
Para quem nunca participou nem sabe o que é um CITO. Um CITO (Cache In Trash Out) consiste enquanto se procuram as caches, os geocachers recolham o lixo ao longo dos trilhos ou caminhos. Os eventos Cache Em Trash Out (CITO) são encontros maiores de geocachers que se concentram para efectuarem uma limpeza, remoção de espécies invasoras, reflorestamento ou a construção de trilhos.
No nosso caso a iniciativa partiu de dois geocachers que para alem de gostarem de atividades ao ar livre como seja o geocaching tem a missão e o gosto de promover atividades em prol do ambiente, aliado à carreira militar na Academia Militar instituição militar secular. Neste evento o que nos propomos é fazer a reflorestação no Aquartelamento da Academia Militar na Amadora.
Esta atividade foi desde logo apoiada efusivamente pelo Comando.
O que nos propomos?
Plantação de 1000 árvores Pinheiros–mansos
Para quê?
Pelo nosso planeta criando um bosque num dos concelhos mais numerosos do nosso país contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade do ar e mostrando que os militares também se preocupam com o ambiente.
O que levar?
Roupa confortável e vontade de ajudar. Cada um pode trazer um lanche para no final fazermos um piquenique e desfrutar do local. Quem possuir ferramentas agrícolas como enxadas ou sachos pode trazer.
Todos juntos vamos conseguir a meta que nos propomos a plantação de 1000 pinheiros mansos.
Utilizámos garrafas de plástico cortadas para semear pinheiros por forma as termos as árvores já crescidas em Outubro prontas para serem transplantadas. Escolhemos o pinheiro por ser uma árvore que é autóctone resistente e é relativamente fácil a sua sementeira só havendo o cuidado de regar durante o Verão para estarem em condições de serem plantadas.
Caracterização da Árvore
Nome vulgar: Pinheiro manso
Nome científico: Pinus pinea
Vive: solos arenosos e climas quentes e secos. Principalmente no Alentejo litoral, mas também no Norte e Centro litoral e Beira Interior. A sul pode ir até ais 1000m de altitude, mas nas zonas mais frias até aos 500 m.
Espécie resinosa de folha persistente
Altura: até 25 – 30 metros
Floração: Março a Maio
Fruto: Pinha (infrutescência)
Frutificação: desde os 15 -20 anos
Maturação dos frutos: cada pinha demora 3 anos a amadurecer
Plena frutificação: 35 - 40 anos
Germinação da semente: 3 a 4 semanas após a sementeira
Propagação: sementeira ou plantação
Idade de corte: 80 a 100 anos (produção de fruto)
Idade máxima: superior a 200 anos
Utilizações: madeira para carpintaria e construção naval; produção de fruto (pinhão)
Observações: Espécie de crescimento lento. Importante produção de pinhão. Espécie resinosa mais resistente ao fogo que o pinheiro bravo. A apanha das pinhas para retirar a semente (pinhão) é feita no Inverno. 1Kg de semente = 1 000 a 2 000 sementes.
SURPRESA
Para além da reflorestação com pinheiros vamos ter no final uma surpresa que pensamos ser do agrado de todos os amantes da natureza.(Repovoamento cinegético de perdizes).
Depois de efectuarmos o CITO e ajudarmos plantação está na hora de comer qualquer coisa, por isso convidamos todos os geocachers interessados em participarem em mais esta iniciativa. Mesmo que não participem no CITO, poderão sempre aparecer…
Como vai funcionar?
Simples, cada um leva aquilo que quer comer/assar/beber, e que queiram partilhar, não se esqueçam também dos restantes acessórios, pratos/garfos/copos.
Para grelhar existem no local grelhadores, NÃO se preocupem com o carvão será fornecido pelos organizadores, tragam apenas boa disposição e algumas minis a mais, não vá estar nesse um dia de muito calor e faltar o “oxigénio” a alguém ….
O local é relativamente perto do CITO, nas coordenadas N 38° 45.190 W 009° 14.080 pelas 12:30 no dia 19 de Outubro de 2013.
Contamos com a vossa colaboração para deixar a nossa pegada positiva...