Skip to content

Parabéns a você, GEOCACHING-PT! Aos Capuchos! Event Cache

This cache has been archived.

geocachingpt: Obrigado a todos os que participaram neste evento!

More
Hidden : Saturday, April 13, 2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


10º Aniversário do Geocaching@PT

Abril 2003-2013

10 anos atrás, surgiu o www.geocaching-pt.net. Desde então, muita mudança houve, mas a vontade de juntar a malta que partilha interesses comuns, mantém-se.

Para o 10º aniversário, vamos fazer 10 eventos. Nada de muito complicado. Apenas 10 oportunidades, entre tantas outras, para a malta se encontrar:

2013/04/12 - PhotoWalk [Lisboa]
2013/04/13 - Aos Capuchos! [Caparica]
2013/04/14 - Pic-Nic [São Brás de Alportel]
2013/04/20 - Caminhada Piquenique [Alcanena]
2013/04/21 - NoPaint [Negrais]
2013/04/24 - Noite de Cinema [Lisboa]
2013/04/25 - Vamos à Cabreira [Vieira do Minho]
2013/04/26 - ExpoGeocoin [Lisboa]
2013/04/27 - Bowling [Castelo Branco]
2013/04/28 - Arborismo [Figueira da Foz]

Desta vez, propomos uma...

Caminhada nos Capuchos [Caparica]

Venham divertir-se a fazer este percurso circular de 6 km, inserido num ambiente natural fantástico. Tomaremos contacto com a riqueza paisagística, geológica e botânica da zona.

Percurso: Partindo do Convento dos Capuchos, vamos usar os trilhos que seguem pelo topo da Arriba Fóssil e passar por uma sucessão de miradouros naturais. O regresso é por baixo, pelo caminho que atravessa os campos agrícolas das Terras da Costa. Partes do nosso percurso coincidem com o percurso de pequena rota que está marcado na zona. [Para quem tiver pouco tempo disponível, é possível fazer os primeiros mil metros com o grupo e regressar ao ponto de partida caminhando pela estrada pavimentada.]

Dificuldade: Média. O caminho é tendencialmente plano, mas a facilidade da progressão é um pouquinho prejudicada pelo facto de alguns trilhos florestais serem estreitos e não completamente regulares. A meio do percurso há uma descida acentuada, mas sem problema. Contudo, a parte final poderá ser um pouco cansativa, pois a Via Pablo Neruda é sempre a subir e um pouco longa.

Perigos: Em dois ou três pontos de maior beleza, é preciso resistir à tentação duma aproximação excessiva ao limite da falésia. Há um relato recente dum cão que teve problemas por causa das lagartas processionárias, mas terá sido um problema raro, pois nunca observei tais lagartas na zona.

Ponto de encontro: Frente ao Convento dos Capuchos (Caparica)
Hora de encontro: 9h30
Partida para a caminhada: 10h00
Final previsto: 12h00/12:30

Serviços no local: No belo jardim do Convento dos Capuchos já dois bebedouros de água que funcionam bem. Também existem instalações sanitárias que estão abertas, no mínimo, de 4ª a sáb. das 10:00 às 18:00.

Logs: Para marcar o Attended online, não é necessário participar na caminhada, mas é preciso aparecer nas coordenadas do evento entre as 09h30 e as 10h00, para assinar o logbook.

Track GPS: capuchos-track.gpx

Caches: O nosso percurso passa junto de meia dúzia de caches que nada impede de serem visitadas.

Trackables: Façam o drop de TBs ou GCs aqui na página do evento. Possíveis motivações: visita do trackable ao evento; transferência mão a mão durante o evento; mostrar trackables a quem quiser registar "discoveries".


História da Arriba Fóssil e das Terras da Costa

Há 15 milhões de anos: O mar invadia toda esta zona.
Há 10 milhões de anos: O mar retirou-se, libertando novos territórios emersos.
Há 1.5 milhões de anos: O Tejo desaguava na Fonte da Telha, mas os movimentos tectónicos forçaram-no a migrar para o seu leito atual.
Antes do terramoto de 1755: A arriba estava "viva", no sentido em que tinha contacto com o oceano. Os mapas da altura assinalam apenas um simples cordão de areia a separá-la do mar.
Depois do terramoto de 1755: O terramoto fez emergir a vasta área onde hoje existe a Costa da Caparica. A arriba passou para o estado de "fóssil", que por definição, no caso das arribas, significa que deixou de ter contacto com o oceano.
Meados do sec. 19: A vasta área na base da arriba era inóspita e insalubre, cheia de zonas pantanosas junto a vastos areais. Um paludismo endémico atormentava as populações residentes. A drenagem dos terrenos e a arborização das dunas melhoraram a salubridade e a estabilidade dos solos, o que permitiu a fixação de mais residentes.
Finais do sec. 19: A atividade agrícola principal das Terras da Costa era a vinha, mas um ataque de filoxera fez os agricultores converterem-se para culturas hortícolas, o que se mantém hoje.

GEOCACHING@PT

Additional Hints (No hints available.)