CONVENTO S. FRANCISCO
(VIANA DO CASTELO)

O CONVENTO:
Implantado na encosta do Monte de Santa Luzia, o Convento de São Francisco de Viana foi fundado em finais do século XIV, sendo a primeira casa conventual edificada na vila da foz do Lima.
Mantendo da edificação original a estrutura da capela-mor, o convento foi totalmente remodelado em 1554, numa obra custeada por Gonçalo Parreira Vilas Boas, fidalgo da Areosa. Desta campanha de gosto renascentista subsistem alguns portais e o claustro de ordem jónica, dividido em dois pisos com quatro alas. À volta deste claustro quinhentista foi organizado o complexo conventual, embora subsistam poucos elementos da estrutura então edificada. Em 1590 a igreja primitiva foi totalmente remodelada, sendo então edificado o coro-alto. No entanto, no ano de 1612 o Convento de São Francisco ficava reduzido a oratório, uma vez que foi construído no centro da vila o Convento dos Capuchos, para onde transitaram a maior parte dos frades até então residentes no Monte.
Entre 1751 e 1759 eram remodelados alguns elementos do conjunto conventual, a expensas de Sebastião Pinto Sotto Maior, padroeiro de São Francisco. Desta grande obra subsistem o portal principal do templo, a portaria, alguns espaços conventuais e uma pequena capela, de planta quadrada, situada numa das alas do convento. Até ao primeiro quartel do século XIX, o convento foi sendo objecto de sucessivas obras de remodelação. Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, o convento foi comprado em hasta pública pelo Visconde de Carreira, que constituiu no espaço da cerca uma exploração agrícola.
A partir da década de 60 do século XX o espaço conventual entrou em progressivo estado de degradação, e em 1987 o seu último proprietário, Rui Feijó, doou-o à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo. Actualmente o Convento de São Francisco apresenta-se num lamentável estado de ruína e abandono, embora tenham sido feitos esforços para a sua recuperação. No ano de 2001 o espaço foi comprado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para ali instalar dependências administrativas.
Texto retirado do site do IPPAR
A CACHE:
A cache encontra-se muito perto do convento (na parte de trás deste). Como de momento o Convento encontra-se vedado e em fase de manutenção decidimos não colocar a cache no edificio em si, aí sim, seria de facto o local ideal. Em todo o caso não deixem de apreciar este monumento, para isso basta circundar e encontrar as entradas alternativas. Vejam os WP para melhor orientação.
Atenção aos muggles, de vez em quando o Convento é visitado para outros fins. Estejam sempre alerta para não serem vistos.
Tenham também atenção aos perigos que por lá podem encontrar, tais como: grutas, buracos, pedras em risco de queda, etc..
PERCURSO:
Não é dificil de chegar ao local. Para quem vem do sul pode apanhar a A28/IC1 e sair em Viana do Castelo.
Basta depois seguir em direcçao ao WP1. Aqui vai ter de deixar a viatura e seguir a pé pelo caminho do WP2 até ao Convento.
WP2
WAYPOINTS:
- WP1: N41º42.792 W008º49.447 - Local para deixarem a viatura
- WP2: N41º42.841 W008º49.460 - Portao de entrada para se dirigirem ao convento