Skip to content

A 1ª GEOCACHE [da] FATELA - (ver Foto Spoiler) Traditional Geocache

Hidden : 12/2/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


ANTES DE FAZER A CACHE, VER A DICA E A FOTO SPOILER
ANTES DE FAZER A CACHE, VER A DICA E A FOTO SPOILER
ANTES DE FAZER A CACHE, VER A DICA E A FOTO SPOILER
ANTES DE FAZER A CACHE, VER A DICA E A FOTO SPOILER
Agora que já chamei a sua atenção, passo a explicar. O acesso a cache é pelo lado de fora da rede. Não são permitidas pessoas no terreno interior. Não passe por cima da rede ou do portão de madeira. Veja a dica e a foto Spoiler (que explica exactamente como fazer) e evite o arquivamento da cache... Caso o terreno do lado de dentro da rede se encontre novamente espezinhado ou a rede amachucada na parte superior a cache será imediatamente arquivada. Está na sua mão manter a cache activa... Se não souber ler, peça a quem saiba. Com uma indicação tão precisa, parece incrivel que alguem faça, diferente do que é indicado!
Obrigado pela atenção e compreensão.


FATELA


Brasao freguesia


Fatela (Adj.) - de mau gosto, má qualidade ou grosseiro, segundo o gosto popular.

Freguesia do concelho do Fundão (distrito de Castelo Branco), distando 7 km  da sede de concelho. Situa-se na Cova da Beira e tem vista priviligiada para as Serras da Estrela e Gardunha. Tem uma área de 11,01 quilómetros quadrados e 564 habitantes (2011). Densidade: 51,2 hab/km².

Tem como edifícios religiosos - A Igreja Matriz, a Capela do Mártir S. Sebastião, a Capela do Divino Espírito Santo, a Capela da Senhora da Conceição, um nicho na Carreira dedicada ao Senhor dos Aflitos, e, de construção recente, uma Capela do Anjo da Guarda.

Dignos de menção são ainda o Campanário (da Igreja Matriz) e o Cruzeiro da Vila Pouca.

Esta terra é caracterizada por um grande número de Fontanários. Fonte da Vila Pouca, Fonte do Anjo da Guarda, Fonte das Fontainhas (Rua da Ladeira) e a Fonte do Povo, no centro da vila. A água desta última é aproveitada para o tanque público e é morna no Inverno e Fria no Verão.

A Fatela é ainda servida pela ligação ferroviária da linha da Beira Baixa, embora a estação se situe a uns 3 km (indo por caminho rural), e por transporte rodoviário que a liga ao Fundão.


fonte do povo  sinos
cruzes  
(da esquerda para a direita: fonte do povo, torre sineira da igreja matriz, três cruzes da Capela do Espirito Santo)

Em estado de abandono, talvez por estar longe do centro da vila, está um palacete, que serviu de morada aos condes de Penalva d'Alva. Terá sido construída no século XIX e é do estilo Revivalista - Neoclássico.
Habitou nesta casa Eugénia Henriqueta Alves Valdez, 1ª condessa de Penalva d'Alva (Nasceu a 13.01.1840, Morreu em Beira Baixa, Fatela 10.12.1920). Foi-lhe concedido o título de Condessa de Penalva d'Alva, em viúva, por decreto d'El-Rei D. Luís I, em 14.10.1886.
(http://pagfam.geneall.net/1180/pessoas.php?id=1017005)
(http://www.geocities.ws/penalva_de_alva/Aristocracia.html)

Esta propriedade é privada! No entanto pode observa-la do local onde se encontra a cache (cerca de 200m), ou no waypoint adicional que forneço. Neste waypoint adicional, junto ao ribeiro (à entrada do portão da quinta) era onde antigamente a população lavava a roupa.
O objectivo desta cache é dar a conhecer este edificio, ainda que, do lado de fora.


(Agradeço fotos do exterior do palacete, de quem os quiser postar junto com o log, já que me esqueci de tirar).

Festas e Romarias
Mártir São Sebastião (Domingo Magro), Espírito Santo (7 semanas após a Páscoa) e Anjo da Guarda (2º Domingo de Agosto.

O Toponímico da Fatela

Ao que parece é palavra árabe e significa vitória de Alá. Os árabes invadiram a Península Ibérica em 711 da nossa Era, destruíram a Covilhã e bateram-se possivelmente aqui, daí talvez a palavra. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fatela)


A Cache (importante ver as fotos spoiler e a dica para evitar o arquivamento da mesma:

É do tamanho Small, podendo conter alguns objectos. LEVE MATERIAL DE ESCRITA
Esta cache é para fazer durante o dia, para não correr o risco de ser confundido com algum ladrão. Embora um pouco afastada do povoado principal existem habitações perto e com cães que fazem barulho... Tenha sempre em atenção que pode estar a ser observado. Seja discreto na procura e não denuncie o local da cache.
Se levar crianças, nao as perca de vista. Há um ribeiro ali ao lado, normalmente coberto de silvas. Para aceder a cache terá de passar por um acesso estreito, mesmo ao lado de uma linha de água, que desagua no ribeiro (na ultima intervenção que fizeram ao caminho, também levaram uma grande pedra, estando agora a descoberto um buraco). 
buraco 
(buraco)


O terreno onde a cache está colocada é da minha avó e por issoprivado. Não passe a rede ou o portão de madeira. O acesso a cache é feito pelo lado de fora da rede (veja a dica e a foto spoiler). Como nestas aldeias, as pessoas desconhecidas são vistas com desconfiança, se for abordado por alguem em tom pouco amistoso, mensione que está ali com autorização do Silvio, filho do Sr. José Frade (e neto da dona do terreno - a dona Amélia), ou então que está a procura de um terreno para comprar.

 

Additional Hints (Decrypt)

(ire sbgb Fcbvyre) - Qb ynqb qr sben qn erqr, ireá rz seragr hz crdhrab zheb qr gvwbyb, dhr rfgá rager n yvaun qr áthn r b cbegãb qr znqrven. Zbin pbz phvqnqb b crqnçb qr gvwbyb fbygb qb ynqb rfdhreqb, zrgraqb n zãb cbe onvkb qn erqr (ire sbgbf fcbvyre). Zrgn n zãb yá qrageb r cebpher qb ynqb qvervgb. Cbe cerpnhçãb hfr frzcer yhinf. Ab svany, qrvkr n erqr rz onvkb pbzb rfgnin. B nprffb à pnpur é srvgb qb ynqb qr sben, aãb ragene an cebcevrqnqr!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)