Skip to content

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá almeidara,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do owner para verificar o estado da geocache.
Até lá, ficará temporariamente inactiva.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efectuar a manutenção necessária e reactivar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efectuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desactivada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 60 dias (este prazo não é rigoroso enquanto a pandemia COVID-19 se mantiver - a manutenção deverá ser feita sempre em segurança, pois a sua saúde está primeiro que a saúde da cache!).

Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
<

Buy, Buy, Buy [Colombo]

A cache by almeidara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/16/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Há quem diga que a vida do século XX é caracterizada pelo homem ter tornado um animal urbano. É certo que a História da humanidade começa com as cidades, em particular no médio oriente, mas até o séc XIX a maioria das pessoas viviam no mundo rural. O número de cidade com mais de 10 milhão de habitantes aumentou exponencialmente desde 1901. As grandes cidades tornaram-se enormes cidades que, por sua vez, se juntaram resultando em gigantescas super-Metrópoles. E quem diria, este gigantismo depende de umas pequenas barras. Sem elas as urbes colapsariam com trocas comerciais demoradas e com erros. 

Todos já tivemos algo nas mãos que tinha um código de barras. Estas pequenas marcas confundem-se com o crescente consumismo globalizante, a são usadas nas mais diferentes formas, desde arte pop até tatuagens.

Tudo começou por volta dos anos 40', quando o dono de uma cadeia de supermercados pediu a um recém-licenciado para arranjar um método de leitura automática de informação de um produto durante o pagamento. Em 1952 surge a patente com o nome "Classifying Apparatus and Method" e o código de barras estava inventado.

No ano de 1974 é vendida uma pastilha elástica, a primeira com um dos códigos mais popular, o UPC ou Universal Product Code. Este codifica 11 digitos mais um check digit (que permite encontrar erros de leitura). Por si só, a história do check digit é interessante. Os erros mais frequentes são a susbtituição de um dígito (80% dos erros) ou a transposição de dois dígitos adjacentes (10%). O esquema usado no UPC é um de muitos possíveis (baseado em mod10), e permite descobrir qualquer erro de substituição, no entanto, existem certos erros de transposição que não são apanhados. Claro que existem esquemas de detecção de erros muito mais complexos que permitem apanhar qualquer erro e transposição - como o usado no ISBN ou no nosso BI (se estivesse correcto ). Até existem esquemas que permitem a recuperação desses erros, mas isso é outra história. 

Mais tarde, com o aumento da procura e a necessidade de codificar mais dígitos no código, este código foi extendido e criado o EAN-13 (European Article Number) - permitindo codificar 13 dígitos mais o check digit. O UPC é um subset do EAN-13 e todos os scanners reconhecem ambos os códigos. É este código que encontramos nos nossos supermercados e é dele o famoso 560 Português.

O segundo maior segmento a usar os códigos de barras - os correios - adopta uma codificação própria. Nele são codificadas várias informações como o código postal, PO box entre outras.

Hoje em dia há barrinhas para todos os gostos. A maior capacidade de leitura dos scanners permite ter mais informação no mesmo espaço. Surgem os códigos de barras empilhados (stacked barcodes) e em 2D. O seu uso expandiu-se, as bibliotecas e editoras de todo mundo usam o ISBN para catalogarem os seus livros, e este está codificado num código semelhante ao EAN-13. Começam a existir aplicações em telemóveis que, depois de fotografarem um código de barras 2D, usam a informação contida nela para redireccionarem os seu browsers para uma página web (ver Semacode). O background desta página é um código alfanumérico - MaxiCode - codificando o nome da desta cache.


Reparem no tipo de cache. 
Pesquisem o UPC. Levem uma maquina fotográfica.
Para facilitar deixei o check digit.

A cache final está em 
N 38º BC,DEF 
W 009º GH,IJL

A cache final está num local que não parece estar dentro da cidade. Não sei quanto tempo vai durar assim. Espero que gostem, tirem fotos e ponham-nas nos logs, mas tenham o cuidado de não revelar o local exacto da cache.

Additional Hints (Decrypt)

[ponto 1] cbfgr qr vyhzvanpnb, anb ru pnvkn
[cache] an envm qn neiber

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.