Skip to content

VG - S. Torcato Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 1/22/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:






Mais um VG que passa despercebido. Como se refere abaixo, os VG podem ser de estruturas construidas para o efeito como as imagens abaixo, ou então utilizar construções edificadas. Este é o segundo caso, encontra-se na torre da igreja de S. Torcato, localizado a 313,69mts de altitude na torre da igreja.

Por aqui ja existiu uma escola de Cantaria (trabalho em pedra) e que dai resultou a propria igreja/basilica. Na giria popular, costuma-se dizer aqui pelo Norte, que quando uma casa (ou algo generalizado) nunca mais se acaba que é como as obras de S. Torcato, que segundo o mito rural diz que "não podem acabar". A Romaria Grande de S. Torcato, é em Julho, sendo uma das maiores romarias do Minho.

São Torcato
Em 719, o exército árabe, comandado por Muça, general de Tarik, aproxima-se de Guimarães. Tentando impedir este avanço, Torcato, bispo de Braga, dirige-se, com os seus fiéis, ao encontro do general árabe, tendo sido martirizado juntamente com mais 27 companheiros. Mais tarde, o seu corpo foi descoberto sob um monte de pedras, no local onde hoje se ergue a “capela da Fonte do Santo”.

Conta-se que um cego “viu” cair uma estrela precisamente no local onde se encontra a “capela da Fonte do Santo”. Então, o povo começou a cortar as silvas que cobriam o local, tendo descoberto o corpo daquele que viria a ser S. Torcato.

Tendo-se decidido remover dali o corpo, tomaram uma junta de bois para o efeito, só que estes, chegados a um determinado local, não andaram mais. Tal facto deu origem à construção de uma igreja naquele local para que o corpo lá pudesse permanecer. Mais tarde foi incluída no Mosteiro de S. Torcato.

O Santuário

Em 7 de Maio de 1825 inicia-se a construção do primeiro santuário, com base num projecto do arquitecto vimaranense Luiz Ignácio de Barros Lima. Deste templo apenas se concluiu a capela-mor, onde a 4 de Julho de 1852 foi exposto o corpo de S. Torcato.

O actual Santuário foi construído a partir de um projecto, de 1868, do arquitecto alemão Bohnfledt, alterado posteriormente pelo arquitecto português Marques da Silva. É uma obra de arte invulgar, construída em granito, cor de cinza. Em 1892, foram colocados os dois anjos de pedra sobre o pórtico. Inaugurado em 1946, este templo, não chegou a ser concluído. Por executar ficaram a capela-mor, as capelas laterais e a cúpula do transepto. As obras recomeçaram em 1982, estando quase concluídas. Na sua estética, misturam-se elementos do gótico, românico, renascentista e clássico. A fachada apresenta duas torres, em agulha e um pórtico de estilo indefinido e, na parte superior, um varandim em arcaria, a que se tem acesso pela escadaria da torre. A esta sobrepõe-se um nicho, com a estátua de S. Torcato, encimada por uma cruz. O carrilhão, de 14 notas, tem uma tonalidade musical ímpar e criou uma tradição própria no bimbalar dos sinos.

A planta, em forma de cruz latina, de braços alongados, é de uma só nave, coberta por uma abóbada ligeiramente abatida.

Dimensões: nave central com 57.5 x 17.5 m2 e com uma altura até aos telhados de 26.5m; transepto com 37.1 x 11.4 m2; e torres sineiras com 7.5 x 6.3 m2 aproximadamente 50.0 m de altura.
 
Fonte aqui.

Vértices Geodésicos:

Conjunto de todos os vértices geodésicos e das suas relações geométricas, distribuídos pelo país, colocadosem posições dominantes de forma a garantir intervisibilidade, devidamente coordenados. Estão materializados através de diversas formas geométricas, como pirâmides ou troncos de cone sobre cilindros (bolembreanas) ou são coincidentes com estruturas já existentes.


Um VG ou vértice geodésico (popularmente chamado "talefe" em Portugal, e "Pinoco" no Norte de Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.

A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:

1ª Ordem - pirâmides distando 30 a 60 km

2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km

3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km


O número de vértices existentes na totalidade do território (Portugal Continental e Regiões Autónomas) é, actualmente, de cerca de nove mil, repartidos por vértices de: Continente: 1ª Ordem (cerca de 120), 2ª Ordem (cerca de 900) e 3ª Ordem (com uma densidade aproximada de 1 vértice por cada 10 km²) Arquipélago dos Açores: cerca de 500 Arquipélago da Madeira: cerca de 150 A RGN é a infra-estrutura básica onde se apoia toda a cartografia do País, e que serve todos aqueles (empresas, autarquias e outros organismos públicos e privados) que, por força das suas actividades, necessitam de referenciar geograficamente os seus projectos (os Planos Directores Municipais, por exemplo).

O Centro Geodésico de Portugal, está situado na Serra da Melriça, freguesia e concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco.

Encontrando-se a uma Altitude máxima ao Nível do Mar de 592m (anm/asl) é delineado fundamentalmente pelo Marco Geodésico padrão, pelo Museu da Geodesia e áreas envolvente de apoio e estacionamento.

O Marco Geodésico, é conhecido popularmente por "Picoto da Melriça", sendo constituído por um vértice geodésico de 1ª ordem, piramidal, em alvenaria com 3 metros de base e 9 metros de altura e está desde á muito associado à história da cartografia moderna em Portugal. Esta iniciou-se no século XVIII, no reinado de D. Maria I, quando a soberana convidou a Academia Real da Marinha, a iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, para a realização da Carta Geográfica do Reino.

A importância do Marco Geodésico padrão, resulta de que foi a partir deste ponto, que se deu início à marcação dos restantes 8.000 vértices geodésicos de Portugal Continental.

As coordenadas do Marco Geodésico são: latitude: N39º 41´ 40,14" longitude: W8º 07´ 49,80" que corresponde ao Maidenhead Locator IM59wq. Nele pode-se encontrar a geocache
(GC1E4NM) integrada nas caches Lusitani.


A CACHE:
A cache é uma embalagem tradicional pequena de plástico. Contem logbook e stashnote. Deixem como encontraram, tapada com aquela pedrita. O sitio onde está a cache é muito movimentada MAS está facil acesso.
Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.

Espero que gostem.

Mais uma cache by:

ENJOY!


free counters

Additional Hints (Decrypt)

CG: cnen baqr dhrerf ve? RA: jurer qb h vagraq gb tb?

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)