TP33 - Verdes são os campos... [Mixões]
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.
Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.
Gados que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendereis;
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.
Luís de Camões
Breve Introdução sobre Mixões
Mixões é uma aldeia da freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde. É um local parado no tempo, sendo que a sua principal actividade é agricultura e a pastorícia. Quem entra na aldeia reconhece os primeiros sinais de um ambiente rural, a típica calçada, os vários coretos ainda em pedra, um pequeno lago com uma figura religiosa, o Santuário e a figura de Santo António no alto. A gente da aldeia é simpática e acolhedora (ainda o ano passado pedi para ficar a dormir no telheiro da confraria) e em alguns casos desconfiada, como é normal neste meios. Para saberem mais sobre a aldeia ou sobre o santuário, falem com a senhora do único café da aldeia, que é muito simpática e prestável.
Curiosidade de Mixões
No domingo anterior ao 13 de Junho, dia de S. António, manda a tradição que quem tem gado bovino e cavalar suba a montanha manhã cedo para a “bênção dos animais” em S. António de Mixões da Serra, Vila Verde. O ritual, único no país, é cumprido por centenas de criadores de gado e agricultores, oriundos de vários concelhos minhotos.
Os devotos concentram-se em frente ao Santuário, com os animais devidamente alinhados, para interceder protecção a Santo António. No final da missa, o sacerdote, de alva e estola, canta a oração da bênção, implorando para os quadrúpedes a protecção de Deus e de Santo António, percorrendo de seguida o recinto para aspergir as bestas com água benta.
O ritual termina com uma procissão em honra de Santo António, na qual alinham cavaleiros, confrarias, criadores de gado, sacerdotes, o andor de Santo António, autoridades convidadas, cantores litúrgicos e músicos da banda filarmónica convidada.
De acordo com os estatutos da Confraria de Santo António de Mixões da Serra, a “bênção dos animais” é um ritual que data, pelo menos, de 1680. A sua origem é associada à peste que na Idade Média dizimava milhares de animais e pessoas. Ao ver cavalos, vacas e outros animais morrer nas montanhas, as populações desta zona juntavam-se e pediam protecção a Santo António, prometendo construir uma capela e fazer uma festa em sua honra caso a peste desaparecesse. Como a peste passou, os agricultores puseram mãos-à-obra e ergueram um pequeno templo no espaço onde actualmente se alinham os animais.
Com o decorrer dos tempos, a capela foi-se tornando pequena para acolher os fiéis e acabou por ser destruída, surgindo um pouco à frente o santuário actual, datado de 1953.
Localização
Para chegarem á localização da cache devem seguir em direcção a Braga, aí seguem a direcção de Vila Verde. Passam a avenida principal do centro de Vila Verde em direcção a Portela de Vade. Entre Vila Verde e Portela de Vade têm um caminho sempre a subir cheio de curva-contra-curva. Passam a Portela de Vade e têm um corte á direita com umas placas a dizerem: Aboim da Nobrega, Mixões da Serra e Gondomar (N 41º 43.556 W 8º 24.889), cortem para aí. Seguem sempre em frente até um cruzamento que tem um café chamado "Ponto de Encontro". Logo a seguir ao café cortem à direita em direcção às coordenadas de estacionamento.
Cache
EVITEM esta cache nos dias 10, 12 e 13 de Junho, porque são dias de festa e vai ser muito difícil não dar nas vistas. PRECISAM de frontal e de não terem uma pança maior que a minha.. lol POR FAVOR sejam discretos na procura.
Mantenham o espírito aberto para encontrarem lagartos de 40cm e campos verdes até onde a vista alcança....
Additional Hints
(Decrypt)
Qronvkb qb Fgb Nagóavb, byunaqb cnen n úavpn serpun qr yhm rz pvzn