Skip to content

Praças Cache Multi-cache

This cache has been archived.

Rui_powerful: Decidi arquivar a cache por falta de disponibilidade para me deslocar a Bragança e colocar novo container...

Espero que tenham gostado.

Obrigado por terem visitado esta cache.

Cumprimentos

More
Hidden : 3/10/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache pretende dar a conhecer duas praças emblemáticas na cidade de Bragança, a Praça de Camões e a Praça da Sé.

Praças Cache

Praça da Sé

O crescimento da malha urbana, nos fins do séc. XV, devia já chegar a esta praça. Em quinhentos (na segunda metade) e, em especial, em seiscentos, dá-se um alargamento acentuado da área urbana.

No séc. XVIII, o aumento populacional e o acréscimo da importância económica e administrativa da urbe são responsáveis por significativas alterações que afectam, sobretudo, as artérias mais dinâmicas (ruas de Trás e Direita e praça da Sé). Nesta praça - e desta praça - é bem visível a maneira como se consolida este outro tipo de malha urbana mais aberta, ' mais ligada à dinâmica da racionalidade comercial'. Pelas características deste novo modelo de aglomerado (ruas mais largas, rasgadas perpendicularmente às curvas de nível, seguindo, no geral, a direcção nascente/poente, desembocando numa praça) há um enriquecimento da funcionalidade do arruamento: as praças e logradouros (que 'quebram a linearidade') assumem-se como espaços multifuncionais.

A praça da Sé - dominada pela igreja - a partir dos últimos anos do séc. XVIII, tornou-se progressivamente o 'coração da urbe'. Em 1864 ainda aí funcionava um mercado diário de 'cereais e todos os géneros comestíveis'.

Praça de Camões

Neste local, funcionou até ao ano de 2000 o mercado municipal. A intervenção neste espaço deu lugar à criação de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 236 lugares, contribuindo deste modo para resolver o problema de chegar ao centro da cidade antiga sem haver a necessidade de circular pelas suas ruas. O acesso a pessoas com mobilidade condicionada é garantido por meio de um elevador.

A plataforma, ligeiramente sobre elevada, associando-se como elemento autónomo é rematada a sul pela fachada preservada dos antigos talhos existentes no mercado, constituindo-se como elemento cénico de um espaço convidativo ao encontro, à estadia e à fruição das atividades lúdicas e culturais que ali se realizam. Todo este espaço tem um enquadramento interessante, feito pela envolvente edificada privada, que se pretende manter e reabilitar, pelo antigo edifício onde funcionou a Cine Teatro Camões (hoje adaptado a Centro de Dia) e pelo Centro Cultural (antigo Colégio dos Jesuítas).

Com uma área de 4.500 m2, a Praça Camões é um espaço polivalente para a realização de diversos eventos, com um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 238 lugares; moderna e renovada, foi inaugurada a 10 de Junho de 2004 aquando da realização da Sessão Solene das Comemorações Nacionais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A Cache

Trata-se de um container de tamanho micro, não permite trocas... A zona é bastante movimentada durante o dia, peço que façam cuidado no seu resgate e levem material de escrita!

Se possível façam CITO, boas cachadas :)

Para chegarem ao ponto final:

Seja A o número de bancos presentes na Praça da Sé e B o número de "fechaduras" presentes na Praça de Camões...

Para chegares ao ponto final, deves retirar as informações necessárias e depois substituir corretamente na fórmula abaixo:

N 41º 48, 3 (A-2) (4-B)

W 006º 45, 3 (B+4) 0



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)