Skip to content

A Capela de Seiça Traditional Geocache

Hidden : 4/26/2013
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Está no local? Está . Está no poste? Não . Não vandalizem. Não está no poste nem em nenhum dos seus componentes. Não está na caixa elétrica. Não está na placa de pedra da inauguração, não tirem os parafusos. Não está na oliveira. Nas referências a coordenadas erradas, metam também as coordenadas certas e com que GPS foram tiradas mais a margem de erro.

A Capela de Seiça

Reza a lenda que, no século IX a.C., o castelo de Montemor-o-Velho (onde ainda hoje se encontra a localidade com o mesmo nome) se encontrava sitiado por muçulmanos que iriam atacar a população.
O comandante da legião montemorense era um tal Abade João, homem pragmático e racional, a quem cabiam as mais penosas decisões. As provisões diminuíam de dia para dia, as enfermidades aumentavam e a batalha estaria certamente perdida, já que os árabes eram muito mais numerosos e ferozes que os cristãos.
Aumentando ainda mais o carácter drástico da situação vivida, os muçulmanos, para além de chacinar os homens e saquear a povoação, iriam certamente violar e escravizar as mulheres e crianças da localidade que sobrevivessem ao ataque. Tal destino, aos olhos do Abade João, seria pior que a morte. Sendo assim, levado pelo desespero, mandou degolar todas as mulheres e crianças (começando pela sua própria família), partindo depois para a batalha.
Depois de muitos combates e perseguições, os cristãos acabaram por sair (contra todas as previsões) triunfantes nos campos de um sítio a que se chamava Seiça. Mas a vitória sabia a fel depois dos terríveis assassinatos bem-intencionados.
Apareceu então um cavaleiro com a boa nova que todas as mulheres e crianças sacrificadas haviam ressuscitado por intervenção de Nossa Senhora, permanecendo uma única prova do massacre: uma linha no pescoço onde haviam sido degolados.
Comovido com o milagre, o Abade João renuncia a todos os confortos da vida que levara e decide fundar uma pequena capela (que ainda hoje existe, a belíssima Capela de Seiça) onde viveria o resto da sua vida, em isolamento. Dentro da capela pode-se encontrar uma imagem da Senhora de Seiça com uma linha vermelha ao redor do seu pescoço, simbolizando o milagre que aconteceu há mais de um milénio.

Cache só com Stashnote e logbook.

É necessário levar algo para escrever.

Em època de festividades é impraticavel fazer esta cache. De 13 a 15 de Agosto

Bibliografia:

CESAN

http://mosteirodeseica.com/

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)