Skip to content

Usseira - Vista para o Mar! Traditional Geocache

Hidden : 3/28/2019
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Usseira

Desanexada da freguesia de Óbidos (S.Pedro), à qual sempre pertenceu, a freguesia de Usseira foi criada a 28 de Agosto de 1989; pertence ao concelho de Óbidos, no distrito de Leiria e tem por orago Santa Luzia.

O topónimo "Usseira" parece ser um derivado de "usso", o mesmo que "urso", podendo ser uma referência à fauna local na época da atribuição do topónimo deste antigo lugar de Óbidos (S.Pedro).

Dada a integração no território da freguesia de Óbidos (S.Pedro), é quase impossível descrever o passado do território da freguesia da atual freguesia de Usseira sem recorrer à História da freguesia de origem; assim, dada a existência de lendas que giram em volta da presença dos antigos povos peninsulares no local, difícil será de confirmar esse facto. Porém, sabe-se que a região foi habitada pelos romanos e mais tarde pelos árabes, tendo sido a estes conquistados por D.Afonso Henriques em 1148. Em 1186, D.Sancho I vai residir para Óbidos, desenvolvendo e povoando grande parte do centro da localidade. Mais tarde D.Afonso II doa a vila de Óbidos a sua mulher D.Urraca. Posteriormente, também D.Sancho II veio residir para Óbidos, em 1224; foi no reinado deste monarca que o Conde de Bolonha, irmão do rei, pôs um apertado cerco à vila de Óbidos, que durou oito meses. Outra doação ocorreu alguns anos mais tarde, quando D.Dinis doou a vila a sua esposa, a Rainha D.Isabel de Aragão, passando o senhorio de Óbidos a pertencer à Casa das Rainhas, até 1834. Outra doação ocorreu no reinado de D.Fernando que doou Óbidos a sua mulher, D.Leonor Teles. D.João I deu à Rainha D. Filipa a vila de Óbidos, conjuntamente com outras.

Localiza-se na freguesia de Usseira o manancial de água que outrora alimentou o aqueduto que abastecia a vila de Óbidos, e que foi mandado construir em 1573 por D.Catarina, esposa de D.João III.

Do património edificado ressaltam os templos de culto e os moinhos de vento. Sobre estes últimos escrevia, em 1928, Luís Freitas Garcia: “É um dos mais elevados pontos da região. O cimo de um monte com três moinhos a trabalhar, lançando aos ares a canção viva das olarias presas às velas... A paisagem diz riqueza. Numa manhã de sol resplandecente: e tem então o sabor esquisito duma écloga virgiliana”.

A capela de Santa Luzia uma preciosidade. O magnífico púlpito de pedra, seiscentistas, que se diz tradicionalmente proveniente do convento de S.Miguel das Gaeiras. É talvez o mais belo púlpito de todo o concelho. Este templo apresenta uma traça arquitetónica bastante interessante.
Para além dos montes onde se encontram os moinhos, é também um importante local de interesse turístico o Talefe.

A nível económico realçam-se em Usseira a agricultura, a floricultura, a indústria de mobiliário e a rede de frios, com o armazenamento de frutas e congelados.
Na gastronomia local exaltam-se o pão de milho e trigo, o cozido à portuguesa e as carnes de porco que envolvem a tradicional matança do animal.

Apesar de ser uma recente freguesia, existem já algumas coletividades que promovem atividades de cultura, de lazer e sociais, como é o caso da Associação Recreativa e Cultural da Usseira e o Centro de Apoio Social e Cultural de Usseira.

Sitío de qual se consegue ver a Foz do Arelho e o mar!

Additional Hints (No hints available.)