Distrito
Santarém
Concelho
Santarém
Freguesia
Amiais de Baixo
Povoação/Lugar
Vale da Vargem e Variante
Localização
O Vale da Vargem localiza-se num extremo de Amiais de Baixo, da direcção de Amiais de Cima, na Rigueira. A Fonte do Pisão, actualmente conhecida pela Fonte da Variante, por se localizar junto de um arruamento novo, que retirou o transito do centro desta povoada sede de freguesia.
Província hidromineral
A / Bacia hidrográfica do Rio: Tejo
Zona geológica
Bacia Terciária do Tejo
Fundo geológico (factor geo.)
Rochas sedimentares – calcários
Dureza águas subterrâneas
0 a 100 mg/l de CaCO3
Instalações/ património construído e ambiental
A Fonte de S. Gens resume-se a um tubo de plástico saindo de um pequena construção em cimento, na margem de uma linha de água: Naquele rigeurinho vai por ele acima, e uma fontezinha onde está sempre a água a correr… havia assim um buraco e corria a água… Deve lá estar nas hortas um rapaz que arranjou aquilo há pouco tempo.
Aquilo nunca ninguém utilizou aquilo, mas corre sempre de Verão e Inverno corre sempre lá a água. O “rapaz” autor do arranjo não se encontrava na horta, fiquei sem saber, se dava alguma utilização á água daquela nascente, mas sobretudo fiquei sem saber se aquele monte de grandes lajes de pedra trabalhada à beira do caminho não eram pertença da antiga fonte de S.Gens.
A Fonte do Pisão ou da Variante como é actualmente mais conhecida, é actualmente um fontanário, à beira de um eixo viário, actualmente a zona de crescimento urbano desta freguesia. O fontanário encontra-se abaixo do nível do solo, terá sido inteiramente renovado no final da década de 70 (séc. XX), coberto a azulejos de padrão andaluz industrial, tem sobre as bicas um outro painel policromado representando o Anjo da Guarda. A água corre de duas bicas metálicas para duas pequenas pias. Por detrás do fontanário a arca ou depósito foi também “ajardinado” com bancos e o mesmo tipo de azulejos.
Separado do chafariz por uma pequena rua está o Lavadouro com os 4 grandes tanques, a polidas pedras de esfregar a roupa compravam uma existência muito anterior à cobertura em tijolo e cimento que lhe acrescentaram.
Historial
“…. No sítio a que chamam Valdavarge, esta uma fonte, cuja água tem raríssima virtude para fazer sair as sanguessugas, que qualquer pessoa ou animal tiver na garganta…” (Aquilégio, 1726,98). Já ninguém recorda esta qualidade, aliás é já difícil encontrar quem se recorde do local onde era a Fonte de S. Gens. Actualmente um cano de plástico espetado num cubo de cimento, quanto ao santo, migrou para a igreja paroquial e já não tem direito a sair na procissão:Tiraram o Santo que foi para a igreja… Dizem que apareceu lá o S.Gens … é todo em pedra é muito pesado, já lhe fizeram uma grande espinha nas costas que tiraram uma data dela… Dantes saia na procissão, depois deixaram-no lá que ele é muito pesado.
Quanto à Fonte do Pisão, só tive conhecimento da sua existência em visita ao local, mas curiosamente ninguém sabe ao certo a sua denominação, uns chamam-lhe fonte da Variante, outros confundem com a de S. Gens, há ainda quem a denomine de Anjo da Guarda. Quanto ao pisão que terá dado a sua denominação original já nem memoria existe, aqui fica um diálogo sobre os diferentes topónimos:
H - Sabes o que este homem está a perguntar? Se a fonte de S.Gens ainda existe?
M – Olha é esta .
H – Não esta não é a fonte de S.Gens, esta é a fonte do Pisão.
M - A mim disseram-me que esta era a fonte de S.Gens, mudaram-lhe o nome para aqui… eu até fiquei no outro dia admirada, porque a fonte de S.Gens era …
H- Na Rigueira …
M- Eu fiquei admirada que sempre conheci esta como a fonte do Pisão…
A cache
A cache apenas contem o logbook pelo que têm de levar material de escrita.
Cuidado com os muggles!
Boas caçadas !