Skip to content

Por Malfora - Brejo Multi-Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Caro owner,

Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela compreensão,
Bitaro aka Vitor Sérgio
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

More
Hidden : 11/12/2016
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Malfora

A origem do termo Mafra continua envolta em mistério, sabendo-se apenas que evoluiu de Mafara (1189), Malfora (1201) e Mafora (1288).

Como a virtude está no meio optamos por criar o nick “Malfora” para divulgar e não só o Concelho de Mafra através da Actividade de GeoCaching.


GeoCache inserida na Caminhada da GeoCastanhada 2016

@
Translation

Brejo

A Importância da Água

A Importância da Água na vida do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Nesse sentido, quando falta água, a vida está ameaçada, uma vez que a água é a fonte de vida do planeta.

Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. Note que a maior parte das células de nosso corpo possui água, sendo que os vegetais e animais precisam dela para viver.

Cerca de dois terços da superfície da Terra são cobertos pela água, seja em estado líquido (oceanos mares, lagos, rios e água subterrâneas), seja em estado sólido (geleiras e neve).

Uma parcela significativa dessas águas encontram-se em permanente circulação, sob a ação do calor do sol e dos ventos. Essas águas se transformam em vapor, constituindo o chamado ciclo da água ou ciclo hidrográfico.


A importância do ciclo hidrográfico é vital para a biosfera, o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats.

Parte desse vapor é produzido também pela transpiração dos organismos vegetais e animais. Para exemplificar, note que num só dia, uma árvore de grande porte pode chegar a evaporar até 300 litros de água.

Nas partes mais altas, a atmosfera fica tão fria que o vapor se condensa em pequenas gotas de água, flocos de neve e cristais de gelo, que formam as nuvens. Ao serem levadas pelo vento para regiões mais frias, ocorrem as precipitações de chuva, neve ou granizo. Se no momento da precipitação as camadas inferiores da atmosfera estão mais quentes, a água cai em forma de chuva. Se a temperatura perto da superfície estiver abaixo de zero, a precipitação se dará sob a forma de neve ou granizo.

Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo muitas alterações. Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água. Isto acaba levando ao desaparecimento no período de estiagem (seca).


A impermeabilização do solo das cidades, intensificada pelo uso do asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades precisam dessa água, retirada com a perfuração de poços para atender as suas necessidades.


A preservação dos rios é muito importante pois preserva grande parte da vida. Muitas cidades são formadas próximas a rios. As águas fluviais servem para abastecimento, alimento, uso doméstico, irrigação, produção industrial, fonte de energia, e meio de transporte.


A distribuição da água pelo planeta não é regular, sendo que em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e seu aproveitamento pelo homem. Existem algumas formas de resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando as áreas secas.


O Brejo e a Água


Brejo, em tempos local importante no abastecimento de água a Mafra...

A história da entrada da água no concelho

A inauguração oficial do abastecimento de água a Mafra ocorreu em 22 de Outubro de 1943.

Foi em meados de 1939 que a Câmara Municipal de Mafra solicitou ao Eng. Raul Cardoso Ressano Garcia a realização de um projecto para a captação e abastecimento de água à vila de Mafra. O projecto previa duas captações, uma no Sonivel e outra na Carapinheira, tendo sido apenas aprovada a captação da Carapinheira.

Em Abril de 1940 iniciaram-se os trabalhos destinados à construção de um poço com 22 metros de profundidade, e com mais 8 metros de um furo de sonda. Não foi, no entanto alcançado o caudal previsto (300m3/dia), tendo os estudos sido redireccionados para outras áreas. Surgiu a proposta para uma pesquisa mais elaborada no local da Fonte Santa (Brejo).


O respectivo projecto foi elaborado em Dezembro de 1940 e aprovado por despacho ministerial em 25 de Março de 1941. Os trabalhos iniciados em Abril de 1941 terminaram em Outubro de 1942, com a abertura de 2 poços de sondagem, que passaram a solução definitiva, unidos por uma galeria de mina no fundo dos poços.

Paralelamente a estes trabalhos deu-se início ao projecto da rede de distribuição, aprovado em Janeiro de 1942. A conduta adutora tinha cerca de 4 km de extensão, 6 ventosas e 5 descargas. A rede de distribuição tinha cerca de 6.3km. Estas obras foram iniciadas em Outubro de 1942 e terminaram em Outubro de 1943.

A rede da Ericeira com, aproximadamente, 7km de comprimento foi executada na mesma altura.

Os Serviços Municipalizados de Mafra foram criados no dia 1 de Janeiro de 1941.

Os Serviços Municipalizados de Mafra destinavam-se a gerir os sistemas de distribuição eléctrica, na altura sob tutela directa da Câmara Municipal, e a coordenar as obras de abastecimento domiciliário de água às vilas de Mafra e Ericeira, com origens respectivamente no Brejo e na Fonte Boa dos Nabos, as quais entraram em exploração no ano de 1943.

As primeiras referências a insuficiência de caudal para garantir o abastecimento de água surgiram em 1945 levando à execução das captações da Fonte da Telha no final da década.

As décadas seguintes foram marcadas pela construção das grandes adutoras que permitiram o transporte de água a partir dos sistemas da Empresa Das Águas de Portugal para o concelho, possibilitando assim o abastecimento de água à generalidade das localidades.

Após a alteração da lei da delimitação dos sectores que veio permitir aos municípios delegar a gestão dos serviços de água e saneamento, a Câmara Municipal de Mafra foi o primeiro município a concessionar o serviço de abastecimento de água.

A GeoCache e o Local

ATENÇÃO

Esta Multi Cache é composta por 2 pontos fisicos que te levarão ao contentor final.

O CONTENTOR É UMA CACHE TIPO PEQUENA

ESTA GEOCACHE ESTÁ COLOCADA JUNTO À (ESCREVER O LOCAL)

NÃO PROCURES ESTA GEOCACHE DURANTE A NOITE (SÓ COLOCAR SE NECESSÁRIO).

O LOCAL PODE TER ALGUM MOVIMENTO DE MUGGLES

O CONTENTOR TEM ESPAÇO PARA TROCA DE OBJETOS

POR FAVOR, DEIXA TUDO COMO ESTAVA!

O CONTENTOR CONTÊM BLOCO DE NOTAS COM MATERIAL DE ESCRITA

Boa Cachada e Divirtam-se!

Pratica 'Cache In Trash Out'

Quando estiveres a fazer geocaching, traz contigo um saco para ir apanhando lixo, ao longo do caminho.

“Visita a página Cache In Trash Out” para saber mais sobre o CITO.


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Cerpvfnf qr hzn sreenzragn qr Anepvfb (CG) Lbh arrq n Anepvffhf gbby (RA)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)