PR16 - Caminhada Exótica Event Cache

btreviewer: Passou tempo suficiente sobre a data do evento e é altura de o arquivar de forma a que não apareça desnecessariamente nas procuras efectuadas na zona.

Obrigado a todos os que estiveram presentes e que colaboraram.

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

Hidden : Sunday, November 11, 2012

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Se és geocacher ou muggle, gostas do contacto com a natureza enquanto convives com outros como tu então este evento é para ti. O objetivo é formar um grupo para percorrer o PR 16 - Caminhada Exótica.

MilheiroenseBTT

PR16 - Caminhada Exótica - Serra da Freita
Dia 11 de Novembro de 2012 (Domingo)

Programa:
08h30: Ponto de encontro final N40º52.612 W008º17.907 Estacionamento junto a aldeia do Merujal.
08h45: Início da caminhada na Aldeia do Merujal
11h45: Fim do percurso (estimado), na Aldeia do Merujal

Ficha Técnica:
Partida e Chegada: Aldeia do Merujal (Serra da Freita)
Âmbito: PR por caminhos rurais e de montanha.
Tipo de Percurso: Estradão e caminho tradicional; inicialmente com pedras soltas Depois regular e sempre bem definido; na parte final algum asfalto.
Distância a Percorrer: 9,0km (em circuito)
Duração do Percurso: Cerca de 3h00
Nível de dificuldade: Baixo/Médio, requerendo alguma prática.
Época Aconselhada: Todo o ano.
Desníveis: Mediamente acentuados, com um grande ascendente e um grande descendente.
Altitudes: Merujal (870m)> Parque de Campismo (900m)> Souto Redondo (650m)

Sinalética

O “PR16 - Caminhada Exótica”, é um percurso pedestre de Pequena Rota marcado, nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. As marcas com tinta amarela e vermelha estão de acordo com a figura.

Notas:
» Devem levar água (!não deve nunca faltar água!), e comida, alimentos práticos e energéticos (ex. barras energéticas, marmelada).
» Material necessário: - Roupa e calçado adequado a caminhar no campo/natureza e à meteorologia do dia.

Sabia que:
A caminhada ao ar livre, com obstáculos naturais, beneficia o organismo, proporcionando de maneira suave e natural ótimos resultados:
- A respiração tende a normalizar-se e o pulmão é “chamado” a exercer sua real capacidade.
- Os músculos do organismo, de maneira harmoniosa, natural e sincronizada, têm a oportunidade de movimentarem-se, o que os revigora e fortalece.
- A circulação sanguínea torna-se mais eficiente, levando uma oxigenação interna maior.
- Muitas toxinas são eliminadas através do suor.
- O sistema nervoso é muito beneficiado.
- O cérebro, oxigenado, torna-se muito mais ativo.
- Fortalece-se o coração.
- Contribui para a cura da obesidade.
- Destrói a celulite e evita a flacidez.
- Rejuvenesce a pele.
- Garante a flexibilidade.
- Reduz problemas cardíacos.
- Combate a hipertensão.
- Controla o stress.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Aumenta a disposição e a capacidade de resolver problemas.
- Favorece a auto-estima.
- Diminui cerca de 20% o risco de cancro.
Existem muitos mais benefícios em andar a pé. A caminhada mantém os ossos sadios e fortes. O repouso constante descalcifica e enfraquece os ossos, por isso, caminhar previne a osteoporose e garante a normalidade das articulações. As cartilagens das articulações permanecem espessas e resistentes, protegendo as extremidades dos ossos dos atritos e do peso.
Caminhar regula os níveis de colesterol no corpo actuando na diminuição de gorduras “ruins” no organismo acumulando-se nas paredes dos vasos sanguíneos causando derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

Placas

Descrição do percurso:

O itinerário tem início na aldeia do Merujal. Regresse à estrada de alcatrão e vire à direita na direcção de Albergaria da Serra. De seguida, opte pelo primeiro caminho de terra, à esquerda. Irá passar por um pinhal e por uma zona de matos baixos, por entre blocos de granito.

Ao descer, repare nas árvores exóticas que vai encontrando. Chegado ao ponto mais baixo do percurso (400m), e após atravessar a linha de água, irá deparar-se com um pinhal velho, com alguns eucaliptos, exemplares imponentes debaixo dos quais se observam castanheiros, freixos, carvalhos ou pinheiros e silvados. Continue em frente até encontrar um primeiro desvio à direita. Aí inicia-se a subida através de uma área de regeneração espontânea de vegetação, após um incêndio cujos vestígios ainda se fazem notar.

Ao encontrar um caminho florestal bem definido, que corresponde ao segundo desvio à direita, vire, começando a subir a encosta por trajecto em zig-zag bastante íngreme. Siga sempre pelo caminho melhor definido que irá terminar, no fim da subida, noutro que percorre a encosta ao longo de curvas de nível. Aí vire à direita.

Siga em frente e encontrará a estrada de alcatrão. Neste ponto opte pela esquerda e entre no primeiro trilho de terra. Quase de seguida vire à direita por um antigo caminho rural entre muros. Na encosta terá uma vista ampla. Entre e atravesse o pinhal até chegar a um pequeno vale com pinheiros-silvestres e tuias. Chegará de novo a uma estrada de alcatrão, onde terá que virar à direita na direcção do Parque de Campismo do Merujal.

Mais à frente, vire à esquerda, na direcção da Frecha da Mizarela. Pouco depois haverá um desvio à direita, não sinalizado, para a aldeia do Merujal, término do percurso.

(Fonte: “Folheto PR16”)

Mapa

Dhnydhre qhivqn pbagnpgne 914085525.