Skip to content

Geoencontro Pascal (Peso da Régua 04/04/2015) Event Cache

This cache has been archived.

A J Pombo: Obrigado a todos os participantes neste evento.

More
Hidden : Saturday, April 4, 2015
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O encontro tem como objectivo o convívio e troca de experiências entre geocachers. Realiza-se junto à entrada da estação ferroviária da Régua, no dia 04 de Abril (sábado de aleluia) entre as 11:30 e as 12:00. Tragam os vossos TB's para troca.


O Sábado Santo é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. O Sábado Santo é o último dia da Semana Santa. Antes da reforma litúrgica de 1955 era denominado Sábado de Aleluia ou Sábado de Glória.

Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.
É no Sábado Santo que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.
A data pode cair entre 21 de março e 24 de abril, quando é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.


A Estação Ferroviária de Régua, conhecida igualmente como Estação de Peso da Régua, foi inaugurada em 15 de Julho de 1879, fazendo parte da Linha do Douro.

O facto de ser o ponto de entroncamento de duas linhas ferroviárias, e de se cruzarem aqui várias estradas, tornou a localidade da Régua num importante centro de comunicações entre as regiões da Beira e de Trás-os-Montes. A estação assumiu, igualmente, uma elevada importância, devido principalmente ao transporte do Vinho do Porto e à sua posição como ponto de concentração do trânsito ferroviário. Ainda assim, em 1934, a estação não possuía condições para assegurar as exigências do tráfego, mas, devido ao reduzido espaço disponível, que impossibilitava a sua expansão em grande escala, foi necessário ampliar o então Apeadeiro de Godim; nesse ano, a estação da Régua foi alvo de obras de reparação parcial, pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.

Aqui chegam/partem comboios com destino ao Porto e ao Pocinho.


Additional Hints (No hints available.)