada de dois pisos, projecto arquitectónico de Matos Cid (1887), que desta forma se impôs no Rossio e o marcou de imediato como centro cívico da cidade que crescia.

Desenvolve-se numa planta em U, onde dois corpos que partem da fachada principal se fecham num pequeno pátio.

Do branco das paredes sobressai a pedra que emoldura as portas e janelas e lhes confere uma certa graciosidade.

No seu interior vale a pena contemplar o lustre de ferro forjado, obra de Arnaldo Malho, subir a imponente escadaria de pedra, ladeada de coloridos azulejos e observar atentamente as pinturas do tecto, fruto dos pincéis do pintor viseense José de Almeida e Silva. Igualmente digno de admiração é o Salão Nobre, devido ao trabalhado em madeira, obra de Mestre António Loureiro.

Aqui devem contar o número de letras na placa, junto à entrada principal (excluindo o símbolo) -EF

Ponto 5- Glorieta Tomás Ribeiro

Glorieta

A deslado do Rossio, contra a fachada poente da Câmara Municipal, o Jardim Tomás Ribeiro, recentemente renovado, oferece-se à cidade como um local ajardinado, de sossego, com um recanto mais intimista e que desta forma romântica homenageia Tomás Ribeiro. Este monumento, de inspiração sevilhana, materializa a homenagem da cidade ao poeta e estadista beirão na passagem do centenário do seu nascimento.

Um espaço também de encontro entre convivas, onde nos podemos demorar e observar como a cidade vive.

Aqui devem determinar a diferença entre as duas datas assinaladas no fundo, junto ao chão na pedra- GHI

SOMA CONTROLO = A+B+C+D+E+F+G+H+I = 30

Coordenada Final

N40° 39. (C-G+1)(D+H+3)(G+I)

W007° 54. (F-E)(A-E)(B+H)

Dado o facto de ser uma cache urbana pedimos que sejam cuidadosos e discretos!

Agradecidos pela visita!

KurisutinaEasycure

Additional Hints (Decrypt)

Fragn-gr an dhnegn r zrgr n zãb à rfdhreqn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)