Skip to content

Convento de Santa Maria da Caridade (V2) - Sardoal Mystery Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela compreensão.
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 1/16/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Convento de Santa Maria da Caridade (V2) - Sardoal

      Foi ampliado e reedificado em 1676, por iniciativa de D. Gaspar Barata de Mendonça, que foi o primeiro Arcebispo da Baía e Primaz do Brasil.
      A igreja é de uma só nave de abóbada caleada com altar-mor e duas capelas laterais. Na abóbada do berço da Capela-Mor está pintado o brasão do Arcebispo da Baía, com as armas esquarteladas dos Mendonças, Vasconcelos, Mouras e Baratas.
O retábulo do altar-mor é de talha do século XVII. No lado da Epístola há um arcosólio que abriga o mausoléu, no feitio clássico de urna, com larga inscrição na face da arca, assente sobre três leões e o brasão familiar ao alto, onde jazem os restos mortais de D. Gaspar Barata de Mendonça.
      No altar colateral do lado da Epístola está um retábulo - relicário decorado na parte superior com três pinturas sobre tela, representando Santa Clara, Santa Isabel e a Aparição da Virgem a S. Francisco, obras do século XVII.
Neste altar encontra-se a primitiva imagem de Nossa Senhora da Caridade, obra em pedra, provavelmente do século XIV.

        

       O altar colateral do lado do Evangelho é dedicado a Nossa Senhora da Esperança, imagem que nele se encontra, entre duas figuras de S. Pedro e S. Paulo.
     No retábulo estão encaixilhadas sete pequenas figuras sobre tela, com a Visitação, a Anunciação, o Presépio, dois pequenos anjos e ainda outra de composição indeterminada.
     Na parte baixa do altar esteve encaixilhado um Oratório (que agora se guarda noutro local, por questões de segurança), peça de arte NANBAN “de madeira lacada de negro, com decoração a pó de ouro, prata e cobre, sobre a marcação a laca vermelha, incrustações de madrepérola, ferragens de cobre trabalhado e dourado, pintura a óleo sobre cobre”.
      Esta peça foi doada (7 de setembro de 1670) a este altar por D.ª Jerónima de Parada, viúva de Gaspar de Sousa Lacerda, que está sepultada aos pés do mesmo altar.
A Sacristia é uma construção típica do princípio do século XVIII ou dos fins do anterior, coberta com um teto pintado em 1720, no estilo dos tetos de ornatos do seiscentismo.  Sobre o arcaz ergue-se uma construção em caixilhos, de talha opulenta, com pilastras e frisos decorativos, emoldurando pinturas sobre tábua, seiscentistas, figurando o Bom Pastor, S. Jerónimo e ainda duas imagens de santos indeterminados, centrados em torno de um Cristode Marfim do século XVIII, da Escola Flamenga.

 
 
    Nos claustros de simplicidade Franciscana, que convidam à meditação, pode apreciar-se um interessante relógio de sol, um dos poucos que ainda existem no concelho de Sardoal.
     Na Galilé, à direita, está a capela do Senhor dos Remédios, decorada com um silhar de azulejos azuis e brancos (séc. XVIII) com figuras ornamentais e quatro painéis com os Passos de Cristo.
     Na parede da capela do Senhor dos Remédios, existe um Calvário, que se mantém todo o ano de portas fechadas, sendo exposto aos fiéis apenas no dia da Procissão dos Passos do Senhor.

A Cache

  Esta cache é a segunda versão de uma outra cache que aqui já existiu da minha autoria, mas que nada tem a ver com o decifrar das coordenadas finais: https://www.geocaching.com/geocache/GC4RCAF_convento-de-santa-maria-da-caridade-sardoal

  A cache não se encontra nas coordenadas publicadas. Para obteres as coordenadas finais, terás de desvendar um pequeno enigma de áudio. Necessitarás de aceder ou descarregar o seguinte ficheiro: https://drive.google.com/open?id=0B7-rv6HYGLDCc3BEektZbHdjazg

 Após teres obtido as coordenadas em letras, terás de as converter para números, segundo esta correspondência básica de número e letras: A=1; B=2; C=3; D=4; E=5, etc

  Após teres verificado se está certo no GeoCheck, dirige-se às coordenadas finais!!

  Seja discreto pois neste local há abundância de muggles. Por favor não coloque fotografias nem container nem do local, caso este possa dar qualquer tipo de pista sobre onde se encontra, estragando, deste modo, a surpresa para os próximos geocacher´s, pelo que qualquer foto que desrespeite isso será eliminada. Boa sorte na busca da cache!! 

Additional Hints (No hints available.)