Traditional Geocache

Poço do Inferno

A cache by clcortez Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 4/29/2007
In Guarda, Portugal
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Bem-vindo(a) a esta cache que o(a) leva ao Poço do Inferno, lugar de uma grande beleza no Parque Natural da Serra da Estrela.

Este local é, de há longa, data um dos ex-libris da Serra da Estrela. Uma sucessão de cascatas com vários metros de altura que se devem às variações de litologia dos locais atravessados pela ribeira de Leandres. O curso de água, que corre em rochas graníticas, encontra uma barreira natural resistente de rochas endurecidas pelo metamorfismo de contacto, despenhando-se após o seu atravessamento. Na linha de água, junto à cascata, é visível o contacto do granito porfiróide com uma rocha negra muito dura e de aspecto compacto designada por corneana. Esta rocha forma-se pela recristalização dos minerais de xisto e grauvaques, por acção do calor dos magmas graníticos que neles se instalaram à 300 milhões de anos. A transformação das rochas por este processo tem o nome de metamorfismo de contacto. A sua maior resistência à erosão origina relevos de aspecto agreste, com picos escarpados, bem visíveis do miradouro na curva da estrada, logo a seguir à cascata.

 

    

 

Para chegar ao Poço do Inferno deverá em Manteigas virar à esquerda assim que sai da localidade em direcção a Piornos. Irá atravessar a Mata dos Carvalhais, passando pelo miradouro e depois de uma sucessão de curvas ao fim de vários quilómetros de uma estrada estreita chega a este local. Em alternativa se tiver uma viatura 4x4 poderá descer por Piornos e pouco depois entrar no caminho florestal que atravessa o planalto até ao Poço do inferno, ou ainda se vier de Sudeste pode ir em direção a Verdelhos e aí seguir pelo caminho florestal que passa no Poço do Inferno. Em qualquer dos casos não deixe de reparar como os recentes incêndios contribuíram para a erosão e destruição do coberto florestal típico desta serra.

Este local é rodeado essencialmente por árvores caducifólias (bétulas, carvalhos, castanheiros) formando um bosque húmido e de características únicas para aqui encontrar algumas espécies endémicas. Leve a máquina fotográfica e não perca os inúmeros motivos para fotografar.

Aproveite para levar o pic-nic e relaxar junto à cascata. Não deixe de visitar o miradouro um pouco mais à frente e daí admirar como foi escavado este leito.

 

A Cache

A cache está escondida por cima do acesso à cascata, é preciso trepar uns 5 metros para lá chegar. É preciso alguma destreza e experiência em escalada, e principalmente não ter medo de alturas! Especial atenção se as rochas estiverem húmidas. Para a encontrar basta "destapá-la". Deixe-a EXACTAMENTE como a encontrou!

Quando for fazer a cache deixe as crianças cá em baixo e atenção redobrada pois o local chama a atenção dos muggles. Escolhi este local pois é dali que se consegue o melhor spot para fotografar a cascata.

É uma cache de tamanho regular que contém uma stashnote, logbook e prendas para troca.

A cache é um recipiente com cerca de 20x25x10cm.

                  Ah, e não se esqueça nunca: "Cache in, Trash out!"

                         English

                         For an english translation please use the link follow or send me an e-mail and I'll be glad to send it to you .

   Português (versão original) ¤ menu > início :: Poço do Inferno

translate / traduire:    English   Français   


Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites http://www.geocaching-pt.net/,
GeoPorStats
e os mapas com a localização das caches portuguesas

Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit http://www.geocaching-pt.net/,
GeoPorStats and the maps with the location of the portuguese caches

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

362 Logged Visits

Found it 314     Didn't find it 34     Write note 11     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 176 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 5/16/2017 11:09:56 AM Pacific Daylight Time (6:09 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum