Castelo do Trevim

(Alto do Trevim visto do Sto. António das Neves)
A cerca de 20 quilómetros da Vila Lousã encontramos o ponto mais alto da Serra que deu o nome a esta pacata Vila.

(Excerto da Carta 1:25000 Nº 252)
A melhor descrição que encontrei sobre aquele local da Serra da Lousã foi escrita por Dionísio, Sant' Anna (1984)
"O ponto culminante da serra é o Alto ou Altar do Trevim, a 1204m de altitude, coroado por um marco geodésico. A vista colhida daí é circular e vastíssima. Abrange-se para os quatro quadrantes uma largueza indefinida. Em dias de boa luz avista-se do lado poente: o Buçaco, a Bairrada, a Boa Viagem, o Atlântico; do lado Sul: o Espinhal, o Maciço de Porto de Mós e o próprio Ribatejo até Marvão; a Nascente: a Gardunha e os longes das serras da Gata e de Gredos; do Norte: os penedos de Fajão, o Colcorinho, os Cântaros da Estrela,o Caramulo e a Galhardeira. É um dos grandes mirantes do centro de Portugal."
in Guia de Portugal, Volume III - Beira Litoral, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

(Vértice Geodésico antes do restauro)
Naquele local para além da vista atrás descrita, vão encontrar vestígios de antigas instalações militares, várias antenas destinadas aos mais variados tipos de comunicações e um Vértice Geodésico de primeira ordem, cuja a data da sua construção remonta a 1802.
A Cache
Esta cache está dividida por dois locais. No primeiro (coordenadas editadas) encontram as coordenadas do contentor final. No segundo encontrarão, além dos tradicionais Logbook, lápis, afia e Stashnote, várias pequenas lembranças para troca.
|