Skip to content

Estação de Pavia Traditional Geocache

This cache has been archived.

Parrachila: fim

More
Hidden : 10/19/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

 
A Estação de Pavia faz parte do Ramal Évora/Mora , é um caminho de ferro português extinto, com cerca de 60 quilómetros de extensão, que ligava a cidade de Évora à vila de Mora, servindo várias povoações dos concelhos de Évora, Arraiolos e Mora; foi inaugurado em 1908.
 

Nos inícios de 1903, uma comissão de agricultores e proprietários de Évora, Pavia, Cabeção e Arraiolos divulgou uma circular em todas as localidades pela Linha de Ponte de Sor, pedindo que fizessem o possível junto do Estado, para que fosse decretada a construção da Linha; o propósito era criar uma grande associação dos habitantes da região, de forma a obter concessões para os terrenos e outras facilidades, e assim acelerar o processo para o início da construção. Nessa altura, a autarquia de Mora entregou uma representação ao Ministro das Obras Públicas, pedindo a construção da Linha. Em 16 de Março, uma portaria aprovou a realização de obras na Estação de Évora, de forma a ficar ampliada, e também ficar desde logo preparada para a ligação às Linhas do Guadiana e de Ponte de Sor, que nessa altura se previa que entrariam pelo lado Sul da estação. Nesse ano, o Ministro das Obras Públicas, o Conde de Paçô Vieira, apresentou uma proposta de lei para a construção de várias ligações ferroviárias, incluindo a Linha de Ponte de Sor, por troços sucessivos, e com o apoio financeiro do Fundo Especial de Caminhos de Ferro

A escassez de passageiros e de mercadorias foi a razão apontada para o encerramento definitivo da linha em 1990, no seguimento de igual justificação para o encerramento das várias centenas de quilómetros de via-férrea encerrados entre 1987 e 1992. O que é facto é que os horários eram poucos e desajustados, afastando os utentes que foram obrigados a procurar outras alternativas. Poucos anos depois os carris foram removidos.

 

Additional Hints (No hints available.)