Skip to Content

<

Capela de Santa Marta [Benquerença]

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/28/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Capela de Santa Marta




Esta cache encontra-se perto do topo da Serra de Santa Marta, a mais de 800 metros de altitude. Desta serra tem-se uma bonita vista da região da Cova da Beira e podem-se também apreciar os vários moinhos de vento instalados recentemente na zona.

A lenda
“No ponto mais elevado da Serra de Santa Marta, de onde se desfruta um vastíssimo e encantador panorama formado pelas terras do concelho de Penamacor e parte dos concelhos do Fundão e Covilhã, ali, diz o nosso povo, apareceu em tempos já remotíssimos, uma pequena imagem de Nossa Senhora, com palmo e meio de altura, se tanto, em pedra, abrigada por uma pequena choça feita de estevas, giestas e outros arbustos maninhos. O Dr Jaime Lopes Dias diz-nos na sua Etnografia da Beira “que o povo afirma na tradição de alguns séculos, é que um desassiado, condoído do estado de abandono a que a imagem fora dotada, foi juntando pedras para uma capelinha, e que construiu e onde a recolheu”. “Tempos antigos – continua o autor da Etnografia da Beira – em que os matagais das terras a tornavam acessível, tempos de feras que por vezes investiam contra os povos povoados, jamais o pobre louco protector da imagem, sofre qualquer dano.” Naquelas paragens não havia pedras e o pobre louco teve de ir buscá-las a grande distância da serra, sem que os lobos o atacassem. A faina do carreto da pedra durou dezenas de dias, tendo o devoto de Nossa Senhora subido, milhares de vezes, a íngreme vertente da serra. Foi à custa de sacrifícios que ele construiu a capelinha, que, por muitos anos e até séculos, deviam albergar a imagem da Virgem. Os séculos passaram, e um dia, quatro pastores, mais selvagens que as próprias feras do tempo em que a capela fora construída, destruíram a ermidinha e no mesmo momento, a imagem. O povo, porém, indignado pelo sacrilégio dos pastores, obrigou os destruidores ao pagamento de quatro libras, para que a nova capelinha fosse edificada e nova imagem, pequenina de palmo e meio como a primitiva, fosse adquirida. E a ermida lá se ergue e a imagem de Nossa Senhora ali é venerada, sob a invocação de Senhora de Santa Marta. Como este Santuário se ergue no ponto culminante da íngreme serra, só os pastores e devotos muito dedicados, a quem Nossa Senhora fizera algum favor, vão visitar a ermida. Mas o viajante ao passar no sopé da montanha, nunca se esquece de se descobrir e de rezar à Mãe de Jesus. Entre os habitantes de Benquerença e Meimoa, existe a superstição de que, quando se implora a protecção de Nossa Senhora de Santa Marta para alguém, se deve varre a capelinha, com a camisa da pessoa por que se pediu, depois de rezar algumas orações.”

Texto retirado do livro "O Concelho de Penamacor na história, na tradição e na lenda", de José Manuel Landeiro

A situação actual
Esta capela ainda faz parte da crença popular na Benquerença, e ainda vivem pessoas que se lembram de ir ao topo da serra em procissão até à Santa (disse-nos uma senhora com os seus oitenta e tal anos que, quando era nova, num ano de muita seca e consequente fome foram até lá e choveu logo). No entanto há muito que não se fazem procissões e a santa está guardada na Capela da Senhora da Quebrada, estando o nicho do topo da Serra abandonado.

A cache

A cache está situada junto à capela um pouco mais à frente em relação ao alto da serra (onde existe um posto de vígia e vale a pena parar para apreciar a vista.
Para lá chegar encontre o caminho junto à escola de Benqurença (Waypoint Caminho) e siga sempre em frente pelo mesmo.
Embora no início tenha alguns buracos, à medida que se avança vai ficando em melhores condições até ao alto da serra. Se tiver um veículo TT chegará lá facilmente mas se tiver um carro normal poderá ter que parar o carro a certo ponto do caminho (dependendo do amor ao carro) e subir uma parte da serra a pé.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

64 Logged Visits

Found it 57     Didn't find it 3     Write note 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 38 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.