Skip to content

Escarpa de Lisboinha EarthCache

Hidden : 8/7/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Em Lisboinha encontra-se uma pequena escarpa com as formas cársicas características do Maciço Calcário Estremenho das «Serras Calcárias de Condeixa-Sicó-Alvaiázere», a Serra do Sicó abrange os concelhos de Condeixa-a-Nova, Alvaiázere, Ansião, Soure, Penela e Pombal. Com 553 metros no ponto mais elevado, esta serra dá nome a todo o maciço calcário sendo a mais alta do seu bloco ocidental. Com a rocha calcária a descoberto e o intenso processo de lapiazação (fraturas nas rochas superficiais) que sofreu, faz com que a Serra de Sicó seja um dos magníficos exemplos de paisagem cársica da região. Além dos extensos campos de lapiás, podem ser aqui encontradas outras formas cársicas de superfície e de profundidade. É o caso das dolinas (pequenos vales) parcialmente desmanteladas que se anicham no vasto “colo” que separa o Monte de Sicó do seu irmão ocidental, o Monte do Ouro, e também o caso de alguns algares (cavidade natural) e lapas (fraturas nas rochas - formação típica de relevos calcários) que, beneficiando da intensa fracturação tectónica que esta área terá sofrido.

Neste maciço cujas características estruturais e geomorfológicas conduzem a uma forte penetração das águas superficiais no interior da massa calcária, tornando a superfície seca e a rocha nua, desenvolve-se, assim condicionada, uma vegetação de características mediterrânicas da qual constituem relíquias as raras manchas dos balcedos de carrasco e pequenas áreas residuais das matas de carvalho-cerquinho e sobreiro.

As águas carregadas de dióxido de carbono reagem com o carbonato de cálcio, que é insolúvel, transformando-o em bicarbonato de cálcio, que é depois transportado pelas águas correntes, uma vez que é solúvel.

É assim que a ação mecânica e, sobretudo, a ação química destas águas de infiltração se traduz no alargamento de fendas, na destruição das rochas e na produção de cavernas e de galerias que, por abatimento do teto, dão lugar a este tipo de formações.

As escarpas geralmente são formadas pela erosão diferencial de rochas cristalinas ou pelo movimento vertical da crosta terrestre ao longo de uma falha geológica. Em outras palavras, rampas aclíveis que surgem nas bordas de planaltos. Frequentemente as escarpas estão na transição entre uma série de rochas sedimentares para outra série de uma composição e datação diferente.

 As escarpas que são formadas por falhas geológicas surgem quando uma falha move a superfície terrestre de modo a que um lado fique mais alto que o outro, dando origem a uma escarpa de falha.

A EarthCache


Esta earthcache está localizada a norte da povoação de Lisboinha.

Para poder fazer o registo como encontrada terá que me enviar um email com as respostas às seguintes perguntas:
- Qual o tipo de rocha que costitui os terrenos em que ocorre predominantemente o relevo cárstico?
- Geologicamente, como se formou esta escarpa?
- A meio da escarpa que letra consegue decifrar?
- Tire a foto da praxe, do local com o GPS a aparecer…(opcional)



Additional Hints (No hints available.)