Skip to content

Igreja de Sta Clara - TP30 [Santarém] Traditional Cache

This cache has been archived.

touperdido: Optei por colocar a cache dentro da igreja, porque o local (atras da igreja) onde estava era um local de putaria. Agora recebi um mail do revisor SuperFM a pedir para colocar a cache no local original, como não quero, prefiro arquivar a cache.

Rui Duque

More
Hidden : 05/25/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


ATENÇÃO AOS HORÁRIOS:

De quarta a domingo, das 9.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h Encerra à Segunda-feira, Terça-Feira e feriados. Aberto ao Feriado Municipal - 19 de MarçoEntrada gratuita



Definição de "Arquitectura Gótica"

A arquitectura gótica não é um momento de ruptura drástica com os ideais anteriores, mas antes uma assimilação de alguns elementos independentes de diferentes fontes, metamorfoseada com o novo conceito de interpretação da arte religiosa. Os primeiros indícios surgem na Normandia do século XI com a era de construção monástica incentivada pela Ordem de Cluny. Mas já neste momento se aglomeram diversas influências posteriores que vão ser cruciais à tipologia da catedral gótica: as arquivoltas e a abóbada de arestas de origem lombarda e franca; a planta basilical modificada composta por três naves, transepto e três ábsides de influência carolíngia.

Facto decisivo para a originalidade construtiva é o avanço técnico nas mãos das corporações de construtores, grupos formados pelos antigos mestres anónimos ao serviço das construções monásticas, que se movem livremente de obra para obra e impulsionam a técnica do arcobotante, elemento que vai suportar a impulsão da abóbada no exterior da catedral e vai libertar as paredes do esforço, tornando-as mais esbeltas e transmitindo uma ilusão de leveza no interior pela acentuação de verticalidade. Várias componentes adicionais, como as duas torres ocidentais, o sistema interior de divisão vertical em três áreas (arcada, trifório e clerestório – zona dos grandes vitrais), as colunas esguias, os arcos quebrados, a profusão de pináculos e diversos elementos decorativos vão formar uma tipologia maleável de grandes dimensões, que não obedece a um padrão pré-definido de número de partes e que varia de caso a caso (ver a título de exemplo a Catedral de Notre-Dame em Paris). A decoração interna e externa dos edifícios é bastante complexa e também um dos factores mais importantes. A geometrização vai dominar e consequentemente encontra-se uma multiplicidade de elementos compostos por círculos e arcos nos lavores de pedra (traceria) em remates de vitrais, arcos e gabletes. Estes ornamentos estão principalmente ligados à estilização de flora, identificando-se também referências ao universo humano e animal. Informação retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico



Breve descrição da Igreja de Sta Clara

A Igreja de Sta. Clara é templo de raiz gótica, fundado por D. Afonso III. Sofreu bastantes alterações e destruições. Foi reconstruído no nosso século. Possui três naves com sete tramos. Cantarias, rosácea (restaurada), motivos escultórios e arca tumular renascença são os elementos mais significativos.

Cache

Para a colocação desta 2ª versão pedi autorização para a colocação da cache dentro da igreja, pelo que para que possam disfrutar de todos os pormenores do seu interior e ao mesmo tempo não causar transtorno para a Sra. (muito simpática) que toma conta do local, peço que sejam discretos e atenciosos na sua visita.
A coordenada leva-vos à entrada da igreja, lá dentro procurem na capela da esquerda.



ATENÇÃO AOS HORÁRIOS:

De Terça a Sábado: 9:30h às 12:30h / 14:00h às 17:50h
Domingo: 14:00h às 17:50h
Fechada nos feriados
Entrada gratuita


Additional Hints (No hints available.)