Skip to content

SETIL Mystery Cache

Hidden : 9/4/2014
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

SETIL


Setil é uma aldeia portuguesa na freguesia de Vale da Pedra, concelho do Cartaxo. Apesar de ser o lugar mais pequeno da freguesia, é um dos mais importantes em termos históricos. Em 1968, a estação de Setil era um importante ponto de concentração do tráfego ferroviário. Estão distantes os tempos em que às janelas das carruagens, homens apregoavam “Água Fresca”, em pequenas bilhas de barro que faziam as delícias de passageiros acalorados. Atualmente, a sua população é constituída essencialmente por ferroviários, a maior parte deles já reformados (pouco mais de 20) que habitam pequenas casas da CP. O comércio é nulo, devido ao reduzido número de habitantes. A Estação do Setil não tem a mesma afluência de passageiros de outros tempos, embora tenha sido reactivada a ligação entre Setil e Coruche, são poucos os que por lá embarcam ou desembarcam.

Estação do Setil

7738488377288374822

A Estação Ferroviária de Setil é uma estação de entroncamento das Linhas do Norte e de Vendas Novas. Originalmente apenas um posto técnico, foi elevada a estação no âmbito da construção da Linha de Vendas Novas.

Em Janeiro de 2011, apresentava 6 vias de circulação, com comprimentos entre os 346 e os 873 metros; as plataformas tinham 208 a 270 metros de extensão, e 60 e 40 centímetros de altura.

Segundo o projecto de 12 de Janeiro de 1903, a estação do Setil situava-se no ponto quilométrico 56,600 da Linha do Leste.

Planeamento e Construção

6521545258854522125211254
Em 1887, foi autorizada a construção de uma via férrea, no sistema americano, entre as estações de Santarém e Vendas Novas, de forma a ligar as linhas do Leste e do Sul ; um alvará de 13 de Dezembro de 1888 transformou a concessão em via larga, e, em 1890, o ponto inicial na Linha do Leste foi transferido para Santana. Em 1891, foram ordenados estudos para uma linha entre Vendas Novas e Vila Franca de Xira, o que ficou sem efeito. Em 1900, a concessão da linha de Santarém a Vendas Novas foi entregue à Companhia Real, e o ponto inicial foi mudado para o Setil. Nessa altura, o Setil era apenas um posto técnico.
Em 1902, após várias experiências falhadas, recomeçaram as obras na Linha de Vendas Novas; nesse ano, a Companhia Real instalou semáforos no Setil, para servir a nova linha.
Em Agosto desse ano, a via entre Muge e Setil já estava quase toda colocada, incluindo a bifurcação com a Linha do Leste.
5322669663222
O orçamento da Companhia Real para 1903, apresentado nos finais de 1902, previu a construção da Estação do Setil. O projecto da estação, datado de 12 de Janeiro, foi aprovado por um parecer de 19 de Fevereiro do Conselho Superior de Obras Públicas e Minas, e autorizado pelo Ministro das Obras Públicas, Conde de Paçô Vieira, em 22 de Junho; este diploma também ratificou o projecto para o edifício de passageiros, datado de 19 de Fevereiro e aprovado em 12 de Março pelo Conselho Superior. Em Abril de 1903, já se tinham iniciados os trabalhos da fundação dos alicerces da estação.
Em meados desse ano, o conselho de administração da Companhia decidiu que fosse enviada uma representação ao Governo, de forma a pedir autorização para construir um só grande edifício no Setil, ao contrário de duas estações, uma em cada ponto de bifurcação na Linha do Leste, como tinha sido exigido pelo estado. Esta autorização foi concedida por um diploma de 28 de Agosto.
Nesse mês, as obras desta estação estavam já bastante adiantadas, e, em Setembro, já tinha sido enviado ao governo o projecto para a sinalização do entroncamento das duas linhas, que foi ratificado pelo Conselho Superior das Obras Públicas no dia 17 do mesmo mês, e aprovado pelo governo num diploma de 10 de Outubro. Nesse mês, o telégrafo já tinha sido instalado em toda a Linha de Vendas Novas. Esta linha foi inaugurada em 15 de Janeiro de 1904.

Fontes: www.refer.pt - www.wikipedia.pt

Enigma

Para encontrar a cache é necessário encontrar a solução para o enigma ou talvez não, podem ir lá de outra forma, darem-lhes as coordenadas, tropeçarem no recipiente, procurarem no raio de 3Km todos os esconderijos possíveis.Se não se sentirem mal em encontrar a cache sem superar o desafio e, em todos os casos que de uma forma ou de outra a encontrarem, os nossos agradecimentos pela visita.

Como o "Prof Enigma" anda a dar uns cursos pelos fóruns  (O link não foi aprovado porque é considerado um link comercial, vão ter de procurar), tinha de fazer um enigma diferente, de outra forma a solução seria demasiado simples para ser um desafio.

Lembrei-me primeiro de colocar uma cifra visual, ainda comecei.

Q29vcmRlbmFkYXMgYXF1aSA/
(Morse)

Achei o desafio pouco interessante e optei por usar outra cifra.
w rhdp fskbp
(Vigenère)

Ou escrever qualquer coisa sem sentido....
sitiaremos ostraferoz
(Começando do fim de 3 em 3 letras)

Baralhar umas palavras .
Ouviram Isto Tudo Ou não?
(Letras maiúsculas)

Podia colocar as coordenadas no código, em binário, hexadecimal, cores....
17-21-1-18-5-14-20-1 5 19-5-9-19
(Alfabeto numérico A=1, B=2 etc etc)

Escrever erros e pontos não me apeteceu.

Até PODIA esconder as coordenadas nas imagens....

15245855221 53489221445
Esta cache encontra-se num local PRÓXIMO de uma outra arquivada que, embora fácil, me fez perder muito tempo. Há coisas fáceis em que complicamos e voltamos a complicar sem necessidade.

Como esta coisa de fazer enigmas demora e estava na hora de jantar, deixei o enigma a meio. Quando voltei, verifiquei que com apenas estes dados facilmente se chega à solução.

Additional Hints (Decrypt)

Ravtzn: -1 +1 -1 (Aãb pbzcyvpne)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)