Skip to content

II Caminhada GeoPedestrianismo > Ciclovia GMR/FAF Event Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Passou tempo suficiente sobre a data do evento e é altura de o arquivar de forma a que não apareça desnecessariamente nas procuras efectuadas na zona.

Recordamos que os eventos devem ser arquivados pelos organizadores 30 dias depois da sua data ou quando todos os registos estejam efectuados.

Obrigado a todos os que estiveram presentes e que colaboraram.

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : Thursday, May 23, 2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




GeoPedestrianismo > Ciclovia GMR / FAF

Para quem gosta de ambientes naturais, nada melhor que um evento direccionado para uma boa caminhada e a possibilidade de ser surpreendido com a peculiaridade de alguns lugares de extrema beleza.


Ciclovia GMR / FAF
Dia 23 de Maio de 2013 (Quinta-Feira)


Programa:

08h15: Ponto de encontro N 41° 27.375 W 008° 16.006.

08h30: Início da caminhada.

13h00: Fim da caminhada (previsão).
Regresso de Autocarro ou a pé (O regresso a pé são cerca de 02h30)

Ficha Técnica:

Partida e Chegada: #01 - Ciclovia GMR / FAF.

Âmbito: Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico.

Tipo de Percurso: Ciclovia - Linear.

Distância a Percorrer: 17,46km.

Duração do Percurso: Cerca de 6h00 (4h00 ida - 2h00 volta)

Nível de dificuldade: Médio, requerendo alguma prática.

Época Aconselhada: Todo o ano.

Desníveis: (sem informação).

Altitudes: (sem informação).

Notas:

» Devem levar água (!não deve nunca faltar água!), e comida, alimentos práticos e energéticos (ex. barras energéticas, marmelada).

» Material necessário:

» Roupa e calçado adequado a caminhar no campo/natureza e à meteorologia do dia.

Descrição do Percurso:

Depois de desactivada, a antiga linha ferroviária que unia as cidades de Guimarães e Fafe foi então transformada em Ecopista. Ao longo de toda a sua extensão a Pista é intersectada diversas vezes por cruzamentos com estradas principais e secundárias, proporcionando aos utilizadores múltiplos acessos de entrada e saída. Após uma ligeira subida, o trajecto do lado de Guimarães é praticamente sempre a descer até se encontrar com o percurso de Fafe, em Infantas. O piso é asfaltado e tem pintado no centro um traço contínuo branco que separa o tráfego nos dois sentidos com largueza suficiente. Também possui sinalização Vertical e Horizontal específica. O trânsito motorizado está proibido em toda a Pista de Cicloturismo e, com excepção do primeiro cruzamento, em todos os outros os utilizadores da Ecopista têm prioridade sobre quem se apresenta, tanto pela direita como esquerda.

Conselhos Úteis

Caminhadas

Caminhar, um acto que era tão natural para o homem nas suas deslocações na procura de alimentos ou para mudar de local de pernoita por motivos das estações do ano que implicavam mais frio ou mais calor.

Hoje em dia, em que todas as deslocações são feitas de automóvel ou de transportes públicos, já não efectuamos caminhadas. E este simples acto passou-se a chamar Pedestrianismo. Nome pomposo para a caminhada associada a uma actividade desportiva, não competitiva, praticada essencialmente em ambientes naturais ao ar livre, funcionando como forma de escapar ao stress e sedentarismo do dia a dia vivido nas cidades, permitindo ao mesmo tempo um maior conhecimento de nós próprios.

Ao praticar o pedestrianismo na natureza, incentivamos a observação do meio, levando a um maior conhecimento dos valores naturais, como a fauna, a flora, a geologia, assim como o conhecimento do nosso país, das diferenças culturais e muitas vezes das dificuldades existentes no interior e locais remotos, o contacto com pessoas com horizontes muito diferentes e cheias de histórias.

Através do Pedestrianismo devemos promover o respeito pela natureza, e ficaremos mais sensibilizados para a educação ambiental do meio que nos rodeia.

Cuidados a ter numa Caminhada

Devemos ter sempre em conta a nossa capacidade física, pois se não praticamos desporto regularmente não podemos pensar em fazer num dia 20Km. Ou seja devemos começar por caminhadas mais pequenas e ir aumentando a distância. Atenção que uma pequena caminhada mas com muito desnível , mesmo a descer pode ser de dificuldade muito superior a uma com maior distância mas plana. Num tempo fresco conseguimos fazer mais Kms sem cansaço do que num dia de verão em que iremos desidratar e ter quebras de tensão por causa da temperatura.

  • Calçado – Numa caminhada nunca devemos ir de sapatilhas, pois o aquecimento dos ténis vão provocar bolhas. A bota embora seja mais pesada numa caminhada vai proteger os nossos pés de torções provocadas por pequenas pedras e têm sempre boa aderência nas rochas e com a vantagem nos locais com lama. Devemos usar um tamanho sempre acima do nosso pois os pés vão inchando ao longo do dia. Devemos usar meias macias e de preferência sem costuras e grossas.
  • Roupa – Deve ser leve, fresca, de cores claras, usando um chapéu que proteja a cara e o pescoço, óculos de sol. No tempo frio roupa de Lã ou fibra polar, gorro e luvas e em caso de chuva um impermeável ou um poncho.
  • Mochila – o mais leve possível com muita água, snacks e sandes para curtas caminhadas e frutos secos, fruta e chocolate para caminhadas longas. Saco para o lixo, Kit 1º socorros e mapa.
  • Cuidados e Equipamento Adicional – Protector solar de factor elevado, telemóvel para as emergências, cajado ou bastão de caminheiro, máquina fotográfica para registar os melhores momentos.

in: www.geocaminhadas.geopt.org



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)