Skip to content

Casas de Pedra [Alvados] Traditional Geocache

This cache has been archived.

touperdido: Como já seria de esperar, nem toda a gente tem cuidado com o património e a força de encontrar a cache não encontra obstáculos. O objectivo principal de mostrar uma parte do património de Alvados foi conseguido por isso e não havendo condições para colocar a cache noutro local, esta cache fica arquivada.

Rui Duque

More
Hidden : 01/12/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Esta cache está inserida no Percurso Pedestre do Castelejo e foi criada para o evento "Nem que chova".
Pretende chamar à atenção para a arquitectura tradicional muito presente na povoação de Alvados. Para melhor conhecerem todas as particularidade sugiro uma visita a pé pelo interior da povoação, nomeadamente na parte mais alta, onde estão as melhores representações de como se vivia antigamente.


É importante reparar que a grande maioria das casas possuem uma divisão na parte mais baixa da casa com o intuito de guardar o gado, que por outro lado também servia para aquecer as casas. Uma grande maioria possui também uma eira, muito importante para a desfolha do milho, daí a expressão: "não tem eira nem beira" ser normalmente utilizada para alguém que está numa má situação.


Um outro pormenor é a existência de poços ou cisternas junto às casas com o intuito de manter a água à superfície já que nesta zona (maciço calcário estremenho) existem muitas grutas e algares por onde passa a água, proveniente das chuvas.
Entendo que podessem existir outros locais com pormenores mais salientes da arquitectura tradicional para colocar a cache mas por forma a não desasossegar a simpática população preferi colocar a cache num local mais recatado, pelo que como disse, aconselho uma visita a pé ao interior de Alvados.
O local onde está a cache é bastante óbvio por isso é evitado destruir a parede, na dúvida consultem o spoiler. Contem com um erro de cerca de 4 metros.

Additional Hints (No hints available.)