Skip to content

1/7 - PT As maravilhas da Natureza Traditional Geocache

This cache has been archived.

CPD_Team: Foi arquivada para dar lugar a um PT novo.

More
Hidden : 2/23/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Fórnea - Fungalvaz
A Fórnea, local integrado nas Serras de Aire e Candeeiros, constitui uma das muitas belezas de Fungalvaz. Segundo os entendidos na matéria, a Fórnea tem um rio subterrâneo cujo nível da água sobe sempre que chove mais intensamente.
Em anos mais chuvosos este chega a ter um grosso caudal, que se mantém até ao início do Verão. Nas serras que aconchegam a ribeira e que a acompanham no seu percurso até Fátima, muitas são as grutas alcandoradas que convidam a que os caminhantes por elas se encarrapitem.
É também um local de abundante crescimento de agriões, e a ribeira chega a ficar completamente coberta por um manto de pequenas flores brancas, o que é digno de se ver!


Cascatas da Ribeira da Beselga - Assentis
É um local recôndito para a maioria dos habitantes da freguesia de Assentis. No entanto é a mais bela paisagem natural existente na freguesia.
Quem circula pela estrada de terra batida que liga as localidades de Fungalvaz a Beselga de Cima quase que nem se apercebe da existência de um santuário natural que se encontra no leito da ribeira.
As águas provenientes da Ribeira da Fórnea em Fungalvaz vão descendo seguindo o seu trajecto normal até entrarem na Ribeira da Beselga. É a meio do percurso entre Fungalvaz e Beselga, que se encontra uma linda queda de água em várias cascatas que altera o normal curso de água e embeleza o local. Quem passa na estrada quase que nem se apercebe.
A forte vegetação lateral à estrada e os densos silvados ocultam a bonita paisagem natural. O primeiro sinal é dado pelo som provocado pela queda da água. É uma paisagem única. A tentação leva qualquer um a aproximar-se do local para o observar mais de perto.
Durante o Outono/Inverno, o cenário é...

As quedas de água são originadas pelo paredão de pedras que ali existe, e que, pelo que se observa no local, tinha antigamente por objectivo fazer com que parte da água da ribeira fosse canalizada através de ramais laterais para alguns moinhos e até para um lagar de azeite. No local ainda existem alguns vestígios.

Texto retirado de uma cache que existiu perto das cascatas, mas que foi arquivada. Espero que o Owner não se importe que o tenha usado.
Power Trail
Este power trail tem duas partes. A primeira parte que é constituída por 4 caches que pode ser feita de carro, ou de bicicleta.
Para fazer a segunda parte (675 Mt) estacionem o cachemóvel nas coordenadas do Waipoint indicado na 5ª cache e faça o resto das caches a pé ou de BTT, para contemplar a maravilhosa paisagem. Espero que gostem.
A CACHE
ATENÇÃO na abordagem à cache, pois em dias de chuva pode tornar-se um bocado perigoso.
O container contém stashnote e logbook. Levem material de escrita.
Divirtam-se e boas cachadas.
Não mudem o container se sítio por favor, deixem tudo como encontraram.
PÓDIO

Additional Hints (No hints available.)