Skip to content

Armamar, Terra de Emoções - Armamar Mystery Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 3/20/2015
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Conjunto de 19 caches, cada uma correspondente a cada freguesia deste concelho, criadas com o intuito de dar a conhecer um pouco do concelho de Armamar. Foi criado com base na estrutura do concelho anterior à reorganização administrativa de 2013, tendo sido reduzida para 14 freguesias após a mesma.


Armamar

Armamar é um dos concelhos ribeirinhos do distrito de Viseu, confinando com o rio Douro na sua parte norte. De resto, é delimitado por Lamego a ocidente, Tabuaço a leste e Tarouca e Moimenta da Beira a sul. É composto por dezanove A0freguesias: Aldeias, Aricera, Armamar, Cimbres, Coura, Folgosa, Fontelo, Goujoim, Queimada, Queimadela, São Cosmado, São Martinho das Chãs, São Romão, Santa Cruz, Santiago, Santo Adrião, Tões, Vacalar e Vila Seca.

O povoamento da área a que hoje em dia corresponde o concelho de Armamar remonta a períodos bem anteriores à fundação da Nacionalidade, remontando em alguns casos à pré-história. De todos os vestígios B6arqueológicos registados, o mais importante, sem ser o mais antigo, será o Castro de Goujoim, povoado na Idade do Ferro e no período romano. A sua importância está bem patente no facto de aí ter aparecido um terminus augustalis - inscrição raríssima da época imperial que delimitava os territórios dos povos. Só se conhecem seis inscrições deste género no C3território do nosso país.

No século XII, parte da região de Lamego foi honrada a Egas Moniz para povoamento, tendo sido criadas freguesias e erigidas igrejas paroquiais; Egas Moniz foi senhor de uma propriedade na Queimada, freguesia contígua a Armamar, atribuindo-se-lhe a fundação da Igreja Matriz de Armamar. Armamar é vila e sede do concelho D5desde o século XII. Era uma terra realenga que pagava foro anual e direituras à coroa. Não teve por isso carta de foro antiga, apenas o foral manuelino de 1514.

Encravado na zona do interior norte, Armamar situa-se numa região complexa de montanha, a sul e a leste com as melhores condições de exploração florestal. A zona de xistos, nos pendores para o vale do Douro, é a mais rica por se integrar na Região Demarcada, produtora do vinho generoso com fama em todo o mundo, o Vinho do Porto. O triângulo centro-leste, correspondente às freguesias de Aldeias, Queimadela e S. Romão, produz E4excelente vinho do Douro. Os anfiteatros (socalcos) onde medram vinhos generosos da mais velha Região Demarcada do Mundo levantam-se desde o rio Douro, conferindo à paisagem tipicidade singular. A paisagem sul do Município de Armamar é marcada por extensos pomares de macieiras. Os vinhedos foram dando lugar a plantações igualmente extensivas, agora o que vê são pomares de F1macieiras a perder de vista que atingem grande beleza na época da floração e uma mescla de aromas inebriantes, quando os frutos estão maduros. Daí a designação de Armamar como a Capital de Maça de Montanha.

Para além das paisagens, temos o património edificado como um dos factores de atracção do concelho. A Igreja Matriz de Armamar – românica, gótica e revivalista - é Monumento Nacional. Os Marcos de Demarcação da Zona de Produção de Vinhos Generosos do Douro (Vila Seca), o Pelourinho de Fontelo, o Pelourinho de Goujoim e a Ponte Antiga de Santo Adrião são Imóveis de Interesse Público. Na arquitectura senhorial, G7destaca-se a Casa Grande de Gogim, residência dos Condes de Vila Flor e Alpedrinha.

 

Para mais informações, consulte:

http://www.cm-armamar.pt/

A Cache

A solução para obter as coordenadas finais encontra-se ao longo do texto. Deverão ler o texto, encontrar o algarismo correspondente a cada uma das letras (A,B,C,D,E, F e G), e em seguida substituir nas coordenadas as letras pelo respectivo algarismo.

 

N41º(AB.CBD) W007º(EF.EGB)

 

Container nano, contendo apenas logbook! Tenham algum cuidado ao colocar o container no seu esconderijo, para evitar que fique inacessível!

Importante: evitem fazer estas caches durante a noite, por dois motivos: para poderem apreciar melhor a beleza deste concelho; e principalmente para não deixarem em sobressalto algumas das povoações que estão um pouco mais isoladas, e que praticamente só estão acostumadas a ver “pessoas da terra”!


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Pnovar.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)