Portucale-AS-Front-AlbumPortucale-AS-Back-Album

Antique Silver

Portucale-BN-Front-AlbumPortucale-BN-Back-Album
Black Nickel


Portucale-AC-Front-AlbumPortucale-AC-Back-Album

Antique Cooper

Portucale-AG-Front-AlbumPortucale-AG-Back-Album
Antique Gold

 

A Portucale Geocoin foi a primeira geocoin dedicada à cidade do Porto. O desenho não deixa dúvidas, uma vez que estão representados símbolos inequívocos desta grande cidade do norte de portugal: um barco Rabelo, embarcação típica do rio Douro que transportava pipas de vinho do porto ao longo do rio, e a ponte D. Luís, do fim do século XIX, uma ponte com estrutura metálica que liga o Porto e Vila Nova de Gaia. A parte frontal da geocoin é inspirada no brasão da cidade, que foi sobreposto a uma rosa dos ventos. O texto em volta da geocoin diz “ANTIGA, MUI NOBRE, SEMPRE LEAL E INVICTA CIDADE DO PORTO”, tal como no brasão

 

O nome da geocoin vem de uma designação antiga da cidade do Porto, que na época romana foi chamada Caleou Portus Cale e, mais tarde, no século IX, Portucale.

 

A concepção e o desenho da geocoin foi da Koin Alchemy. O desenho foi apresentado à comunidade num post do fórum Geocaching@pt, no qual o caixeiro_viajante nos oferece também uma breve memória descritiva do projeto

 

Conceito

Representar 3 marcos que simbolizam a cidade. A ponte D. Luis, o barco rabelo e aliar a associação ao Rio Douro com o Vinho do Porto.
Verso da moeda é a parte “nobre” da moeda, representado o brasão da cidade aliado a pormenores “monárquicos”, visto que a cidade foi erguida durante momentos atribulados, durante a monarquia portuguesa. O verde é a cor da cidade. Pormenores a “prata” e “ouro”

 

Um dos mentores afirmou que “O processo de “venda” desta geocoin vai ter nuances… diferentes…”, e teve mesmo. Foram convidados alguns geocachers que aderiram à ideia, adquirindo lotes de 10 geocoins. A distribuição mais alargada foi depois feita por cada um desses geocachers.

Numa fase inicial esteve prevista a produção de duas versões (uma regular, Antique Silver e uma limitada, Antique Gold), sendo que cada lote de 10 teria apenas uma geocoin da edição limitada. Na verdade acabaram por ser produzidas mais duas versões, as quais foram vendidas pela loja que as produziu.