Skip to content

Celorico de Basto @Geocachers Meeting Point Event Cache

This cache has been archived.

GeoNorte: Ficar o ano obrigado a Celorico de basto

More
Hidden : Friday, September 12, 2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Celorico de Basto Meeting Point

Celorico de Basto é uma vila portuguesa no distrito de Braga, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 2 500 habitantes.

É sede de um município com 181,07 km² de área e 20 098 habitantes (2011), subdividido em 15 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Cabeceiras de Basto, a leste por Mondim de Basto, a sul por Amarante, a sudoeste por Felgueiras e a oeste por Fafe. Alberga as vilas de Celorico de Basto, Fermil de Basto e a Gandarela de Basto

Celorico de Basto terá sido ocupado desde tempos muito remotos, tal como nos testemunham as marcas que as civilizações mais antigas por aqui deixaram.

Alguns autores, porém, ao pretenderem explicar a etimologia da toponímia local dizem ter existido por estas bandas a famosa Celiobriga que foi cidade (brigum) dos povos celerinos, donde terá resultado – toponimicamente – Celorico. Povos Bástulos ou Bastetanos que por aqui se teriam fixado, podem estar na origem do patronímico Basto. Estes e outros povos peninsulares devem ter ocupado extensas áreas, desde as vertentes do Tâmega, até aos montes de Barroso e de Ceva, que, no seu todo, vieram a ser conhecidas por Terra de Basto.

Retrato atual

Celorico de Basto é um concelho marcadamente rural, cujos traços profundos no território e na paisagem se devem à atividade agrícola, que dominou a ocupação das pessoas deste concelho até finais do século passado. A emigração permanente marcou igualmente o último século, numa primeira fase para o Brasil, nas décadas de 60 e 70 para França e mais tarde para a Suíça.

Celorico de Basto está hoje num processo de profundas mudanças. O aparelho económico tradicional está em profunda transformação. O sector primário, outrora dominante, é hoje praticamente residual. A produção de vinho verde ao longo do Vale do Tâmega e a pecuária nas freguesias de montanha, marcam a atividade agrícola. A construção civil, o comércio e os serviços são hoje os sectores empregadores do concelho.

A predominância da atividade agrícola e a estrutura fundiária assente na pequena propriedade de exploração por conta própria determinaram uma estreita relação espacial entre a habitação e o emprego, que se traduziu na extrema dispersão do parque habitacional. Hoje começam a ganhar expressão urbana os aglomerados da Sede do concelho, das Vilas de Fermil e de Gandarela e do aglomerado da Mota. Aqui se concentram grande parte dos equipamentos de utilização coletiva nos mais variados domínios.

A primitiva sede do concelho ficava localizada junto ao Castelo de Arnóia. Só em Abril de 1719 foi transferida para a freguesia de Britelo e com a designação de Vila Nova de Freixieiro. A expansão urbana da Vila tem sido acompanhada da criação de amplos espaços verdes e ajardinados, o que lhe confere um aspeto atraente e onde se desfruta de um conforto moderno.

Bem Vindos ao MeetUP Mensal

Juntem-se a nós em Celorico de Bastos para mais um encontro entre Geocachers e disfrutem da “Via Verde”, um espaço de lazer que deve ser conhecido por todos.

“Trata-se de um projeto de aproveitamento das plataformas ferroviárias desativadas desde 1990 e que agora adquirem novas funções. Efetivamente é um projeto aliciante que transformou uma ferrovia estreita numa “via verde” que estará à disposição da população e turistas para o lazer e a prática desportiva. No entanto, a antiga linha férrea não será, de todo, esquecida. As suas memórias ficarão armazenadas no núcleo Interpretativo que estará à disposição da população na regenerada estação de Celorico de Basto”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

Efetivamente, a ecopista é destinada a trânsito não motorizado, tendo por finalidade satisfazer necessidades diárias de deslocação e o desenvolvimento de atividades de lazer. A estação de Celorico de Basto, situada em pleno centro urbano da sede do concelho, assume uma posição central face ao percurso desta Ecopista.

A partir dela, são definidos dois percursos: um percurso para Norte até à estação do Arco de Baúlhe numa extensão de 17,2 km, e um percurso para Sul até à estação de Amarante, numa extensão de aproximadamente 21,9 km.

Neste projeto ficou incluído um conjunto de intervenções de reabilitação da quase totalidade do património. Assim, a Estação de Celorico de Basto vai dispor, com estas intervenções de um núcleo interpretativo, um posto de venda de produtos locais, instalações para alojamento temporário e aluguer de bicicletas.

Dado que as Câmaras Municipais de Amarante e Cabeceiras de Basto procederam também à reconversão do espaço canal da linha do Tâmega para uma Ecopista, no percurso até ao limite com o concelho de Celorico de Basto, esta assume assim um carater intermunicipal e uma extensão considerável.

Mais um MeetUp organizado por nós, GeoNorte Eventus, o nosso objetivo é tentar animar e dar a conhecer o panorama geocacher da região Norte.

O Evento terá início às 22:30 horas, nas coordenadas publicadas, terminando pelas 00:00 horas, juntem-se a nós em mais um encontro mensal.

Contamos convosco para mais uma animada noite de cafés, copos, comes, bebes e, sobretudo, muito geocaching!

Contamos com a tua presença neste agradável serão de geocaching!

Lembra-te:

Todos os meses, na Sexta-Feira na 2ª semana de cada mês, no local nas coordenadas publicadas pelas 21h30m... com ou sem evento oficial, há encontro de geocachers!

Contamos com os vossos Will Attend.


Additional Hints (No hints available.)