Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Cordoaria [Lisboa]

A cache by SUp3rFM & Cruella Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/14/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Cordoaria Nacional
(Monumento Nacional, Decreto nº 2/96 de 6 de Março)

 

Edifício da Fábrica Nacional de Cordoaria, também denominado "Cordoaria Nacional", "Real Fábrica da Cordoaria da Junqueira" ou "Real Cordoaria da Junqueira"

Fundada nos Finais do século XVIII (1779) com a função de manufactura de cabos, tecelagem de velas náuticas e bandeiras.

A Cordoaria foi uma unidade manufactureira de grandes dimensões. A sua planta racional distribuía os diversos espaços funcionais de forma modelar, destacando-se o corpo mais importante, paralelo ao rio, onde se instalava a oficina de cordame. Tinha também as secções de tinturaria, de engomadoria, de urdidura arranjada, de velame, de alfaiataria e bandeiras, de materiais de limpeza, de tecelagem, para além dos espaços de apoio, como a carpintaria, a serralharia e os serviços administrativos. Algumas destas secções instalaram-se durante o séc. XIX.

Cordoaria Cordoaria Cordoaria


Em 1798 foi criada, pelo então Ministro da Marinha e Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, “A Sociedade Real Marítima Militar e Geográfica para o Desenho, Gravura e Impressão das Cartas Hidrográficas, Geográficas e Militares”, mais conhecida pelo seu nome abreviado de Sociedade Real Marítima.
Destinada a desenvolver a produção cartográfica, uma actividade onde os Portugueses tinham sido mestres incontestáveis, mas que se encontrava quase abandonada. Para além da produção de cartas, foi necessário preparar as condições para que se fomentasse o fabrico de instrumentos de navegação

Barómetro
Relógio de Sol Universal
Em 1880, D. Rodrigo, convidou o mestre Jacob Bernard Hass, fabricante de instrumentos de matemática de Londres, que passou a ter oficina no Edifício da Cordoaria.
Este mestre “obrigou-se” a executar toda a qualidade de obra da sua profissão e a ensinar tantos aprendizes, quantos lhe quisesse mandar o Governo.
É curioso notar que apesar de Jacob Haas ter sido contratado pela Marinha, não lhe conhecemos qualquer instrumento náutico, e só existe uma bússola, por ele assinada, com a data de 1803, esta fez parte de uma alidade destinada a trabalhos de topografia.
Devido à incúria de um operário, desenrolou-se um terrível incêndio na Fábrica de Cordoaria mas, milagrosamente, ficou intacto o torreão central e todo o lado oriental do edifício, onde estava instalada a oficina de instrumentos.
Barómetro, pormenor, de Jacob Bernard Haas, 1824, Gabinete de Física Pombalino, Universidade de Coimbra.
Relógio de Sol Universal, 1809, em latão, de 10 cm de diâmetro 18,5 cm de altura.

Máquinas

O pólo museológico, organizado no topo poente da Nave da Cocha, na Cordoaria Nacional, é constituído por um conjunto de máquinas e outros elementos que permitem recrear o ambiente em que se desenvolvia a actividade de manufactura de cabos.
Foi seleccionada diversa maquinaria ali existente como forma de perpetuar a memória da fábrica que durante mais de duzentos anos manteve como actividade principal a manufactura de cordame. ´

Máquinas

No interesse da conservação/reabilitação do edifício, foram celebrados protocolos entre a Marinha e a Câmara Municipal de Lisboa com vista a preservar o património histórico do Edifício da Cordoaria, nos seus múltiplos aspectos e ser simultaneamente sujeito a um processo de revitalização social e funcional, nomeadamente para a realização de manifestações culturais de natureza diversa.

 

English information about this monument

Boa sorte! Good luck!

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

914 Logged Visits

Found it 809     Didn't find it 32     Write note 28     Archive 1     Needs Archived 2     Temporarily Disable Listing 11     Enable Listing 10     Publish Listing 1     Needs Maintenance 11     Owner Maintenance 6     Update Coordinates 1     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 77 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.